Implementação de grafos no ambiente de programação visual Scratch

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Rui Filipe Veiga Rebelo da
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28265
Resumo: Dissertação de mestrado em Engenharia de Informática
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spelling Implementação de grafos no ambiente de programação visual Scratch681.3.062Dissertação de mestrado em Engenharia de InformáticaA linguagem Scratch é uma linguagem de programação visual lançada em 2007 pelo MIT Media Labs que tem vindo a ser usada em contextos de e-learning para crianças. O ambiente Scratch foi desenvolvido usando a linguagem de programação por objetos Squeak. A programação visual em Scratch baseia-se na metáfora do bloco de LEGO que se encaixa em blocos compatíveis para criar comportamentos, em geral animações. O sucesso deste ambiente open source conduziu à necessidade de o rever e aumentar visando a sua eventual aplicação noutros contextos. Este trabalho tem por objetivo criar um conjunto de extensões à biblioteca de estruturas de dados da linguagem visual de programação Scratch, que na sua versão atual apenas permite a manipulação de listas. Pretende-se implementar uma nova estrutura de dados, grafos, atribuindo-lhes representações visuais e criando formas de as manipular de forma interativa através de blocos Scratch ou de forma direta através de interação com o rato.The Scratch language is a visual programming language launched in 2007 by the MIT Media Labs which has been used in e-learning environments for children. The Scratch environment was developed using the object oriented programming language Squeak. The visual programming in Scratch is based on the metaphor of the LEGO block that fits into compatible blocks to create behaviours, usually animations. The success of the open source environment led to the need of revision and improvement because of its possible application in other contexts. This work aims to create a set of extensions to the library of data structures of the Scratch visual programming language, which in its current version only allows manipulation of lists. The objective is to implement a new data structure, graphs, giving them visual representations, and creating ways to manipulate them interactively either by using the Scratch blocks or by direct manipulation using the mouse.Martins, F. MárioUniversidade do MinhoSilva, Rui Filipe Veiga Rebelo da2012-06-212012-06-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28265porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:39:47Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28265Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:36:27.094532Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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