Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353 |
Resumo: | O presente estudo aplicou técnicas de extração de dados e análise textual em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes da mídia social especializada em turismo TripAdvisor, com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos nove Museus de Arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus que estão distribuídos em cinco estados, sendo eles o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em outros tipos de museus e atrativos culturais qualificados no TripAdvisor ampliando a compreensão acerca da percepção dos visitantes sobre os museus de arte. O banco de dados qualitativo foi analisado com o uso dos softwares livres Iramuteq e o Gephi voltados à análise textual e tratamento dos dados. A partir dos resultados identificou-se que a maioria das avaliações são positivas e que a qualidade dos acervos e os aspectos arquitetônicos das edificações foram os itens mais citados pelos visitantes. |
id |
RCAP_24c697cd4b219faf2b04291a6c12a617 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.dosalgarves:article/353 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museusmuseus, avaliações, turismo, visitação, TripAdvisorO presente estudo aplicou técnicas de extração de dados e análise textual em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes da mídia social especializada em turismo TripAdvisor, com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos nove Museus de Arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus que estão distribuídos em cinco estados, sendo eles o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em outros tipos de museus e atrativos culturais qualificados no TripAdvisor ampliando a compreensão acerca da percepção dos visitantes sobre os museus de arte. O banco de dados qualitativo foi analisado com o uso dos softwares livres Iramuteq e o Gephi voltados à análise textual e tratamento dos dados. A partir dos resultados identificou-se que a maioria das avaliações são positivas e que a qualidade dos acervos e os aspectos arquitetônicos das edificações foram os itens mais citados pelos visitantes. Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management JournalDos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal2023-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 66-85Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 66-852182-5580reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353/393Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBraga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP.Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA.Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBABorges, Júnia Lúcio CastroJotta, Carlos Augusto Ribeiro2024-02-10T07:49:58Zoai:ojs.dosalgarves:article/353Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:58:10.744724Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus |
title |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus |
spellingShingle |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. museus, avaliações, turismo, visitação, TripAdvisor |
title_short |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus |
title_full |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus |
title_fullStr |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus |
title_full_unstemmed |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus |
title_sort |
Percepção dos visitantes em relação aos museus de arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus |
author |
Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. |
author_facet |
Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA. Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBA Borges, Júnia Lúcio Castro Jotta, Carlos Augusto Ribeiro |
author_role |
author |
author2 |
Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA. Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBA Borges, Júnia Lúcio Castro Jotta, Carlos Augusto Ribeiro |
author2_role |
author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Braga, Solano de Souza; Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP. Gonçalves, Marina Furtado; Universidade Federal da Bahia - UFBA. Bomfim, Amanda Ribeiro do; Universidade Federal da Bahia - UFBA Borges, Júnia Lúcio Castro Jotta, Carlos Augusto Ribeiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
museus, avaliações, turismo, visitação, TripAdvisor |
topic |
museus, avaliações, turismo, visitação, TripAdvisor |
description |
O presente estudo aplicou técnicas de extração de dados e análise textual em um banco de dados qualitativo com informações resultantes de comentários provenientes da mídia social especializada em turismo TripAdvisor, com vistas a analisar o discurso dos visitantes dos nove Museus de Arte vinculados ao Instituto Brasileiro de Museus que estão distribuídos em cinco estados, sendo eles o Rio de Janeiro, Minas Gerais, São Paulo, Goiás e Santa Catarina. A metodologia desenvolvida neste artigo apresenta critérios defensáveis e reproduzíveis para ser replicada em outros tipos de museus e atrativos culturais qualificados no TripAdvisor ampliando a compreensão acerca da percepção dos visitantes sobre os museus de arte. O banco de dados qualitativo foi analisado com o uso dos softwares livres Iramuteq e o Gephi voltados à análise textual e tratamento dos dados. A partir dos resultados identificou-se que a maioria das avaliações são positivas e que a qualidade dos acervos e os aspectos arquitetônicos das edificações foram os itens mais citados pelos visitantes. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-10-31 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353 |
url |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353 https://www.dosalgarves.com/index.php/dosalgarves/article/view/353/393 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
publisher.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal |
dc.source.none.fl_str_mv |
Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 66-85 Dos Algarves: Tourism, Hospitality & Management Journal; n. 43 (2023): SPECIAL ISSUE Tourism & Arts; 66-85 2182-5580 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137067026874368 |