O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mariano, Maria José Carvalho Carrasco Godinho
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15703
Resumo: A interrogação "Como constroem os cientistas o seu conhecimento?" parece-nos poder surgir como um referencial num ensino e numa aprendizagem que se pretendem cada vez mais reflexivos, face aos desafios das novas finalidades em educação. Estamos, assim, convictos de que a História das Ciências pode ajudar os alunos e os professores a construírem uma imagem da ciência e do cientista mais "real" e mais estimulante. Ela torna-se num instrumento valioso para evidenciar o sentido e o significado do conhecimento e transformar a nossa relação com esse conhecimento. Tendo como pressuposto que a história da luz encerra em si própria potencialidades para desenvolver o gosto pela ciência, e pela física em especial, optámos por centrar a nossa atenção sobre a sua abordagem e, mais concretamente, sobre a origem das cores. A escolha desta temática deve-se ao facto de a sua história estar povoada de gestos, ideias, discussões que se poderão tornar num valioso instrumento pedagógico. Com o conhecimento construído utilizando a História das Ciencias elaborámos um contraste à "evidência" com que o conhecimento sobre a origem das cores aparece nalguns manuais escolares do Wano. Com efeito, estes fazem a economia da imaginação e da enorme discussão que uma nova ideia suscita. Assim, no sentido de tentar suscitar o interesse e desenvolver o gosto pela ciência utilizámos com os nossos alunos algumas narrativas baseadas na História das Ciências. No pressuposto que a construção das narrativas poderá constituir uma via importante na (trans) formação do professor /investigador, a construção da narrativa histórica foi um dos objectivos importantes do nosso trabalho. /*** Abstract - The question "How do scientists build their knowledge?" seems to us that it may appear as a reference in a teaching and in a learning that are wanted more and more reflexive in view of the challenges of the new aims in education. So, we are assured that the History of Sciences may help students and teachers to construct a more "real" image of the science and of the scientist, being able to offer the opportunity of becoming aware of the different ways of giving sense to the knowledge, mainly to the scientific one, in the course of time, and to contribute to the individual change/transformation, specially through investigation. Having in mind the assumption that the history of light contains itself potentialities that are able to develop the liking for science, and for Physics particularly, we decided to concentrate our attention on its approach and, more concretely, on the origin of the colors. The selection of this thematic (subject) is duo to the fact that its history is full of gestures, ideas, discussions that may become a precious pedagogical instrument. Based on the acquired knowledge, we were able to contrast with the "evidence" with which the knowledge of colors appears in the 8th grade school textbooks. They do the economy of the imagination and of the huge discussion that a new idea promotes "avoiding" the "stories" of their protagonists. So, in a way of trying to promote the interest and developing the liking for science, we use with our students some narratives based on the History of Sciences. In the assumption that the construction of these narratives may establish an important way in the trans(formation) of the teacher/investigator, the construction of the historical narrative was one of the important aims of our work.
id RCAP_251f1fdc811d381370eb985d334400f8
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15703
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorizaçãoEducaçãoSupervisão PedagógicaA interrogação "Como constroem os cientistas o seu conhecimento?" parece-nos poder surgir como um referencial num ensino e numa aprendizagem que se pretendem cada vez mais reflexivos, face aos desafios das novas finalidades em educação. Estamos, assim, convictos de que a História das Ciências pode ajudar os alunos e os professores a construírem uma imagem da ciência e do cientista mais "real" e mais estimulante. Ela torna-se num instrumento valioso para evidenciar o sentido e o significado do conhecimento e transformar a nossa relação com esse conhecimento. Tendo como pressuposto que a história da luz encerra em si própria potencialidades para desenvolver o gosto pela ciência, e pela física em especial, optámos por centrar a nossa atenção sobre a sua abordagem e, mais concretamente, sobre a origem das cores. A escolha desta temática deve-se ao facto de a sua história estar povoada de gestos, ideias, discussões que se poderão tornar num valioso instrumento pedagógico. Com o conhecimento construído utilizando a História das Ciencias elaborámos um contraste à "evidência" com que o conhecimento sobre a origem das cores aparece nalguns manuais escolares do Wano. Com efeito, estes fazem a economia da imaginação e da enorme discussão que uma nova ideia suscita. Assim, no sentido de tentar suscitar o interesse e desenvolver o gosto pela ciência utilizámos com os nossos alunos algumas narrativas baseadas na História das Ciências. No pressuposto que a construção das narrativas poderá constituir uma via importante na (trans) formação do professor /investigador, a construção da narrativa histórica foi um dos objectivos importantes do nosso trabalho. /*** Abstract - The question "How do scientists build their knowledge?" seems to us that it may appear as a reference in a teaching and in a learning that are wanted more and more reflexive in view of the challenges of the new aims in education. So, we are assured that the History of Sciences may help students and teachers to construct a more "real" image of the science and of the scientist, being able to offer the opportunity of becoming aware of the different ways of giving sense to the knowledge, mainly to the scientific one, in the course of time, and to contribute to the individual change/transformation, specially through investigation. Having in mind the assumption that the history of light contains itself potentialities that are able to develop the liking for science, and for Physics particularly, we decided to concentrate our attention on its approach and, more concretely, on the origin of the colors. The selection of this thematic (subject) is duo to the fact that its history is full of gestures, ideas, discussions that may become a precious pedagogical instrument. Based on the acquired knowledge, we were able to contrast with the "evidence" with which the knowledge of colors appears in the 8th grade school textbooks. They do the economy of the imagination and of the huge discussion that a new idea promotes "avoiding" the "stories" of their protagonists. So, in a way of trying to promote the interest and developing the liking for science, we use with our students some narratives based on the History of Sciences. In the assumption that the construction of these narratives may establish an important way in the trans(formation) of the teacher/investigator, the construction of the historical narrative was one of the important aims of our work.Universidade de Évora2015-09-04T08:35:09Z2015-09-042003-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15703http://hdl.handle.net/10174/15703pordep.teses@bib.uevora.pt676Mariano, Maria José Carvalho Carrasco Godinhoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:57Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15703Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:48.346223Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
title O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
spellingShingle O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
Mariano, Maria José Carvalho Carrasco Godinho
Educação
Supervisão Pedagógica
title_short O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
title_full O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
title_fullStr O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
title_full_unstemmed O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
title_sort O ensino aprendizagem da luz contributo da história das ciências para a sua valorização
author Mariano, Maria José Carvalho Carrasco Godinho
author_facet Mariano, Maria José Carvalho Carrasco Godinho
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mariano, Maria José Carvalho Carrasco Godinho
dc.subject.por.fl_str_mv Educação
Supervisão Pedagógica
topic Educação
Supervisão Pedagógica
description A interrogação "Como constroem os cientistas o seu conhecimento?" parece-nos poder surgir como um referencial num ensino e numa aprendizagem que se pretendem cada vez mais reflexivos, face aos desafios das novas finalidades em educação. Estamos, assim, convictos de que a História das Ciências pode ajudar os alunos e os professores a construírem uma imagem da ciência e do cientista mais "real" e mais estimulante. Ela torna-se num instrumento valioso para evidenciar o sentido e o significado do conhecimento e transformar a nossa relação com esse conhecimento. Tendo como pressuposto que a história da luz encerra em si própria potencialidades para desenvolver o gosto pela ciência, e pela física em especial, optámos por centrar a nossa atenção sobre a sua abordagem e, mais concretamente, sobre a origem das cores. A escolha desta temática deve-se ao facto de a sua história estar povoada de gestos, ideias, discussões que se poderão tornar num valioso instrumento pedagógico. Com o conhecimento construído utilizando a História das Ciencias elaborámos um contraste à "evidência" com que o conhecimento sobre a origem das cores aparece nalguns manuais escolares do Wano. Com efeito, estes fazem a economia da imaginação e da enorme discussão que uma nova ideia suscita. Assim, no sentido de tentar suscitar o interesse e desenvolver o gosto pela ciência utilizámos com os nossos alunos algumas narrativas baseadas na História das Ciências. No pressuposto que a construção das narrativas poderá constituir uma via importante na (trans) formação do professor /investigador, a construção da narrativa histórica foi um dos objectivos importantes do nosso trabalho. /*** Abstract - The question "How do scientists build their knowledge?" seems to us that it may appear as a reference in a teaching and in a learning that are wanted more and more reflexive in view of the challenges of the new aims in education. So, we are assured that the History of Sciences may help students and teachers to construct a more "real" image of the science and of the scientist, being able to offer the opportunity of becoming aware of the different ways of giving sense to the knowledge, mainly to the scientific one, in the course of time, and to contribute to the individual change/transformation, specially through investigation. Having in mind the assumption that the history of light contains itself potentialities that are able to develop the liking for science, and for Physics particularly, we decided to concentrate our attention on its approach and, more concretely, on the origin of the colors. The selection of this thematic (subject) is duo to the fact that its history is full of gestures, ideas, discussions that may become a precious pedagogical instrument. Based on the acquired knowledge, we were able to contrast with the "evidence" with which the knowledge of colors appears in the 8th grade school textbooks. They do the economy of the imagination and of the huge discussion that a new idea promotes "avoiding" the "stories" of their protagonists. So, in a way of trying to promote the interest and developing the liking for science, we use with our students some narratives based on the History of Sciences. In the assumption that the construction of these narratives may establish an important way in the trans(formation) of the teacher/investigator, the construction of the historical narrative was one of the important aims of our work.
publishDate 2003
dc.date.none.fl_str_mv 2003-01-01T00:00:00Z
2015-09-04T08:35:09Z
2015-09-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15703
http://hdl.handle.net/10174/15703
url http://hdl.handle.net/10174/15703
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep.
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136562350391296