A trajetória de Miguel Seabra, entre o artístico e o pedagógico: para um "manual do agora"

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marcos, Filipa de Melo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14481
Resumo: Dissertação apresentada à Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção de grau de mestre em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação
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Três questões orientaram os processos de pesquisa sobre (i) as referências teórico-práticas autorreconhecidas e reconhecíveis nos seus processos artísticos e pedagógicos, (ii) as formas como emergem, na criação artística e na atuação pedagógica, a formação realizada e a sua história de vida e, ainda, (iii) a caracterização das linhas, artísticas e pedagógicas, que definem a sua prática com atores e não atores. No campo metodológico, o estudo assenta num corpus documental, submetido a análise documental e de conteúdo, sobretudo recolhido através de observação direta participante, quer durante as aulas da unidade curricular “Oficina Artístico-Pedagógica” do Mestrado em Educação Artística – especialização em Teatro na Educação (2015-2016), quer durante processos de formação ou de criação artística levados a cabo no Teatro Meridional, em particular nos espetáculos Ca-minho (2019) e Os Silvas (2020). O estudo permite concluir que existe uma profunda articulação entre os dois campos de ação, o artístico e o pedagógico, e, no fundo, entre o homem e o criador, mas, sobretudo, entre a dimensão da vida e a dimensão da arte. É possível concluir também que, para Miguel Seabra, o teatro é transformador e ativador de campos de perceção diversos, recorrendo a essa evidência como ferramenta artística e pedagógica, tanto com atores como com não atores, porque o encenador e o professor são uma e a mesma pessoa. Este trabalho, em que o leitor encontra uma descrição e uma análise, contextualizadas e fundamentadas, da prática artístico-pedagógica de Miguel Seabra, constitui-se como um “Manual do Agora” para quem queira perceber como se aproximam, complementam e distinguem os seus desempenhos como encenador e professor.ABSTRACT The starting question – "how can the singularity of Miguel Seabra's work processes be defined, particularly in the ways in which they approach, complement and distinguish his practices in the artistic and pedagogical fields?" – defined the direction of this study, which, framed in the interpretive paradigm and in a qualitative methodology, followed an exploratory and descriptive approach to the theme. Three questions guided these research processes (i) the self-recognition and recognizable theoretical-practical references in their artistic and pedagogical processes, (ii) the ways in which they emerge, in the artistic creation and pedagogical performance, the training held and his history of life and, (iii) the characterization of the artistic lines and pedagogical, that define his practice with actors and non-actors. In the methodological field, the study is based on a documental corpus, submitted to a documental and content analysis, mainly collected through direct participant observation, either during classes of the “Artistic-Pedagogical Workshop” of the Master's Degree in Artistic Education – specialization in Theater in Educação (2015-2016), either during training or artistic creation processes carried out at Teatro Meridional, particulary in Ca-minho (2019) and Os Silvas (2020). The study allows us to conclude that there is a deep articulation between the two fields of action, the artistic and the pedagogical, and, ultimately, between man and the creator, but, above all, between the dimension of life and the dimension of art. It is also possible to conclude that, for Miguel Seabra, theater is transformative and an activator of different fields of perception, using this evidence as an artistic and pedagogical tool, both with actors and non-actors, because the director and the teacher are one and the same person. This work, in which the reader finds a contextualized and substantiated description and analysis of Miguel Seabra's artistic-pedagogical practice, constitutes a “Manual of now” for those who want to understand how they approach, complement and distinguish their performances as a director and teacher.Falcão, MiguelRCIPLMarcos, Filipa de Melo2022-03-16T11:50:22Z2021-12-212021-12-21T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14481TID:202935213porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:10:42Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14481Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:22:16.913606Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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