O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2003 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/15703 |
Resumo: | A interrogação "Como constroem os cientistas o seu conhecimento?" parece-nos poder surgir como um referencial num ensino e numa aprendizagem que se pretendem cada vez mais reflexivos, face aos desafios das novas finalidades em educação. Estamos, assim, convictos de que a História das Ciências pode ajudar os alunos e os professores a construírem uma imagem da ciência e do cientista mais "real" e mais estimulante. Ela torna-se num instrumento valioso para evidenciar o sentido e o significado do conhecimento e transformar a nossa relação com esse conhecimento. Tendo como pressuposto que a história da luz encerra em si própria potencialidades para desenvolver o gosto pela ciência, e pela física em especial, optámos por centrar a nossa atenção sobre a sua abordagem e, mais concretamente, sobre a origem das cores. A escolha desta temática deve-se ao facto de a sua história estar povoada de gestos, ideias, discussões que se poderão tornar num valioso instrumento pedagógico. Com o conhecimento construído utilizando a História das Ciencias elaborámos um contraste à "evidência" com que o conhecimento sobre a origem das cores aparece nalguns manuais escolares do Wano. Com efeito, estes fazem a economia da imaginação e da enorme discussão que uma nova ideia suscita. Assim, no sentido de tentar suscitar o interesse e desenvolver o gosto pela ciência utilizámos com os nossos alunos algumas narrativas baseadas na História das Ciências. No pressuposto que a construção das narrativas poderá constituir uma via importante na (trans) formação do professor /investigador, a construção da narrativa histórica foi um dos objectivos importantes do nosso trabalho. /*** Abstract - The question "How do scientists build their knowledge?" seems to us that it may appear as a reference in a teaching and in a learning that are wanted more and more reflexive in view of the challenges of the new aims in education. So, we are assured that the History of Sciences may help students and teachers to construct a more "real" image of the science and of the scientist, being able to offer the opportunity of becoming aware of the different ways of giving sense to the knowledge, mainly to the scientific one, in the course of time, and to contribute to the individual change/transformation, specially through investigation. Having in mind the assumption that the history of light contains itself potentialities that are able to develop the liking for science, and for Physics particularly, we decided to concentrate our attention on its approach and, more concretely, on the origin of the colors. The selection of this thematic (subject) is duo to the fact that its history is full of gestures, ideas, discussions that may become a precious pedagogical instrument. Based on the acquired knowledge, we were able to contrast with the "evidence" with which the knowledge of colors appears in the 8th grade school textbooks. They do the economy of the imagination and of the huge discussion that a new idea promotes "avoiding" the "stories" of their protagonists. So, in a way of trying to promote the interest and developing the liking for science, we use with our students some narratives based on the History of Sciences. In the assumption that the construction of these narratives may establish an important way in the trans(formation) of the teacher/investigator, the construction of the historical narrative was one of the important aims of our work. |
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