Plataforma de apoio à avaliação de ciclos de estudo
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.22/10974 |
Resumo: | O conhecido processo de Bolonha tem como intuito criar um espaço Europeu de Ensino Superior coerente, competitivo e atrativo para os estudantes, garantindo que os mesmos possam continuar ou concluir a sua formação em qualquer instituição de qualquer Estado membro, bem como que os seus diplomas possam igualmente ser reconhecidos no mesmo espaço. Neste sentido houve a necessidade de criar mecanismos que permitissem o funcionamento das instituições de ensino superior de modo integrado, com organizações estruturalmente semelhantes, tal como a oferta de cursos e especializações serem comparáveis em termos de conteúdos e respetiva duração. A verificação destas condicionantes é realizada pela avaliação de todos os elementos que compõem cada ciclo de estudos em funcionamento. Atualmente em Portugal, existe uma instituição responsável pela gestão de todo o processo de avaliação, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a qual disponibiliza uma plataforma para a elaboração e submissão dos documentos necessários à avaliação e acreditação. Este processo revela-se na maioria das vezes pouco eficiente, uma vez que normalmente tem sido realizado de forma manual. Este trabalho apresenta uma solução com apoio e recurso aos meios tecnológicos atualmente existentes, facilitando todo este processo desde a elaboração dos documentos até à sua submissão. Permite que a elaboração dos documentos de avaliação possa ser iniciada antes da disponibilização da plataforma da A3ES, bem como a colaboração ativa de toda a comunidade escolar. Recorrendo de forma automática a diversas verificações e validações da informação já existente, reduz consideravelmente o tempo necessário de elaboração e submissão, bem como evitando que possam ser inseridos erros no processo. Face à quantidade de informação que é necessária para os referidos documentos, a mesma solução pode ser adaptada para outros fins. |
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Plataforma de apoio à avaliação de ciclos de estudoBolonhaAvaliaçãoAcreditaçãoA3ESBologna processEvaluationAccreditationSistemas ComputacionaisO conhecido processo de Bolonha tem como intuito criar um espaço Europeu de Ensino Superior coerente, competitivo e atrativo para os estudantes, garantindo que os mesmos possam continuar ou concluir a sua formação em qualquer instituição de qualquer Estado membro, bem como que os seus diplomas possam igualmente ser reconhecidos no mesmo espaço. Neste sentido houve a necessidade de criar mecanismos que permitissem o funcionamento das instituições de ensino superior de modo integrado, com organizações estruturalmente semelhantes, tal como a oferta de cursos e especializações serem comparáveis em termos de conteúdos e respetiva duração. A verificação destas condicionantes é realizada pela avaliação de todos os elementos que compõem cada ciclo de estudos em funcionamento. Atualmente em Portugal, existe uma instituição responsável pela gestão de todo o processo de avaliação, a Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES), a qual disponibiliza uma plataforma para a elaboração e submissão dos documentos necessários à avaliação e acreditação. Este processo revela-se na maioria das vezes pouco eficiente, uma vez que normalmente tem sido realizado de forma manual. Este trabalho apresenta uma solução com apoio e recurso aos meios tecnológicos atualmente existentes, facilitando todo este processo desde a elaboração dos documentos até à sua submissão. Permite que a elaboração dos documentos de avaliação possa ser iniciada antes da disponibilização da plataforma da A3ES, bem como a colaboração ativa de toda a comunidade escolar. Recorrendo de forma automática a diversas verificações e validações da informação já existente, reduz consideravelmente o tempo necessário de elaboração e submissão, bem como evitando que possam ser inseridos erros no processo. Face à quantidade de informação que é necessária para os referidos documentos, a mesma solução pode ser adaptada para outros fins.The well-known Bologna process intends to create a standardized European system of coherent higher education that is competitive and attractive for students, ensuring that they can continue or complete their education at any institution within Member States and that their diplomas can also be recognized by these institutions. With view to achieving this goal, it was necessary to create mechanisms that would allow higher education institutions to operate using a common set of standards, with similar and specialized courses that might be comparable in terms of content and duration. To verify that these goals are achieved, assessment of all the elements of each operating cycle of studies is necessary. Currently in Portugal, there is an institution responsible for managing the entire evaluation process, the Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior (A3ES) - Agency for Assessment and Accreditation of Higher Education - which provides a platform that allows the preparation and submission of the necessary documents for assessment and accreditation. This process has proven to be inefficient in most cases, since usually it has been done manually. This study presents a solution with the support and use of currently available technology, simplifying the whole process from the preparation of documents to their submission. It means that the preparation of the assessment documents can be initiated before the release of the A3ES platform, as well as the active collaboration of the entire school community. By using several automated checks and validations of existing information, the time taken for preparation and submission of documents is greatly reduced and errors are also more easily avoided. Given the amount of information that is required for the aforementioned documents, the same solution may be adapted for other purposes.Leite, Jorge Manuel Canelhas PintoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Gilberto Carlos de Carvalho2018-02-05T11:22:43Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/10974TID:201749823porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T12:53:03Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/10974Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:31:19.866245Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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