O Estado da Arte do Culto da Possessão na Ásia do Sul
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2016 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.5/29249 |
Resumo: | O culto da possessão desde muito cedo tem vindo a exercer uma influência fascinante no imaginário do antropólogo e a constituir um tópico de estudo, expressão privilegiada de alteridade, cobrindo variações culturais em diferentes contextos etnográficos. Na etnografia do subcontinente indiano, a produção de textos em torno do culto de possessão tem vindo a ser bastante profícua. Esta produção de textos tem vindo a tratar a temática em causa sob sob diferentes perspectivas: as interpretações psicanalíticas, por um lado, o culto da possessão visto como forma de controlo social, por outro lado; e ainda uma abordagem mais recente que trata o fenómeno da possessão como realidade ontológica tal como ela é entendida pelos seus participantes, i.e, uma abordagem mais emic, que tem em conta a interpretação das representações partilhadas pelos grupos e os indivíduos estudados. O objectivo é fazer um estudo da arte com o objectivo de compreender informação etnográfica recolhida nesse âmbito (Santos, 2015). |
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O Estado da Arte do Culto da Possessão na Ásia do SulThe State of the Art of Spirit Possession in South AsiaCulto da Possessão; Interpretações Psicanalíticas; Controlo Social; Abordagem emic.O culto da possessão desde muito cedo tem vindo a exercer uma influência fascinante no imaginário do antropólogo e a constituir um tópico de estudo, expressão privilegiada de alteridade, cobrindo variações culturais em diferentes contextos etnográficos. Na etnografia do subcontinente indiano, a produção de textos em torno do culto de possessão tem vindo a ser bastante profícua. Esta produção de textos tem vindo a tratar a temática em causa sob sob diferentes perspectivas: as interpretações psicanalíticas, por um lado, o culto da possessão visto como forma de controlo social, por outro lado; e ainda uma abordagem mais recente que trata o fenómeno da possessão como realidade ontológica tal como ela é entendida pelos seus participantes, i.e, uma abordagem mais emic, que tem em conta a interpretação das representações partilhadas pelos grupos e os indivíduos estudados. O objectivo é fazer um estudo da arte com o objectivo de compreender informação etnográfica recolhida nesse âmbito (Santos, 2015).Repositório da Universidade de LisboaSantos, Pedro Matias2023-11-02T14:31:42Z20162016-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.5/29249porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-05T01:31:41Zoai:www.repository.utl.pt:10400.5/29249Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:26:45.315357Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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