O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carqueijeiro, Ana Filipa Rebeca Martins
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/7743
Resumo: Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
id RCAP_249d3404bed9501a47ff2bb4e5530c41
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7743
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retençãoRetenção escolarPerspetivas de tempo futuroNecessidades psicológicas básicasIndecisão vocacionalEnsino básicoEnsino secundárioSchool failureFuture time perspectiveBasic psychological needsVocacional indecisionHigh schoolMiddleschoolDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::PsicologiaDissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.A retenção escolar demonstrou ter efeitos nocivos a curto prazo para os indivíduos que a experienciam, nomeadamente na escola e a nível pessoal, mas também a longo prazo nomeadamente a nível de oportunidades de carreira e de prosseguimento de estudos e do bem-estar dos indivíduos. O presente estudo teve como primeiro objetivo analisar os possíveis efeitos da retenção escolar nas perspetivas de tempo futuro, na satisfação das necessidades psicológicas básicas e na indecisão vocacional. O segundo objetivo pretendeu verificar qual a relação das variáveis em estudos, procurando compreender quais prediziam significativamente a indecisão vocacional. O terceiro e último objetivo procurou analisar as características psicométricas de um dos instrumentos utilizados, o Future Time Perspective Questionnaire de Peetsma (1992). Participaram no estudo 407 alunos com e sem experiência de retenção escolar a frequentar o 9º, 10º, 11º e 12º anos de escolaridade em três agrupamentos e uma escola secundária da rede pública na zona da Grande Lisboa, através da resposta a um questionário. Os resultados demonstram que a retenção escolar afeta a projeção no futuro dos indivíduos, afeta a satisfação da necessidade de competência, porém não contribui significativamente para a indecisão vocacional, ainda que o fator com maior peso para a indecisão de alunos retidos seja o desinvestimento escolar. Verificou-se que a idade e perspetivas mais positivas na escola e carreira a curto prazo, estão relacionadas com menores níveis de indecisão. Verificou-se também que frustração das necessidades psicológicas básicas de competência e de autonomia, bem como perspetivas menos positivas no domínio tempo livre a curto prazo estão relacionados com maiores níveis de indecisão. Por fim, verificou-se que perspetivas positivas no domínio escola e carreira a longo prazo estão relacionadas com menores níveis de indecisão. São discutidos possíveis motivos para os resultados obtidos e são apresentadas implicações práticas do estudo, bem como algumas limitações.School failure has been demonstrated to have negative effects on individuals not only on the short term, namely on a school and personal level, but also on the long term, especially in career opportunities, continuation of studies and the individuals’ well-being. This study’s first objective was to analyse possible effects of school failure on future time perspective, the satisfaction of the basic psychological needs, as well as on vocational indecision. Secondly, to verify the relation between de variables present in the study, looking to understand which could significantly predict vocational indecision. The third and last aim was to analyse the psychometric properties of one of the instruments used, the Future Time Perspective Questionnaire by Peetsma (1992). 407 students participated in the study, with and without the experience of school failure, frequenting the 9th, 10th, 11th, and 12th school years in three public school groupings as well as a public secondary school in the Lisbon area, by answering a questionnaire. The results show that school failure affects the extension of the individuals’ projection into the future, affects the satisfaction of the competence need, but it did not contribute significantly to vocational indecision, even though the highest weighting factor for student indecision is school divestment. It was also verified that age and more positive short-term school and career perspectives are linked with lower levels of indecision. It was also shown that frustrations in the competence and autonomy basic psychological needs, as well as less positive perspectives in short-term leisure time are related to higher levels of indecision. Finally, positive perspectives on the long-term school and career domain are found to be linked to lower levels of indecision. Possible motives for the obtained results will be discussed and practical implications from the study will be presented, as well as some limitations.Peixoto, FranciscoRepositório do ISPACarqueijeiro, Ana Filipa Rebeca Martins2020-09-18T10:58:20Z2020-07-30T00:00:00Z2020-07-30T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/7743202510948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:29Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/7743Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:25:35.626238Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
title O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
spellingShingle O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
Carqueijeiro, Ana Filipa Rebeca Martins
Retenção escolar
Perspetivas de tempo futuro
Necessidades psicológicas básicas
Indecisão vocacional
Ensino básico
Ensino secundário
School failure
Future time perspective
Basic psychological needs
Vocacional indecision
High school
Middleschool
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
title_short O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
title_full O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
title_fullStr O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
title_full_unstemmed O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
title_sort O futuro académico, profissional, pessoal e o bem-estar de alunos do 9º ano e ensino secundário com e sem experiência de retenção
author Carqueijeiro, Ana Filipa Rebeca Martins
author_facet Carqueijeiro, Ana Filipa Rebeca Martins
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Peixoto, Francisco
Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Carqueijeiro, Ana Filipa Rebeca Martins
dc.subject.por.fl_str_mv Retenção escolar
Perspetivas de tempo futuro
Necessidades psicológicas básicas
Indecisão vocacional
Ensino básico
Ensino secundário
School failure
Future time perspective
Basic psychological needs
Vocacional indecision
High school
Middleschool
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
topic Retenção escolar
Perspetivas de tempo futuro
Necessidades psicológicas básicas
Indecisão vocacional
Ensino básico
Ensino secundário
School failure
Future time perspective
Basic psychological needs
Vocacional indecision
High school
Middleschool
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Psicologia
description Dissertação de Mestrado apresentada no ISPA- Instituto Universitário para a obtenção de grau de Mestre na especialidade de Psicologia Educacional.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-09-18T10:58:20Z
2020-07-30T00:00:00Z
2020-07-30T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/7743
202510948
url http://hdl.handle.net/10400.12/7743
identifier_str_mv 202510948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130118606553088