Implementação de um gabinete de apoio ao desenvolvimento da criança e da família
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/17123 |
Resumo: | Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção Precoce |
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Implementação de um gabinete de apoio ao desenvolvimento da criança e da famíliaIntervenção precoce na infânciaIdentificação precoceSinalizaçãoPráticas multidisciplinaresDesenvolvimento infantilEarly childhood interventionEarly identificationSignalingMultidisciplinary practicesChild developmentDissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Intervenção PrecoceA Intervenção Precoce na Infância (IPI) traduz-se num conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, no âmbito da educação, da saúde e da ação social. A existência de fatores de risco ou de alterações nas estruturas e funções do corpo de uma criança, pode interferir negativamente no seu desenvolvimento, tornando-se fundamental identificar precocemente, uma vez que um diagnóstico atempado e preciso conduz a intervenções mais adequadas, específicas e adaptadas, contemplando e prevendo todos os direitos da criança e da família. Tornou-se fundamental conhecer a perceção da/os Educadoras/es de Infância (EI) da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) relativamente à aquisição, ou não, de respostas atempadas de intervenção e de trabalho em equipa com crianças sinalizadas ou prestes a sinalizar para a Intervenção Precoce (IP). É igualmente pertinente investigar se a colaboração com os técnicos das Equipas Locais de Intervenção (ELI) são os suficientes para colmatar as reais necessidades da criança e suas famílias. A presente linha de investigação pretende analisar a necessidade da existência de um gabinete com uma equipa técnica (multidisciplinar), que promova um trabalho articulado que proporcione uma resposta mais integrada e eficaz, indo ao encontro da diminuição de assimetrias existentes, potenciando uma maior cobertura e deteção precoce, como consta na Portaria n.º 293/2013 de 26 de setembro. A investigação focou-se em metodologias de caráter quantitativo decorrentes da aplicação de um questionário, ao qual obtivemos 64 respostas. Os resultados indicam que os profissionais consideram fundamental a sinalização e ação atempada na prática educativa, proporcionando a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade, bem como valorizam estratégias e práticas multidisciplinares com o objetivo de maximizar o desenvolvimento infantil, promovendo a inclusão social e autonomia, garantindo um cuidado efetivo e de qualidade às crianças e suas famílias.Early Childhood Intervention translates into a set of integrated support measures centered on the child and the family, within the scope of education, health, and social action. The existence of risk factors or changes in the structures and functions of a child's body can negatively interfere with their development, making it essential to identify them early, since a timely and accurate diagnosis leads to more appropriate, specific, and adapted interventions, contemplating and anticipating all the rights of the child and the family. It became essential to know the perception of the Childhood Educators at Santa Casa da Misericordia de Lisboa regarding the acquisition, or not, of timely intervention responses and teamwork with children who have been signaled or are about to be signaled for Early Intervention. It is equally pertinent to investigate whether the collaboration with the Local Intervention Teams technicians is enough to meet the real needs of the child and their families. This line of research intends to analyze the need for an office with a technical team (multidisciplinary), which promotes an articulated work that provides a more integrated and effective response, meeting the reduction of existing asymmetries, enhancing greater coverage and early detection, as set out in Ordinance No. 293/2013 of 26 September. The investigation focused on quantitative methodologies resulting from the application of a questionnaire, to which we obtained 64 responses. The results indicate that professionals consider fundamental signaling and timely action in educational practice, providing everyone with participation and a sense of belonging in effective conditions of equity, as well as valuing multidisciplinary strategies and practices to maximize child development, promoting social inclusion and autonomy, ensuring effective and quality care for children and their families.Almeida, TiagoRCIPLMartins, Sofia Vieira de Sousa Ganho da Silva2024-02-16T12:12:23Z2023-07-262023-07-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/17123TID:203525825porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-21T02:17:25Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/17123Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T02:39:23.154090Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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