Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA., Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBA, Borges, Júnia Lúcio Castro, Jotta, Carlos Augusto Ribeiro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353
Resumo: O presente estudo aplicou técnicas de extração de dados e análise textual em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes da mídia social especializada em turismo TripAdvisor, com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos nove Museus de Arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus que estão distribuídos em cinco estados, sendo eles o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em outros tipos de museus e atrativos culturais qualificados no TripAdvisor ampliando a compreensão acerca da percepção dos visitantes sobre os museus de arte. O banco de dados qualitativo foi analisado com o uso dos softwares livres Iramuteq e o Gephi voltados à análise textual e tratamento dos dados. A partir dos resultados identificou-se que a maioria das avaliações são positivas e que a qualidade dos acervos e os aspectos arquitetônicos das edificações foram os itens mais citados pelos visitantes. 
id RCAP_24c697cd4b219faf2b04291a6c12a617
oai_identifier_str oai:ojs.dosalgarves:article/353
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museusmuseus, avaliações, turismo, visitação, TripAdvisorO presente estudo aplicou técnicas de extração de dados e análise textual em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes da mídia social especializada em turismo TripAdvisor, com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos nove Museus de Arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus que estão distribuídos em cinco estados, sendo eles o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em outros tipos de museus e atrativos culturais qualificados no TripAdvisor ampliando a compreensão acerca da percepção dos visitantes sobre os museus de arte. O banco de dados qualitativo foi analisado com o uso dos softwares livres Iramuteq e o Gephi voltados à análise textual e tratamento dos dados. A partir dos resultados identificou-se que a maioria das avaliações são positivas e que a qualidade dos acervos e os aspectos arquitetônicos das edificações foram os itens mais citados pelos visitantes. Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 66-85Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 66-852182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353/393Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA.Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBABorges, Júnia Lúcio CastroJotta, Carlos Augusto Ribeiro2024-02-10T07:49:58Zoai:ojs.dosalgarves:article/353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:10.744724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
title Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
spellingShingle Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
museus, avaliações, turismo, visitação, TripAdvisor
title_short Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
title_full Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
title_fullStr Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
title_full_unstemmed Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
title_sort Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
author Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
author_facet Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBA
Borges, Júnia Lúcio Castro
Jotta, Carlos Augusto Ribeiro
author_role author
author2 Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBA
Borges, Júnia Lúcio Castro
Jotta, Carlos Augusto Ribeiro
author2_role author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.
Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA.
Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBA
Borges, Júnia Lúcio Castro
Jotta, Carlos Augusto Ribeiro
dc.subject.por.fl_str_mv museus, avaliações, turismo, visitação, TripAdvisor
topic museus, avaliações, turismo, visitação, TripAdvisor
description O presente estudo aplicou técnicas de extração de dados e análise textual em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes da mídia social especializada em turismo TripAdvisor, com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos nove Museus de Arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus que estão distribuídos em cinco estados, sendo eles o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em outros tipos de museus e atrativos culturais qualificados no TripAdvisor ampliando a compreensão acerca da percepção dos visitantes sobre os museus de arte. O banco de dados qualitativo foi analisado com o uso dos softwares livres Iramuteq e o Gephi voltados à análise textual e tratamento dos dados. A partir dos resultados identificou-se que a maioria das avaliações são positivas e que a qualidade dos acervos e os aspectos arquitetônicos das edificações foram os itens mais citados pelos visitantes. 
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-10-31
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353
url https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353/393
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
publisher.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal
dc.source.none.fl_str_mv Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 66-85
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 66-85
2182-5580
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137067026874368