Processo de criação na gravura digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10284/4687 |
Resumo: | Este texto narra a construção de gravuras digitais com estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade a distância da Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de goiás- -Brasil. A proposta pedagógica de investir na gravura digital configurou-se como meio relevante na articulação entre: as tecnologias computacionais, as mídias contemporâneas e os processos tradicionais de trabalhar a gravura. A orientação metodológica foi embasada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação, incentivando experimentações e apropriações de meios digitais no processo de criação da gravura. A proposta resultou na realização de uma exposição das gravuras produzidas pelos estudantes. O objetivo da exposição foi dar visibilidade à investigação de processos criativos para a gravura digital, embasada na hibridação de técnicas diversas utilizadas no processo. |
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Processo de criação na gravura digitalArtes VisuaisGravura DigitalMídias ContemporâneasVisual ArtsDigital PintContemporary MediaEste texto narra a construção de gravuras digitais com estudantes do curso de Licenciatura em Artes Visuais, modalidade a distância da Faculdade de Artes Visuais na Universidade Federal de goiás- -Brasil. A proposta pedagógica de investir na gravura digital configurou-se como meio relevante na articulação entre: as tecnologias computacionais, as mídias contemporâneas e os processos tradicionais de trabalhar a gravura. A orientação metodológica foi embasada na Abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, aliada às Tecnologias de Informação e Comunicação, incentivando experimentações e apropriações de meios digitais no processo de criação da gravura. A proposta resultou na realização de uma exposição das gravuras produzidas pelos estudantes. O objetivo da exposição foi dar visibilidade à investigação de processos criativos para a gravura digital, embasada na hibridação de técnicas diversas utilizadas no processo.This text describes the construction of digital prints with students of the on-line course Visual Arts Licensure, at the Visual Arts Faculty of the Federal University of goiás - Brazil. In this context the conceptual proposal of teaching-learning digital engraving configured as half relevant articulation between: computational technologies, contemporary media and the traditional processes of engraving work. The methodological approach was based on Triangular proposal, combined with information and communication technologies, in trials and appropriations of digital media by students, in the process of creation of engraving. The proposal resulted in the holding of an exhibition of engravings produced by students. The aim of the exhibition was to give visibility to the research of creative processes for digital engraving, based on hybridization of various techniques used in the process.Edições Universidade Fernando PessoaRepositório Institucional da Universidade Fernando PessoaGuimarães, Leda Maria de BarrosRosa, Maria de Fatima França2015-03-20T21:53:09Z2014-01-01T00:00:00Z2014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10284/4687porCibertextualidades. Porto. ISSN 1646-4435. 6 (2014) 93-108.1646-4435info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-06T02:04:02Zoai:bdigital.ufp.pt:10284/4687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:41:31.773559Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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