Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163)
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | , , , , , |
Tipo de documento: | Artigo de conferência |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/14206 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se o novo paradigma do turismo de experiência, como o advento de um empreendedorismo inovador no sector turístico e o diferencial face à concorrência [3]. O turismo assume-se como uma atividade essencial no regresso ao campo. Sendo, o turismo uma indústria dinâmica e em constante mudança, este trabalho pretende evidenciar a dinâmica da “economia da experiência”, apresentando-se o “novo turista” como um “turista de experiências e emoções”, mais exigente, que procura maior diferenciação, um produto à sua medida, numa correspondência elevada às suas expectativas. Neste novo modelo de turismo, o turista tem o papel central, em que as suas motivações e necessidades assumem o comando para a vivência de um conjunto de emoções que lhe vão perpetuar o ”genius loci” [2]. Sendo Portugal um país de patrimónios- natural, construído e etnográfico/cultural à escala local -, tem apresentado dificuldades na construção uma oferta estruturada e focalizada nos principais ativos turísticos do país. Diante desta realidade, este trabalho mostra as vantagens e potencialidades na oferta de um serviço local, diferenciador que introduz valor, e que proporciona ao turista a vivência de uma experiência única, memorável. Apresenta-se um caso de sucesso; a Naturtejo (Geoparque), no centro raiano de Portugal [13]. O resultado é um turismo de elevado valor (social, ambiental, cultural, económico…) e baixo prejuízo (impactes negativos) [1]. |
id |
RCAP_25547093e07594398cac98d8fc54dfe8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/14206 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163)geoparqueturismo de experiênciaempreendedorismoNeste artigo apresenta-se o novo paradigma do turismo de experiência, como o advento de um empreendedorismo inovador no sector turístico e o diferencial face à concorrência [3]. O turismo assume-se como uma atividade essencial no regresso ao campo. Sendo, o turismo uma indústria dinâmica e em constante mudança, este trabalho pretende evidenciar a dinâmica da “economia da experiência”, apresentando-se o “novo turista” como um “turista de experiências e emoções”, mais exigente, que procura maior diferenciação, um produto à sua medida, numa correspondência elevada às suas expectativas. Neste novo modelo de turismo, o turista tem o papel central, em que as suas motivações e necessidades assumem o comando para a vivência de um conjunto de emoções que lhe vão perpetuar o ”genius loci” [2]. Sendo Portugal um país de patrimónios- natural, construído e etnográfico/cultural à escala local -, tem apresentado dificuldades na construção uma oferta estruturada e focalizada nos principais ativos turísticos do país. Diante desta realidade, este trabalho mostra as vantagens e potencialidades na oferta de um serviço local, diferenciador que introduz valor, e que proporciona ao turista a vivência de uma experiência única, memorável. Apresenta-se um caso de sucesso; a Naturtejo (Geoparque), no centro raiano de Portugal [13]. O resultado é um turismo de elevado valor (social, ambiental, cultural, económico…) e baixo prejuízo (impactes negativos) [1].2015-04-23T16:14:52Z2015-04-232014-10-23T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/conferenceObjecthttp://hdl.handle.net/10174/14206http://hdl.handle.net/10174/14206porsimnaonaocupeto@uevora.ptndndndndndndCupeto, C.A.Figueiredo, M.J.Silva, V.Santos, S.Figueiredo, M.A.Carvalho, C.Preguiça, C.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:00:13Zoai:dspace.uevora.pt:10174/14206Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:07:27.974290Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163) |
title |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163) |
spellingShingle |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163) Cupeto, C.A. geoparque turismo de experiência empreendedorismo |
title_short |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163) |
title_full |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163) |
title_fullStr |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163) |
title_full_unstemmed |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163) |
title_sort |
Empreendedorismo no turismo de experiência e emoção (pp.160 -163) |
author |
Cupeto, C.A. |
author_facet |
Cupeto, C.A. Figueiredo, M.J. Silva, V. Santos, S. Figueiredo, M.A. Carvalho, C. Preguiça, C. |
author_role |
author |
author2 |
Figueiredo, M.J. Silva, V. Santos, S. Figueiredo, M.A. Carvalho, C. Preguiça, C. |
author2_role |
author author author author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Cupeto, C.A. Figueiredo, M.J. Silva, V. Santos, S. Figueiredo, M.A. Carvalho, C. Preguiça, C. |
dc.subject.por.fl_str_mv |
geoparque turismo de experiência empreendedorismo |
topic |
geoparque turismo de experiência empreendedorismo |
description |
Neste artigo apresenta-se o novo paradigma do turismo de experiência, como o advento de um empreendedorismo inovador no sector turístico e o diferencial face à concorrência [3]. O turismo assume-se como uma atividade essencial no regresso ao campo. Sendo, o turismo uma indústria dinâmica e em constante mudança, este trabalho pretende evidenciar a dinâmica da “economia da experiência”, apresentando-se o “novo turista” como um “turista de experiências e emoções”, mais exigente, que procura maior diferenciação, um produto à sua medida, numa correspondência elevada às suas expectativas. Neste novo modelo de turismo, o turista tem o papel central, em que as suas motivações e necessidades assumem o comando para a vivência de um conjunto de emoções que lhe vão perpetuar o ”genius loci” [2]. Sendo Portugal um país de patrimónios- natural, construído e etnográfico/cultural à escala local -, tem apresentado dificuldades na construção uma oferta estruturada e focalizada nos principais ativos turísticos do país. Diante desta realidade, este trabalho mostra as vantagens e potencialidades na oferta de um serviço local, diferenciador que introduz valor, e que proporciona ao turista a vivência de uma experiência única, memorável. Apresenta-se um caso de sucesso; a Naturtejo (Geoparque), no centro raiano de Portugal [13]. O resultado é um turismo de elevado valor (social, ambiental, cultural, económico…) e baixo prejuízo (impactes negativos) [1]. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-10-23T00:00:00Z 2015-04-23T16:14:52Z 2015-04-23 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/conferenceObject |
format |
conferenceObject |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/14206 http://hdl.handle.net/10174/14206 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/14206 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
sim nao nao cupeto@uevora.pt nd nd nd nd nd nd |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136559495118848 |