Contributo dos novos media para a promoção de causas sociais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Coutinho, Sandra Cristina Ferreira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/19162
Resumo: Inserida no estudo do fenómeno dos novos media, enquanto agentes mobilizadores de massas, esta proposta visa compreender o potencial dos novos media para a promoção de causas sociais e mobilização de apoiantes. Esta investigação, baseada em estudos de casos, analisa a presença online nos novos media de seis campanhas de promoção de causas sociais, detalhando depois três delas mediante aplicação de inquéritos por questionário autoadministrados aos seguidores e gestores destas, por forma a inferir qual a melhor estratégia infocomunicacional a aplicar no contexto de promoção e divulgação de causas. Concluiu-se que os seguidores ajudam porque são realmente sensíveis aos problemas dos outros, gostam de saber para onde é canalizada a ajuda e qual a rotina da pessoa ajudada, sentindose assim parte integrante do processo de recuperação/cura. Por outro lado, descobrimos que os gestores são pessoas próximas do visado, sem experiência na área da gestão de redes sociais, mas que vêm nestas a oportunidade de agir rápido, com alcance e a um custo reduzido.
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