Cuidados de enfermagem de reabilitação em doentes com deglutição comprometida: resultados de um programa de intervenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Paulo César Lopes
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/23326
Resumo: O presente relatório pretende descrever o processo de aquisição de competências, as ativi-dades desenvolvidas no Estágio Final e evidenciar os resultados de um programa de enfermagem de reabilitação. A literatura foca a importância de uma abordagem sistemática, multidisciplinar e deta-lhada nos doentes com deglutição comprometida. Partindo da identificação de tal compromisso, aplicou-se um programa de enfermagem de reabilitação em cinco doentes vítimas de Acidente Vas-cular Cerebral, visando a promoção da deglutição segura e fomentando a sua independência. A me-todologia de estudo de caso e a análise reflexiva sobre o processo de desenvolvimento de compe-tências permitiram ajuizar sobre os resultados obtidos. Os doentes que integraram o programa não desenvolveram complicações e alguns reverteram o compromisso na deglutição, concorrendo para aumentar a sua autonomia e independência. Os dados obtidos e a reflexão realizada permitem afir-mar que o processo de aquisição de competências de enfermeiro especialista e de mestre também se concretizou; Abstract: Rehabilitation Nursing Care in patients with compromised swallowing: Outcomes of an intervention program. This report aims to describe the process of acquiring competencies, the activities developed in the Final Stage and evidence the results of a rehabilitation nursing program. The literature focuses on the importance of a systematic, multidisciplinary and detailed approach in patients with compromised swallowing. Based on the identification of this commitment, a rehabilitation nursing program was applied to five stroke patients in order to promote safe swallowing and fostering their independence. The case study methodology and the reflexive analysis about the competencies development process allowed the judgement of the obtained results. The patients involved in the program did not develop any complications and some reversed their commitment on swallowing, thereby increasing their autonomy and independence. The obtained data and the realized reflection allow to affirm that the process of acquisition of competences of specialist nurse and master also materialized.
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