A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Ernesto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/11067/4232
https://doi.org/10.34628/21fe-xe76
Resumo: Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 31 (2005). - p. 85-97
id RCAP_24b91924764e1dc1535e2f8b24ffa498
oai_identifier_str oai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4232
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidadeEducação - Fins e objectivosCidadaniaIntervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 31 (2005). - p. 85-97O meu propósito, neste texto, contextualizar a deriva/dilemas da educação, enquanto um dos campos da Política. Social (sectorizada, fragmentada, burocraticamente administrada) e expressão do Estado Social como garante dos direitos económico-sociais e dos direitos culturais, associados aos direitos cívico-políticos. Nesta perspectiva, importa superar o conceito de educação como instrução (a escola como espaço científico-técnico) através da articulação da formação ético-política com a formação estético-expressiva. Para o efeito, urge semear/construir uma nova cultura na e pela comunidade/sociedade civil para conferir legitimidade ao Estado de direito democrático e civilizar o mercado global. A cidadania participativa recomenda-se e a democracia como habitus quotidiano impõe-se como desígnio da educação (formal, não-formal e informal).2018-09-11T10:43:26Z2018-09-112005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/11067/4232http://hdl.handle.net/11067/4232https://doi.org/10.34628/21fe-xe76porhttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessFernandes, Ernestoreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-04T01:48:18Zoai:repositorio.ulusiada.pt:11067/4232Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:27:05.626869Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
title A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
spellingShingle A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
Fernandes, Ernesto
Educação - Fins e objectivos
Cidadania
title_short A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
title_full A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
title_fullStr A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
title_full_unstemmed A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
title_sort A educação como eixo essencial do desenvolvimento sustentado : a re-invenção da educação pela comunidade
author Fernandes, Ernesto
author_facet Fernandes, Ernesto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fernandes, Ernesto
dc.subject.por.fl_str_mv Educação - Fins e objectivos
Cidadania
topic Educação - Fins e objectivos
Cidadania
description Intervenção social. - ISSN 0874-1611. - N. 31 (2005). - p. 85-97
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2018-09-11T10:43:26Z
2018-09-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/11067/4232
http://hdl.handle.net/11067/4232
https://doi.org/10.34628/21fe-xe76
url http://hdl.handle.net/11067/4232
https://doi.org/10.34628/21fe-xe76
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136751127625728