Cognição, humor e autoestima de idosos a partir da estimulação cognitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Souza,Flávia
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Mendes,Adriana, Silva,Eraldo, Milani,Rute, Bennemann,Rose
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-00862022000300806
Resumo: Resumo O processo de envelhecimento é acompanhado por declínio nas funções cognitivas, entretanto intervenções como oficinas de estimulação cognitiva podem melhorar o desempenho e promover a manutenção de habilidades cognitivas em idosos. O objetivo foi avaliar os efeitos de um programa de estimulação cognitiva sobre a cognição, humor e autoestima em adultos maduros e idosos. A amostra foi constituída de 48 adultos maduros e idosos integrantes de um centro de convivência para idosos, os quais participaram de doze oficinas de estimulação cognitiva. Os participantes foram divididos em dois grupos: grupo intervenção (GI) n=27 e grupo controle (GC) n=21 e avaliados utilizando os seguintes instrumentos: questionário sociodemográfico, Exame Cognitivo de Addenbrooke’s Revisado (ACE-R), Escala de Depressão Geriátrica (GDS-15), e Escala de Autoestima de Rosenberg. Observou-se que o desempenho cognitivo do GI melhorou significativamente após participação nas oficinas, especificamente no que se refere a cognição global e o domínio visuoespacial, também houve diminuição no score de depressão e melhora da autoestima, quando comparado ao GC. Estes achados sugerem que oficinas de estimulação cognitiva em grupo fortalece a rede de apoio social dos participantes e contribui para a melhora das funções cognitivas e do humor.
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