Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Carvalho, Renato Gil Gomes
Data de Publicação: 2007
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/687
Resumo: Disseratção de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
id RCAP_251009a521fd882d9049988bcbf6fa6b
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/687
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da MadeiraEducaçãoAlunosPapel da escolaOrientação vocacionalMotivaçãoEnsino básico9º anoFuturoSupervisãoInquéritosDisseratção de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaApesar de vários estudos sugerirem um importante impacto da perspectiva temporal de futuro (PTF) dos alunos no investimento e motivação em relação à escola e a ideia dos projectos de futuro reunir consenso entre os diversos agentes educativos, no nosso país esta temática não tem sido abordada de um modo significativo, nem sido traduzida em estratégias educativas, de supervisão e de orientação. Neste sentido, estudou-se a PTF de estudantes de uma zona rural da Madeira, num importante momento da sua carreira escolar (9º ano), com o objectivo de caracterizar o constructo PTF, analisar a sua expressão no comportamento e debater em que medida esses aspectos se poderão consubstanciar em intervenções educativas adequadas. Para tal, recorreu-se a uma metodologia que envolveu, numa primeira fase, instrumentos de cariz quantitativo (questionário) e, numa segunda fase, instrumentos de cariz qualitativo (entrevista). Os resultados mostraram uma consolidação de PTF nos alunos, em especial quando passam por experiências curriculares e extracurriculares específicas, em que se inclui a orientação. Além da importância destas actividades, os resultados demonstram a associação entre PTF, sucesso e investimento na escola, e destacam ainda o papel central que vários agentes, com especial relevo para os professores, têm na tomada de decisão e na construção de projectos de vida dos alunos. Tais resultados suportam, por fim, uma perspectiva mais sistémica e organizacional dos processos de supervisão, no âmbito de uma nova ecologia educativa e de uma escola reflexivaAlthough some studies suggest an important impact of students’ future time perspective (FTP) on investment and school motivation and the idea of projects concerning the future congregate consensus among the various educative agents, in our country this thematic has not been approached in a significant way, nor been translated in orientation, educative and supervisive strategies. Therefore, FTP of students from a rural area in Madeira, Portugal, was studied, in a very important moment of their school career (9th grade, the ending of compulsory school). The goals of the study were to characterize their FTP, to analyze its expression in the behaviour and to debate which impact these aspects can have in educative interventions. The method involved, in a first phase, instruments of quantitative nature (questionnaire) and in the second phase, instruments of qualitative nature (interviews). Results have shown a consolidation of pupils’ FTP during the school year, especially when they’ve experienced specific curricular and extracurricular activities, in which orientation procedures were included. Beyond the importance of these activities, the results demonstrate as well the association between FTP, success and school investment, and still detach the central role that some agents, namely teachers, have in the career decision making and construction of their student’s life projects. Finally, such results support the organizational and systemic perspective on supervision processes, under the scope of a new educative ecology and a reflexive schoolAires, LuísaRepositório AbertoCarvalho, Renato Gil Gomes2009-01-26T16:33:16Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1090133 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/687porCarvalho, Renato Gil Gomes - Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo [Em linha] : um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira. Lisboa : [s.n.], 2007. 322 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:03.230297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
title Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
spellingShingle Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
Carvalho, Renato Gil Gomes
Educação
Alunos
Papel da escola
Orientação vocacional
Motivação
Ensino básico
9º ano
Futuro
Supervisão
Inquéritos
title_short Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
title_full Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
title_fullStr Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
title_full_unstemmed Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
title_sort Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
author Carvalho, Renato Gil Gomes
author_facet Carvalho, Renato Gil Gomes
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Aires, Luísa
Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Carvalho, Renato Gil Gomes
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Alunos
Papel da escola
Orientação vocacional
Motivação
Ensino básico
9º ano
Futuro
Supervisão
Inquéritos
topic Educação
Alunos
Papel da escola
Orientação vocacional
Motivação
Ensino básico
9º ano
Futuro
Supervisão
Inquéritos
description Disseratção de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta
publishDate 2007
dc.date.none.fl_str_mv 2007
2007
2007-01-01T00:00:00Z
2009-01-26T16:33:16Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/687
url http://hdl.handle.net/10400.2/687
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Carvalho, Renato Gil Gomes - Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo [Em linha] : um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira. Lisboa : [s.n.], 2007. 322 p.
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv 1090133 bytes
application/pdf
application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134996502413312