“Já ouviste as notícias hoje?”: Influência das normas sociais difundidas pelos media no consumo de álcool dos jovens portugueses

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinho, Rute Susana de Carvalho
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/10423
Resumo: O consumo abusivo de álcool é um problema de saúde pública, devido à sua prevalência, bem como às consequências que possui para o próprio, família e sociedade. Apesar do consumo de álcool ter sofrido uma diminuição na última década, em Portugal os jovens continuam a ser o grupo etário que apresenta uma maior prevalência de padrões de consumo abusivos e prejudiciais. Alguns estudos têm sugerido que, apesar de não serem a principal causa, os media possuem um efeito significativo neste problema, sendo que a Teoria do “Super-Par” defende que as normas sociais difundidas por estes possuem um papel importante nessa influência. Assim, e uma vez que em Portugal este campo ainda não foi muito explorado, o presente estudo procura perceber qual a influência dos media e, mais especificamente, das normas sociais difundidas por estes, no consumo de álcool pelos jovens portugueses. Para tal, foram criadas duas versões de uma notícia de rádio de forma a manipular a norma descritiva relativa à prevalência de consumo abusivo entre os jovens portugueses. Os participantes (n=32) foram expostos aleatoriamente a uma das condições numa plataforma de pesquisas on-line. Os resultados obtidos confirmam as hipóteses colocadas, com os participantes que ouviram a versão que salientava uma elevada prevalência de consumo abusivo a avaliarem mais positivamente e como mais típico o personagem hipotético apresentado com elevados níveis de consumo, bem como a apresentarem uma maior intenção de consumir álcool e em maiores quantidades do que os participantes que ouviram a notícia de baixo consumo.
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