Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163)

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cupeto, C.A.
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Figueiredo, M.J., Silva, V., Santos, S., Figueiredo, M.A., Carvalho, C., Preguiça, C.
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/14206
Resumo: Neste artigo apresenta-se o novo paradigma do turismo de experiência, como o advento de um empreendedorismo inovador no sector turístico e o diferencial face à concorrência [3]. O turismo assume-se como uma atividade essencial no regresso ao campo. Sendo, o turismo uma indústria dinâmica e em constante mudança, este trabalho pretende evidenciar a dinâmica da “economia da experiência”, apresentando-se o “novo turista” como um “turista de experiências e emoções”, mais exigente, que procura maior diferenciação, um produto à sua medida, numa correspondência elevada às suas expectativas. Neste novo modelo de turismo, o turista tem o papel central, em que as suas motivações e necessidades assumem o comando para a vivência de um conjunto de emoções que lhe vão perpetuar o ”genius loci” [2]. Sendo Portugal um país de patrimónios- natural, construído e etnográfico/cultural à escala local -, tem apresentado dificuldades na construção uma oferta estruturada e focalizada nos principais ativos turísticos do país. Diante desta realidade, este trabalho mostra as vantagens e potencialidades na oferta de um serviço local, diferenciador que introduz valor, e que proporciona ao turista a vivência de uma experiência única, memorável. Apresenta-se um caso de sucesso; a Naturtejo (Geoparque), no centro raiano de Portugal [13]. O resultado é um turismo de elevado valor (social, ambiental, cultural, económico…) e baixo prejuízo (impactes negativos) [1].
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