Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2007 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/687 |
Resumo: | Disseratção de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
id |
RCAP_251009a521fd882d9049988bcbf6fa6b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/687 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da MadeiraEducaçãoAlunosPapel da escolaOrientação vocacionalMotivaçãoEnsino básico9º anoFuturoSupervisãoInquéritosDisseratção de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade AbertaApesar de vários estudos sugerirem um importante impacto da perspectiva temporal de futuro (PTF) dos alunos no investimento e motivação em relação à escola e a ideia dos projectos de futuro reunir consenso entre os diversos agentes educativos, no nosso país esta temática não tem sido abordada de um modo significativo, nem sido traduzida em estratégias educativas, de supervisão e de orientação. Neste sentido, estudou-se a PTF de estudantes de uma zona rural da Madeira, num importante momento da sua carreira escolar (9º ano), com o objectivo de caracterizar o constructo PTF, analisar a sua expressão no comportamento e debater em que medida esses aspectos se poderão consubstanciar em intervenções educativas adequadas. Para tal, recorreu-se a uma metodologia que envolveu, numa primeira fase, instrumentos de cariz quantitativo (questionário) e, numa segunda fase, instrumentos de cariz qualitativo (entrevista). Os resultados mostraram uma consolidação de PTF nos alunos, em especial quando passam por experiências curriculares e extracurriculares específicas, em que se inclui a orientação. Além da importância destas actividades, os resultados demonstram a associação entre PTF, sucesso e investimento na escola, e destacam ainda o papel central que vários agentes, com especial relevo para os professores, têm na tomada de decisão e na construção de projectos de vida dos alunos. Tais resultados suportam, por fim, uma perspectiva mais sistémica e organizacional dos processos de supervisão, no âmbito de uma nova ecologia educativa e de uma escola reflexivaAlthough some studies suggest an important impact of students’ future time perspective (FTP) on investment and school motivation and the idea of projects concerning the future congregate consensus among the various educative agents, in our country this thematic has not been approached in a significant way, nor been translated in orientation, educative and supervisive strategies. Therefore, FTP of students from a rural area in Madeira, Portugal, was studied, in a very important moment of their school career (9th grade, the ending of compulsory school). The goals of the study were to characterize their FTP, to analyze its expression in the behaviour and to debate which impact these aspects can have in educative interventions. The method involved, in a first phase, instruments of quantitative nature (questionnaire) and in the second phase, instruments of qualitative nature (interviews). Results have shown a consolidation of pupils’ FTP during the school year, especially when they’ve experienced specific curricular and extracurricular activities, in which orientation procedures were included. Beyond the importance of these activities, the results demonstrate as well the association between FTP, success and school investment, and still detach the central role that some agents, namely teachers, have in the career decision making and construction of their student’s life projects. Finally, such results support the organizational and systemic perspective on supervision processes, under the scope of a new educative ecology and a reflexive schoolAires, LuísaRepositório AbertoCarvalho, Renato Gil Gomes2009-01-26T16:33:16Z200720072007-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesis1090133 bytesapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/687porCarvalho, Renato Gil Gomes - Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo [Em linha] : um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira. Lisboa : [s.n.], 2007. 322 p.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:13:25Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/687Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:03.230297Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira |
title |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira |
spellingShingle |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira Carvalho, Renato Gil Gomes Educação Alunos Papel da escola Orientação vocacional Motivação Ensino básico 9º ano Futuro Supervisão Inquéritos |
title_short |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira |
title_full |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira |
title_fullStr |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira |
title_full_unstemmed |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira |
title_sort |
Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo: um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira |
author |
Carvalho, Renato Gil Gomes |
author_facet |
Carvalho, Renato Gil Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Aires, Luísa Repositório Aberto |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Renato Gil Gomes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Alunos Papel da escola Orientação vocacional Motivação Ensino básico 9º ano Futuro Supervisão Inquéritos |
topic |
Educação Alunos Papel da escola Orientação vocacional Motivação Ensino básico 9º ano Futuro Supervisão Inquéritos |
description |
Disseratção de Mestrado em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade Aberta |
publishDate |
2007 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2007 2007 2007-01-01T00:00:00Z 2009-01-26T16:33:16Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.2/687 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.2/687 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Carvalho, Renato Gil Gomes - Perspectiva temporal de futuro em contexto educativo [Em linha] : um estudo com estudantes do 9º ano de uma escola rural da Madeira. Lisboa : [s.n.], 2007. 322 p. |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
1090133 bytes application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799134996502413312 |