Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Aires, Luísa
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/2028
Resumo: O e-book trata de investigação qualitativa em educação. Nos projectos de pesquisa, a coerência e a interacção permanentes entre o modelo teórico de referência e as estratégias metodológicas constituem dimensões fulcrais do processo investigativo. O presente e-book apresenta um breve contributo para a delimitação epistemológica do paradigma de investigação qualitativa e explora os fundamentos teóricos e práticos das metodologias e técnicas de investigação que emanam deste paradigma. Subjacente à concretização desta proposta está a convicção de que qualquer actividade científica se enquadra num conjunto de coordenadas espácio-temporais e sócio-históricas que condicionam e justificam as suas opções metodológicas. Assim,na primeira parte do documento, caracterizamos sucintamente a investigação qualitativa no contexto actual da investigação científica e, na segunda parte, apresentamos algumas metodologias e técnicas presentes em estudos desta natureza.
id RCAP_25565fd628c850394059cd28c3e0bfe3
oai_identifier_str oai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2028
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacionalInvestigação qualitativaMétodosTécnicasAnálise qualitativaO e-book trata de investigação qualitativa em educação. Nos projectos de pesquisa, a coerência e a interacção permanentes entre o modelo teórico de referência e as estratégias metodológicas constituem dimensões fulcrais do processo investigativo. O presente e-book apresenta um breve contributo para a delimitação epistemológica do paradigma de investigação qualitativa e explora os fundamentos teóricos e práticos das metodologias e técnicas de investigação que emanam deste paradigma. Subjacente à concretização desta proposta está a convicção de que qualquer actividade científica se enquadra num conjunto de coordenadas espácio-temporais e sócio-históricas que condicionam e justificam as suas opções metodológicas. Assim,na primeira parte do documento, caracterizamos sucintamente a investigação qualitativa no contexto actual da investigação científica e, na segunda parte, apresentamos algumas metodologias e técnicas presentes em estudos desta natureza.Universidade AbertaRepositório AbertoAires, Luísa2012-01-04T14:26:37Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/2028porAires, Luísa - Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2011. 70 p. ISBN 978-989-97582-1-6978-989-97582-1-6info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-16T15:15:12Zoai:repositorioaberto.uab.pt:10400.2/2028Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:43:36.592057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional
title Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional
spellingShingle Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional
Aires, Luísa
Investigação qualitativa
Métodos
Técnicas
Análise qualitativa
title_short Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional
title_full Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional
title_fullStr Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional
title_full_unstemmed Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional
title_sort Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional
author Aires, Luísa
author_facet Aires, Luísa
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório Aberto
dc.contributor.author.fl_str_mv Aires, Luísa
dc.subject.por.fl_str_mv Investigação qualitativa
Métodos
Técnicas
Análise qualitativa
topic Investigação qualitativa
Métodos
Técnicas
Análise qualitativa
description O e-book trata de investigação qualitativa em educação. Nos projectos de pesquisa, a coerência e a interacção permanentes entre o modelo teórico de referência e as estratégias metodológicas constituem dimensões fulcrais do processo investigativo. O presente e-book apresenta um breve contributo para a delimitação epistemológica do paradigma de investigação qualitativa e explora os fundamentos teóricos e práticos das metodologias e técnicas de investigação que emanam deste paradigma. Subjacente à concretização desta proposta está a convicção de que qualquer actividade científica se enquadra num conjunto de coordenadas espácio-temporais e sócio-históricas que condicionam e justificam as suas opções metodológicas. Assim,na primeira parte do documento, caracterizamos sucintamente a investigação qualitativa no contexto actual da investigação científica e, na segunda parte, apresentamos algumas metodologias e técnicas presentes em estudos desta natureza.
publishDate 2011
dc.date.none.fl_str_mv 2011
2011-01-01T00:00:00Z
2012-01-04T14:26:37Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.2/2028
url http://hdl.handle.net/10400.2/2028
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Aires, Luísa - Paradigma qualitativo e práticas de investigação educacional [Em linha]. Lisboa: Universidade Aberta, 2011. 70 p. ISBN 978-989-97582-1-6
978-989-97582-1-6
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
publisher.none.fl_str_mv Universidade Aberta
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799135003592884224