Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Teles, Rúben Brandão da Silveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/57241
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
id RCAP_24b22ec0cba8142a7a72a7e2142fbdea
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57241
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágioDidatic models in physical education. the theoretical-practical representations of teachers: praticum reportEducação físicaDesportoModelos didáticosProfessoresJogoPhysical educatioeDidactic modelsTeachersSportGameCiências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e SecundárioO presente Relatório de Estágio Profissional é o resultado da Prática de Ensino Supervisionado (PES), concretizado numa escola do distrito de Braga. O relatório é composto por (três) momentos pedagógicos e um momento investigativo. Este último diz respeito ao conhecimento dos Modelos Didáticos na Educação Física: Representações teórico-práticas dos professores. Inicialmente, a escolha deste tema assentou num interesse pessoal, de perceber quais os modelos adotados nas aulas de educação física por parte dos professores. Na análise empírica constatamos que maioritariamente (e tradicionalmente), os modelos estavam assentes no ensino dos gestos técnicos (modelo desportivo da Educação Física), como via de aprender a jogar. Este parece ter sido o importante fator que contribuiu para os comportamentos estereotipados nos alunos o que, muitas vezes, leva à desmotivação e ao próprio afastamento e abandono das práticas de movimento. Apesar do surgimento de novos modelos de ensino da Educação Física, os quais passam pela compreensão, pelo aprender jogando, pela dimensão holística dos movimentos, gestos e comportamentos, onde os alunos são parte ativa, o modelo técnico e estruturado (rígido) parece ainda dominar. É, desta forma, que surge o meu interesse na observação e entrevista dos profissionais desta área, com o intuito de conhecer e perceber quais os modelos didáticos que estão a ser aplicados na atualidade, em algumas das escolas do distrito de Braga. É através deste conhecimento e perceção que pretendo dar a conhecer os vários modelos, as suas respetivas vantagens e desvantagens didáticas na educação física.The present report is part of a professional placement conducted in a school of Braga District inserted on a practice of supervised teaching (i.e., Prática de Ensino Supervisionado (PES)). The subject choice of the current dissertation has its roots in a personal interest in the models adopted in physical education classes by the corresponding professionals. The empirical analysis demonstrated that the majority, and traditionally, used approaches had its basis on the teaching of mechanical movements (i.e., Sportive Model of Physical Education), as promoters of the know-how of the activities. Subsequently, the pupils denoted stereotyped behaviours leading to a lack of motivation, potentially resulting in the drop out of the movement practices. In spite, the emergence of new models of physical education, that incorporate understanding by learning while playing, through the integrated dimension (i.e., holistic) of movements, gestures and behaviours, where the pupils represent an active part, the strict structured technical model yet seems to dominate. Moreover, an interest in observing and interviewing the professionals of this field arose, aiming to understand which didactic models are currently applied in some schools of Braga district, presenting the various models and particular didactics advantages and disadvantages in physical education.Cunha, António CamiloUniversidade do MinhoTeles, Rúben Brandão da Silveira20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/57241por202053156info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:42:31Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/57241Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:39:46.513418Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio
Didatic models in physical education. the theoretical-practical representations of teachers: praticum report
title Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio
spellingShingle Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio
Teles, Rúben Brandão da Silveira
Educação física
Desporto
Modelos didáticos
Professores
Jogo
Physical educatioe
Didactic models
Teachers
Sport
Game
Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio
title_full Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio
title_fullStr Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio
title_full_unstemmed Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio
title_sort Modelos didáticos na educação física: as representações teórico-práticas dos professores: relatório de estágio
author Teles, Rúben Brandão da Silveira
author_facet Teles, Rúben Brandão da Silveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Cunha, António Camilo
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Teles, Rúben Brandão da Silveira
dc.subject.por.fl_str_mv Educação física
Desporto
Modelos didáticos
Professores
Jogo
Physical educatioe
Didactic models
Teachers
Sport
Game
Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Educação física
Desporto
Modelos didáticos
Professores
Jogo
Physical educatioe
Didactic models
Teachers
Sport
Game
Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório de estágio de mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017
2017-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/57241
url http://hdl.handle.net/1822/57241
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 202053156
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132940610830336