O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2011 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/24698 |
Resumo: | Este trabalho de cariz empírico, pretende evidenciar o problema que representa o excesso de velocidade, que é a principal causa acidentes rodoviários, interferindo nas capacidades de condução como factor contributivo e agravativo dos acidentes rodoviários, que atinge números muito sérios no nosso país, o que torna pertinente realização deste trabalho para averiguar a necessidade de adopção de medidas para o seu combate. Numa primeira fase, expõem-se trabalhos que demonstram os efeitos essencialmente negativos da velocidade na condução. Posteriormente foi realizada uma explanação acerca da história e importância da legislação portuguesa sobre os limites de velocidade legais. Por último, fez-se uma visualização da realidade portuguesa relativa às velocidades praticadas nas estradas portuguesas, enriquecida pela demonstração dos dados das fiscalizações da PSP e pela opinião dos agentes que em primeira mão lidam com esta realidade diariamente, que são os elementos fiscalizadores. Deste trabalho, concluiu-se que a realidade portuguesa respeitante às velocidades praticadas é muito preocupante e que são necessárias medidas para combater o problema do excesso de velocidade em Portugal, passando essas medidas, sobretudo pela mudança de atitude e comportamentos dos condutores, através de uma maior e melhor educação, formação e fiscalização complementadas com outras medidas aplicadas na infra-estrutura. |
id |
RCAP_2562f5e06a8d4bebee07d5784ff7b78a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/24698 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combatePolícia de Segurança PúblicaExcesso de velocidadeRealidade portuguesaProblema nacionalmedidas a adoptarDomínio/Área Científica::Ciências SociaisEste trabalho de cariz empírico, pretende evidenciar o problema que representa o excesso de velocidade, que é a principal causa acidentes rodoviários, interferindo nas capacidades de condução como factor contributivo e agravativo dos acidentes rodoviários, que atinge números muito sérios no nosso país, o que torna pertinente realização deste trabalho para averiguar a necessidade de adopção de medidas para o seu combate. Numa primeira fase, expõem-se trabalhos que demonstram os efeitos essencialmente negativos da velocidade na condução. Posteriormente foi realizada uma explanação acerca da história e importância da legislação portuguesa sobre os limites de velocidade legais. Por último, fez-se uma visualização da realidade portuguesa relativa às velocidades praticadas nas estradas portuguesas, enriquecida pela demonstração dos dados das fiscalizações da PSP e pela opinião dos agentes que em primeira mão lidam com esta realidade diariamente, que são os elementos fiscalizadores. Deste trabalho, concluiu-se que a realidade portuguesa respeitante às velocidades praticadas é muito preocupante e que são necessárias medidas para combater o problema do excesso de velocidade em Portugal, passando essas medidas, sobretudo pela mudança de atitude e comportamentos dos condutores, através de uma maior e melhor educação, formação e fiscalização complementadas com outras medidas aplicadas na infra-estrutura.This empirical work aims to highlight the problem of the speed, which is the main cause of road accidents, interfering with the driving skills as a contributory factor for road accidents and their gravity. In our country this kind of accident reaches very high numbers, which makes this work important in order to ascertain the need for measures to fights against it. In a first stage, some empirical studies are presented. These studies demonstrate the negative effects about driving at very high speed. Later an explanation about the history and importance of the Portuguese legislation on legal speed limits was given. Finally, we studied the Portuguese reality of the speed practiced on Portuguese roads, which was based on the data collected by the inspections carried out by PSP and on police officers‟ opinion, who, in first place, deal with this reality. Based on this study, it is possible to conclude that the situation in Portugal - as far as the practiced speed is concerned- is very serious and require some measures to fight against it. These measures involve changes in drivers‟ behavior, attitude. These changes can be reached through a better training, education and supervision together with other implemented measures in the responsible infrastructures.Trigoso, José MiguelRepositório ComumCarvalho, Tiago Emanuel da Cunha2018-11-05T12:06:34Z2011-052011-05-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/24698TID:201363690porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-29T12:28:14Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/24698Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:47:20.953350Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate |
title |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate |
spellingShingle |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate Carvalho, Tiago Emanuel da Cunha Polícia de Segurança Pública Excesso de velocidade Realidade portuguesa Problema nacional medidas a adoptar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
title_short |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate |
title_full |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate |
title_fullStr |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate |
title_full_unstemmed |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate |
title_sort |
O excesso de velocidade como um problema nacional: necessidade de adopção de medidas para o seu combate |
author |
Carvalho, Tiago Emanuel da Cunha |
author_facet |
Carvalho, Tiago Emanuel da Cunha |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Trigoso, José Miguel Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Carvalho, Tiago Emanuel da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Polícia de Segurança Pública Excesso de velocidade Realidade portuguesa Problema nacional medidas a adoptar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
topic |
Polícia de Segurança Pública Excesso de velocidade Realidade portuguesa Problema nacional medidas a adoptar Domínio/Área Científica::Ciências Sociais |
description |
Este trabalho de cariz empírico, pretende evidenciar o problema que representa o excesso de velocidade, que é a principal causa acidentes rodoviários, interferindo nas capacidades de condução como factor contributivo e agravativo dos acidentes rodoviários, que atinge números muito sérios no nosso país, o que torna pertinente realização deste trabalho para averiguar a necessidade de adopção de medidas para o seu combate. Numa primeira fase, expõem-se trabalhos que demonstram os efeitos essencialmente negativos da velocidade na condução. Posteriormente foi realizada uma explanação acerca da história e importância da legislação portuguesa sobre os limites de velocidade legais. Por último, fez-se uma visualização da realidade portuguesa relativa às velocidades praticadas nas estradas portuguesas, enriquecida pela demonstração dos dados das fiscalizações da PSP e pela opinião dos agentes que em primeira mão lidam com esta realidade diariamente, que são os elementos fiscalizadores. Deste trabalho, concluiu-se que a realidade portuguesa respeitante às velocidades praticadas é muito preocupante e que são necessárias medidas para combater o problema do excesso de velocidade em Portugal, passando essas medidas, sobretudo pela mudança de atitude e comportamentos dos condutores, através de uma maior e melhor educação, formação e fiscalização complementadas com outras medidas aplicadas na infra-estrutura. |
publishDate |
2011 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2011-05 2011-05-01T00:00:00Z 2018-11-05T12:06:34Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/24698 TID:201363690 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/24698 |
identifier_str_mv |
TID:201363690 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131557362925568 |