Controlo de vibrações em pontes pedonais sujeitas a acções de multidões

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sanches, João Paulo Félix
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/7947
Resumo: Dissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil de Estruturas
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spelling Controlo de vibrações em pontes pedonais sujeitas a acções de multidõesPontes pedonaisCarregamentos pedonaisAmortecedor de massa sintonizadaAmortecedor de massa activaDissertação para obtenção do Grau de Mestre em Engenharia Civil - Perfil de EstruturasAs estruturas de Engenharia Civil, quando expostas a acções dinâmicas, podem ser sujeitas a vibrações que comprometem os níveis de segurança e conforto entre os seus utilizadores. Neste trabalho, é estudada a passagem pedonal que faz a ligação entre as Olaias e Chelas, em Lisboa. É desenvolvido um estudo das forças verticais e laterais que os peões induzem na estrutura, por meio de um modelo determinístico proposto pela Sétra-Guidelines. Foi realizada uma análise das vibrações decorrentes na ponte pedonal, verificando-se que os limites em termos de acelerações eram excedidos. De maneira a controlar os problemas de vibrações excessivas, são propostas duas soluções, nomeadamente um sistema de controlo passivo, utilizando amortecedores de massa sintonizada por forma a controlar as vibrações nas direcções vertical e lateral e um sistema de controlo activo, com o objectivo de gerar uma força de controlo adicionada a um TMD, de maneira a reduzir as vibrações decorrentes na direcção lateral. O dimensionamento do sistema de controlo activo foi desenvolvido através do método de alocação de pólos, permitindo alterar directamente as características dinâmicas da estrutura. Por forma a estimar a resposta da estrutura quando dotada de um sistema de controlo activo, foi desenvolvido um programa em MATLAB e SIMULINK. Por fim, foi analisada a resposta da estrutura com um sistema de controlo passivo, através do programa de elementos finitos Sap2000, evidenciando a eficiência das duas técnicas de controlo utilizadas. Desta forma, foi possível reduzir significativamente a resposta da estrutura quando sujeita a acções de multidões, verificando os limites impostos.Faculdade de Ciências e TecnologiaCismasiu, IldiRUNSanches, João Paulo Félix2012-10-08T10:13:01Z20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/7947porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T03:40:15Zoai:run.unl.pt:10362/7947Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:17:50.585499Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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