Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10451/6277 |
Resumo: | Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
id |
RCAP_24d7ac130d03aade48a965c789390171 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ul.pt:10451/6277 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridadeComunicação interpessoalComunicação organizacionalRendimento escolarTeses de mestrado - 2011Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012A comunicação interpessoal nas escolas reveste-se de uma grande importância, podendo adoptar diferentes modalidades. O objectivo deste estudo foi procurar respostas para o seguinte problema geral: Como é que os alunos do ensino básico (6º e 9º anos de escolaridade) percepcionam a comunicação nas escolas? Mais especificamente, o estudo aqui apresentado incidiu nas seguintes questões de estudo: Q1 – Quais as representações dos alunos acerca de aspectos específicos da comunicação da escola? Q2 – Será que existem diferentes percepções de comunicação, nos alunos de agrupamentos diferentes? Q3 – Como se diferenciam os alunos, nas dimensões da comunicação, em função do seu aproveitamento a Matemática? Q4 – Como se diferenciam os alunos, nas dimensões da comunicação, em função do seu aproveitamento a Português? Q5 – Como se diferenciam os alunos, nas dimensões da comunicação, em função do seu rendimento escolar global? Q6 – Que correlação existe entre o ano de estudo desejado pelos alunos e as suas representações acerca da comunicação na escola? A amostra foi constituída por alunos do 6º e 9º ano de escolaridade, num total de 247 sujeitos. Para a avaliação da comunicação, foi utilizada uma metodologia quantitativa através da construção de um instrumento específico, denominado “Escala de Avaliação da Comunicação Interpessoal nas Escolas Percepcionada pelos Alunos” (EACIE-PA). Trata-se de uma escala com qualidades psicométricas que, nas suas diferentes dimensões, merecem posterior aprofundamento de estudo. A análise dos resultados permitiu encontrar diferenças nas dimensões da comunicação, em função das variáveis consideradas, e correlações estatisticamente significativas entre os itens das percepções dos alunos acerca da comunicação da escola e o seu aproveitamento escolar. O estudo inclui a discussão dos resultados e a sua comparação com outras investigações, remetendo para a necessidade de novas pesquisas, em função de novos contextos e ao longo da escolaridade.Interpersonal communication in schools is of great importance and can take different forms. The aim of this study was to seek answers to the following general problem: How do elementary school students (6th and 9th years of schooling) perceive the interpersonal communication in schools? More specifically, the presented study assessed the following study questions: Q1 – How students are distributed by specific aspects of communication, in terms of low or high communication skills? Q2 – Will students from different groups of schools have different perceptions of interpersonal communication? Q3 – How are students differentiated, in the communication dimensions, as a function of their use of Mathematics? Q4 – How are students differentiated, in the communication dimensions, as a function of their use of Portuguese? Q5 – How students differ in the dimensions of communication, depending on their overall academic performance? Q6 – What correlation exists between the year of study desired by the students and their representations about communication in school? The sample consisted of students from 6th and 9th grade, a total of 247 subjects. For the assessment of communication, we proceeded to build a specific instrument, the Interpersonal Communication in Schools Scale, Perceived by Students (EACIE-PA). This is a scale with psychometric qualities which, in its various dimensions, requires further study. The results allowed to find differences in the dimensions of communication, depending on the variables considered and statistically significant correlations between items of student´s perceptions of interpersonal communication in school and their academic performance. The study includes a discussion of the results and their comparison with other investigations, citing the need for further research, according to new variables and lifelong education.Veiga, FelicianoRepositório da Universidade de LisboaGonçalves, Maria Luísa Martins Ferreira, 1967-2012-05-09T16:23:06Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/6277porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:48:42Zoai:repositorio.ul.pt:10451/6277Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:31:27.000712Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade |
title |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade |
spellingShingle |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade Gonçalves, Maria Luísa Martins Ferreira, 1967- Comunicação interpessoal Comunicação organizacional Rendimento escolar Teses de mestrado - 2011 |
title_short |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade |
title_full |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade |
title_fullStr |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade |
title_full_unstemmed |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade |
title_sort |
Comunicação interpessoal nas escolas : um estudo com alunos do 6º e 9º anos de escolaridade |
author |
Gonçalves, Maria Luísa Martins Ferreira, 1967- |
author_facet |
Gonçalves, Maria Luísa Martins Ferreira, 1967- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Veiga, Feliciano Repositório da Universidade de Lisboa |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gonçalves, Maria Luísa Martins Ferreira, 1967- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Comunicação interpessoal Comunicação organizacional Rendimento escolar Teses de mestrado - 2011 |
topic |
Comunicação interpessoal Comunicação organizacional Rendimento escolar Teses de mestrado - 2011 |
description |
Tese de mestrado, Educação (Administração e Organização Educacional), Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, 2012 |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012-05-09T16:23:06Z 2012 2012-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10451/6277 |
url |
http://hdl.handle.net/10451/6277 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134204128133120 |