Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueiro, Pedro
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/4326
Resumo: O objectivo deste trabalho consiste em estudar a influência do comportamento real das ligações em pórticos de travessas inclinadas. Todo o trabalho desenvolvido assenta na elaboração de análises: (i) elástica de 1.ª ordem, (ii) linear de estabilidade (cargas críticas), (iii) elástica de 2.ª ordem, (iv) elasto-plástica de 1.ª ordem e (v) elasto-plástica de 2.ª ordem, aplicadas a pórticos metálicos de travessas inclinadas. A estratégia seguida baseia-se no estudo do comportamento de pórticos metálicos, simulando a rigidez das ligações, através de uma lei de comportamento bi-linear. A rigidez atribuída a cada uma das ligações é alterada ao longo de cada análise, consoante se trate de uma ligação rotulada, semi-rígida ou rígida. Aplicam-se todas as análises, depois de devidamente calibradas, a um pórtico base (PB), apresentando-se logo de seguida os resultados de um estudo paramétrico mais abrangente, quer em gama estrutural quer em estados limites considerados. Depois, comparam-se os resultados alcançados através de métodos aproximados com os resultados obtidos através do programa de cálculo automático LUSAS [1], na determinação de cargas críticas e na determinação dos esforços de 2.ª ordem, procurando aqui avaliar algumas considerações presentes no Eurocódigo 3 (EC3) [2], relativamente aos intervalos que obrigam à consideração, ou não, dos efeitos de 2.ª ordem. Por último, apresenta-se a validação da análise dinâmica, finalizando o trabalho com as conclusões finais e os desenvolvimentos futuros.
id RCAP_24a26727711954e02288fad1e04ac6ec
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4326
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadasEstruturasMetálicasO objectivo deste trabalho consiste em estudar a influência do comportamento real das ligações em pórticos de travessas inclinadas. Todo o trabalho desenvolvido assenta na elaboração de análises: (i) elástica de 1.ª ordem, (ii) linear de estabilidade (cargas críticas), (iii) elástica de 2.ª ordem, (iv) elasto-plástica de 1.ª ordem e (v) elasto-plástica de 2.ª ordem, aplicadas a pórticos metálicos de travessas inclinadas. A estratégia seguida baseia-se no estudo do comportamento de pórticos metálicos, simulando a rigidez das ligações, através de uma lei de comportamento bi-linear. A rigidez atribuída a cada uma das ligações é alterada ao longo de cada análise, consoante se trate de uma ligação rotulada, semi-rígida ou rígida. Aplicam-se todas as análises, depois de devidamente calibradas, a um pórtico base (PB), apresentando-se logo de seguida os resultados de um estudo paramétrico mais abrangente, quer em gama estrutural quer em estados limites considerados. Depois, comparam-se os resultados alcançados através de métodos aproximados com os resultados obtidos através do programa de cálculo automático LUSAS [1], na determinação de cargas críticas e na determinação dos esforços de 2.ª ordem, procurando aqui avaliar algumas considerações presentes no Eurocódigo 3 (EC3) [2], relativamente aos intervalos que obrigam à consideração, ou não, dos efeitos de 2.ª ordem. Por último, apresenta-se a validação da análise dinâmica, finalizando o trabalho com as conclusões finais e os desenvolvimentos futuros.Biblioteca Digital do IPBNogueiro, Pedro2011-05-17T09:30:07Z20002000-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/4326porNogueiro, Pedro (2000). Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas. Coimbra: Universidade de Coimbra. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil - Especialização em Estruturas.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-21T10:08:53Zoai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/4326Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:56:18.531676Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas
title Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas
spellingShingle Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas
Nogueiro, Pedro
Estruturas
Metálicas
title_short Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas
title_full Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas
title_fullStr Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas
title_full_unstemmed Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas
title_sort Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas
author Nogueiro, Pedro
author_facet Nogueiro, Pedro
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueiro, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Estruturas
Metálicas
topic Estruturas
Metálicas
description O objectivo deste trabalho consiste em estudar a influência do comportamento real das ligações em pórticos de travessas inclinadas. Todo o trabalho desenvolvido assenta na elaboração de análises: (i) elástica de 1.ª ordem, (ii) linear de estabilidade (cargas críticas), (iii) elástica de 2.ª ordem, (iv) elasto-plástica de 1.ª ordem e (v) elasto-plástica de 2.ª ordem, aplicadas a pórticos metálicos de travessas inclinadas. A estratégia seguida baseia-se no estudo do comportamento de pórticos metálicos, simulando a rigidez das ligações, através de uma lei de comportamento bi-linear. A rigidez atribuída a cada uma das ligações é alterada ao longo de cada análise, consoante se trate de uma ligação rotulada, semi-rígida ou rígida. Aplicam-se todas as análises, depois de devidamente calibradas, a um pórtico base (PB), apresentando-se logo de seguida os resultados de um estudo paramétrico mais abrangente, quer em gama estrutural quer em estados limites considerados. Depois, comparam-se os resultados alcançados através de métodos aproximados com os resultados obtidos através do programa de cálculo automático LUSAS [1], na determinação de cargas críticas e na determinação dos esforços de 2.ª ordem, procurando aqui avaliar algumas considerações presentes no Eurocódigo 3 (EC3) [2], relativamente aos intervalos que obrigam à consideração, ou não, dos efeitos de 2.ª ordem. Por último, apresenta-se a validação da análise dinâmica, finalizando o trabalho com as conclusões finais e os desenvolvimentos futuros.
publishDate 2000
dc.date.none.fl_str_mv 2000
2000-01-01T00:00:00Z
2011-05-17T09:30:07Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/4326
url http://hdl.handle.net/10198/4326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Nogueiro, Pedro (2000). Influência do comportamento real das ligações em pórticos metálicos de travessas inclinadas. Coimbra: Universidade de Coimbra. Dissertação de Mestrado em Engenharia Civil - Especialização em Estruturas.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135171056762880