Consolidação da memória motora em atletas e sedentários

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Tiago, 1979-
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/1033
Resumo: Tese de mestrado em Neurociências, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009
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spelling Consolidação da memória motora em atletas e sedentáriosMemóriaCérebroDesempenho atléticoDesempenho psicomotorAprendizagemTeses de mestrado - 2009Tese de mestrado em Neurociências, apresentada à Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, 2009Nos últimos anos têm sido desenvolvidos estudos que tentam compreender a consolidação da memória motora e encontrar um modelo para os processos que ocorrem a nível cerebral. Os estudos efectuados limitam-se a utilizar paradigmas experimentais únicos e isolados, impossibilitando a comparação entre tarefas. Além disso, a utilização da mesma população limita a extrapolação dos resultados para variáveis além das tarefas motoras, como é o caso da actividade física intensa e durante vários anos. Assim, o estudo realizado compara a capacidade de consolidação da memória motora em atletas e em sedentários, através de cinco provas: Digital Tapping Task; Reaction Time Task; Circuito Eléctrico; Pouring Task e Equilíbrio. Em ambos os grupos (Atletas de ginástica e Sedentários) verificaram-se melhorias significativas de desempenho nas medições efectuadas 24 horas após a aprendizagem e sem treino adicional nos testes de digital tapping task, reaction time task e pouring task. No entanto os atletas revelaram uma maior capacidade para consolidar a memória motora nos testes que envolviam sequências motoras (digital tapping task e pouring task). Este facto foi explicado pela constante solicitação diária que os atletas têm a nível de construção, consolidação e evocação de sequências motoras durante os treinos de ginástica. Em ambos os grupos, apesar de apresentarem uma curva de aprendizagem normal, os testes do circuito eléctrico e do equilíbrio, não revelaram alterações significativas no desempenho quando avaliado 24 horas após a aprendizagem. Isto significa que a consolidação nestas tarefas, ou é efectuada durante o processo de aprendizagem, ou obedece a processos diferentes dos que ocorrem com as tarefas anteriores. Também não se verificaram diferenças significativas entre atletas e sedentários no que diz respeito à aprendizagem e consolidação da memória motora em tempo de reacção, coordenação visuo-motora e equIn the last years the investigations had try to understand motor memory consolidation and try to find a model for brain processes during consolidation process. However, the experimental paradigms are limited and we still cannot generalize what we know about motor memory consolidation for all motors tasks. There are many variables that might influence the process of motor memory consolidation and one might be physical activity, mostly if were made with high frequency and intensity. This study compares the consolidation of motor memory capacity in athletes and sedentary people through five different tests: Digital Tapping Test; Reaction Time Task; Electric Circuit; Pouring Task and Balance. In both groups (athletes of gymnastics and sedentary) there were an improvement on motor skills when measured 24 hours after the learning trials with out adicional training on digital tapping task, reaction time task and pouring task. Athletes show a better performance on the skills with motor sequences (digital tapping task and pouring task) when it was measured 24 hours after learning. This fact might be explained with the intense and daily brain activation that athletes have during their trainings. This expecific brain activation is due to learning, consolidation and recall of motor sequences. We found no differences between this two groups in the recall tests 24 hours after learning at reaction time, electric circuit and balance. Balance test did not show any improvements when measured 24 hours after learning in athletes and sedentary. The motor memory consolidation process is not the same for different tasks and there are external factors that might influence it, like chronic physical activity and continuous brain activation through physical activity and exercise. Physical activity might have long term benefits with in motor memory consolidation process and learning.Caldas, Alexandre de Castro, 1948-Repositório da Universidade de LisboaPereira, Tiago, 1979-2010-07-22T08:48:05Z20092009-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdftext/xmlhttp://hdl.handle.net/10451/1033porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:40:15Zoai:repositorio.ul.pt:10451/1033Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:27:44.348569Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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