O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/13166 |
Resumo: | Revista do IHA, N.5 (2008), pp.208-217 |
id |
RCAP_24c0b7b4378fa9659c86d03ca9bef7f7 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:run.unl.pt:10362/13166 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred HitchcockFotografiaPinturaReady-madeRetratoHitchcockRevista do IHA, N.5 (2008), pp.208-217Sempre que se fotografa alguém faz-se retrato. Retrato, precisamente segundo os critérios tradicionais da análise formal: representa-se alguém concreto com fidelidade ao visível. Se a fotografia faz, sempre, mesmo que secundariamente, retrato, isso acontece pela “natureza” do fotográfico: a fotografia é “retrato” do mundo - seu duplo mimético exacto. Não é a Verónica que faz do ícone retrato e, portanto, “verdadeiro” (verum Eikôn)? Não é a fotografia, numa das suas mais antigas e perduráveis ficções, verdadeiramente fundadora, uma verónica da Natureza? Este Mandilion, esta cópia automática do mundo, não é, também, readymade? Apropriação, ficcionalmente sem outra intervenção senão a da escolha.Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT); Direcção-Geral do Livros e das Bibliotecas (DGLB)Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNLRUNLeitão, José António2014-10-01T17:42:49Z20082008-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/13166por1646-1762info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:47:38Zoai:run.unl.pt:10362/13166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:21:00.643123Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock |
title |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock |
spellingShingle |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock Leitão, José António Fotografia Pintura Ready-made Retrato Hitchcock |
title_short |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock |
title_full |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock |
title_fullStr |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock |
title_full_unstemmed |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock |
title_sort |
O fotográfico como retrato e “Readymade” a propósito de Alfred Hitchcock |
author |
Leitão, José António |
author_facet |
Leitão, José António |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RUN |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leitão, José António |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fotografia Pintura Ready-made Retrato Hitchcock |
topic |
Fotografia Pintura Ready-made Retrato Hitchcock |
description |
Revista do IHA, N.5 (2008), pp.208-217 |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008 2008-01-01T00:00:00Z 2014-10-01T17:42:49Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10362/13166 |
url |
http://hdl.handle.net/10362/13166 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1646-1762 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto de História da Arte - Faculdade de Ciências Sociais e Humanas/UNL |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137851031420928 |