Relacionar as alterações climáticas com a biodiversidade: um estudo com eco sensores no 2º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fernandes, Telmo José de Sousa
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14604
Resumo: Relatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino Básico
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spelling Relacionar as alterações climáticas com a biodiversidade: um estudo com eco sensores no 2º ciclo do ensino básicoAlterações climáticasBiodiversidadeSensores eletrónicosEducação AmbientalEnsino básicoClimate changeBiodiversityElectronic sensorsEnvironmental educationBasic educationRelatório de Estágio realizado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada II e apresentado à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de Mestre em Ensino no 1.º Ciclo de Ensino Básico e de Matemática e Ciências Naturais do 2.º Ciclo do Ensino BásicoEste relatório foi desenvolvido no âmbito na Prática de Ensino Supervisionada II, do Mestrado em Ensino de 1º Ciclo do Ensino Básico (CEB) e de Matemática e Ciências Naturais no 2º CEB. Esta prática contemplou uma intervenção em contexto de 1º CEB, numa escola privada, com uma turma do 4º ano de escolaridade e outra em contexto de 2º CEB, numa escola pública, com duas turmas do 5º ano de escolaridade. Cada intervenção teve a duração aproximada de nove semanas. As escolas estão localizadas no concelho de Lisboa. Na intervenção em contexto de 2º CEB, e no âmbito do Projeto Eco-Sensors4Health (Eco-sensores na promoção da saúde: Apoiar as crianças na criação de escolas eco-saudáveis), realizou-se uma investigação com uma turma do 5º ano de escolaridade, com o objetivo de contribuir para uma melhor compreensão da forma como se pode intervir educativamente para sensibilizar as crianças e promover nelas uma melhor compreensão das alterações climáticas, das suas causas e fatores de mitigação, assim como do seu impacto na biodiversidade. Apesar da investigação ter sido de curta duração, globalmente alcançaram-se resultados positivos - a comparação das respostas do inquérito antes e depois da intervenção educativa revela resultados médios positivos em 11 dos 13 itens – e, particularmente, para os itens 5 ‘’O aumento da concentração de dióxido de carbono na atmosfera provoca alterações climáticas’’ e 11, ‘’O aumento de concentração de dióxido de carbono torna a água mais ácida’’, os resultados são estatisticamente significativos. As atividades experimentais realizadas, com recurso a sensores e em associação com instrumentos de registo usados, parece ser uma forma pertinente de abordagem ao aumento das concentrações de CO2 atmosférico com crianças no 5º ano de escolaridade. Os dados sugerem também a existência de outros fatores importantes, como o uso de imagens para indução de ideias e conceitos, a participação ativa das crianças no processo, a consistência de comportamento do professor estagiário longo do tempo de intervenção e a relação positiva que se conseguiu estabelecer entre professor estagiário e os alunos. A experiência de intervenção educativa foi globalmente positiva e desafiante e foi mais uma etapa no longo, e sempre inacabado, processo de preparação para a atividade docente.ABSTRACT The current report was developed within the scope of the Curricular Unit “Supervised Teaching Practice II” of the Master’s degree in Education in the 1st Cycle and in Mathematics and Natural Sciences in the 2nd Cycle of Basic Education. This practice included an intervention in the context of 1st Cycle of Basic Education, in a private school, with a 4th grade class and another in the context of the 2nd Cycle of Basic Education, in a public school, with two 5th grade classes. Each intervention lasted approximately nine weeks. The schools are located in the municipality of Lisbon. In the context of the intervention in the 2nd Cycle of Basic Education, and within the scope of the Eco-Sensors4Health Project (Eco-sensors for health: Supporting children to create eco-healthy schools), an investigation was conducted with a 5th grade class to contribute to a better understanding of how to intervene educationally to raise awareness and promote better understanding of climate change, its causes and mitigation factors, and its impact on biodiversity. Despite the short-term educational investigation, overall positive results have been achieved – a comparison of survey answers before and after the educational intervention reveals positive mean results in 11 of 13 items - and particularly for items 5 'Increasing the concentration of carbon dioxide in the atmosphere causes climate change'’ and 11, ‘'Increasing carbon dioxide concentration makes water more acidic'’, the results are statistically significant. The experimental activities, performed using sensors and paper recording instruments, seem to be a pertinent form of approach to increasing atmospheric CO2 concentrations with children in 5th grade. The data also suggest the existence of other important factors such as the use of images to induce ideas and concepts, the children's active participation in the process, the consistency of behavior of the trainee teacher over the intervention time and the positive relationship that was established between the trainee teacher and the students. The experience of educational intervention was globally positive and challenging and was another step in the long and always unfinished process of preparation for teaching activity.Silva, Maria JoãoRCIPLFernandes, Telmo José de Sousa2022-04-28T14:32:51Z2021-07-142021-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14604TID:202938948porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:11:02Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14604Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:22.900527Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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