Como combater as fake news através da literacia da informação? Desafios e estratégias formativas no ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Antunes, Maria Da Luz
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Lopes, Carlos, Sanches, Tatiana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8195
Resumo: Objetivo : Conhecer a atuação dos profi ssionais da informação no combate às fake news ,através da análise das estratégias em competências de literacia da informação emcontexto académico. Método : Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science,associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados/Discussão : A Web of Science apresenta um total de 106 resultados e aScopus de 43 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetosoriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profi ssionais da informação domesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news . A literaturasublinha a importância do fator educacional: a formação de utilizadores motivados parao conhecimento potencia a distinção da veracidade do que se afi rma e permite identifi carqual o cenário mais adequado para a produção de conhecimento. Indivíduos melhor preparados assumem como insufi ciente a informação disponibilizada pela Internet.Neste processo, as bibliotecas e os bibliotecários do ensino superior são importantesagentes: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confi áveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior epelos profi ssionais da informação para um efi caz combate às fake news , em especial nocontexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, masa informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode nãoultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.
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spelling Como combater as fake news através da literacia da informação? Desafios e estratégias formativas no ensino superiorObjetivo : Conhecer a atuação dos profi ssionais da informação no combate às fake news ,através da análise das estratégias em competências de literacia da informação emcontexto académico. Método : Realizou-se uma revisão da literatura indexada na Scopus e na Web of Science,associando fake news e a literacia da informação no contexto do ensino superior. Resultados/Discussão : A Web of Science apresenta um total de 106 resultados e aScopus de 43 resultados. A análise aponta para a descrição de iniciativas e projetosoriundos quer de bibliotecas do ensino superior, quer de profi ssionais da informação domesmo setor, comprometidos com a causa do combate às fake news . A literaturasublinha a importância do fator educacional: a formação de utilizadores motivados parao conhecimento potencia a distinção da veracidade do que se afi rma e permite identifi carqual o cenário mais adequado para a produção de conhecimento. Indivíduos melhor preparados assumem como insufi ciente a informação disponibilizada pela Internet.Neste processo, as bibliotecas e os bibliotecários do ensino superior são importantesagentes: porque se formam e porque formam, mantendo-se atuais e confi áveis. Sugere-se o desenvolvimento de medidas a implementar pelas instituições de ensino superior epelos profi ssionais da informação para um efi caz combate às fake news , em especial nocontexto académico. Concluiu-se que o conhecimento pode resultar em informação, masa informação não resulta necessariamente em conhecimento – e a informação pode nãoultrapassar o patamar da opinião, pelo que importa reforçar estratégias formativas.ABSTRACT: Aim of this study : To know the performance of information professionals in the fi ghtagainst fake news, through the analysis of strategies in information literacy skills in anacademic context. Method : A review of the literature indexed on Scopus and the Web of Science, associatingfake news and information literacy in the context of higher education, was carried out. Results/Discussion : The Web of Science presents a total of 106 results and Scopus 43results. The analysis points to the description of initiatives and projects from both highereducation libraries and information professionals from the same sector, committed to thecause of fi ghting fake news. The literature stresses the importance of the educationalfactor: the training of motivated users for knowledge enhances the distinction of thetruthfulness of what is stated and allows the identifi cation of the most appropriatescenario for the production of knowledge. Better prepared individuals assume asinsuffi cient the information made available by the Internet. In this process, libraries andlibrarians in higher education are important agents, as providers of learning and ofupdated and reliable information. It is suggested that measures be implemented byhigher education institutions and information professionals to effectively combat fakenews, especially in the academic context. It was concluded that knowledge can result ininformation, but the information does not necessarily result in knowledge – andinformation may not go beyond the level of opinion, so it is important to strengthentraining strategies.RESUMEN: Objetivo: Conocer la actuación de los profesionales de la información en la lucha contralas noticias falsas, mediante el análisis de estrategias en competencias de alfabetizacióninformacional en el contexto académico. Método: Se llevó a cabo una revisión de la literatura indexada en Scopus y en Web ofscience, asociando las noticias falsas y la alfabetización informacional en el contexto dela enseñanza superior. Resultados / debate: Web of science tiene un total de 106 resultados y Scopus, de 43resultados. El análisis muestra la descripción de iniciativas y proyectos de bibliotecas deenseñanza superior o de profesionales de la información del mismo sector,comprometidos con la causa de la lucha contra las noticias falsas. La literatura poneénfasis en la importancia del factor educativo: la formación de usuarios motivados por elconocimiento ayuda a distinguir la veracidad de lo que se afi rma y permite identifi car elescenario más adecuado para la producción de conocimiento. Las personas mejorpreparadas asumen que la información disponible en Internet es insufi ciente. En esteproceso, las bibliotecas y los bibliotecarios de la enseñanza superior son agentesimportantes: porque se forman y porque forman, se mantienen actualizados y sonfi ables. Se sugiere el desarrollo de medidas que deben implementar las instituciones deenseñanza superior y los profesionales de la información para combatir efi cazmente lasnoticias falsas, especialmente en el contexto académico. Se concluye que elconocimiento puede resultar en información, pero la información no necesariamenteresulta en conocimiento, y la información puede no ir más allá del nivel de opinión, por loque es importante reforzar las estrategias de formación.Universitat de BarcelonaRepositório do ISPAAntunes, Maria Da LuzLopes, CarlosSanches, Tatiana2021-06-23T16:53:31Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8195porAntunes, M. L., Lopes, C.&Sanches, T.(2021). "Como combater as fake news através da literacia da informação: desafios e estratégias formativas no ensino superior". BiD: Textos Universitario de Biblioteconomia i Documentació , núm. 46 (juny).https://bid.ub.edu/46/antunes2.htm. DOI: https://dx.doi.org/10.1344/BiD2020.46.151575-7986info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:43:59Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8195Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:26:01.677812Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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