Desenvolvimento de um sistema para o alinhamento do teto panorâmico de um veículo automóvel
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10362/28729 |
Resumo: | A presente dissertação tem como objetivo a conceção de um sistema para o alinhamento do teto panorâmico de um veículo automóvel. Pretende-se aumentar a cadência de produção de uma estação de trabalho de uma empresa do sector automóvel. Uma das operações realizadas nesta estação de trabalho consiste na medição do desalinhamento existente entre o teto panorâmico e o tejadilho do veículo, seguida da anotação de todos os valores medidos e posterior correção do alinhamento. Atualmente, esta operação é executada de forma pouco eficiente e desconfortável por dois operários. Neste trabalho projeta-se um sistema para realizar a medição do desalinhamento num tempo reduzido e indicar qual o ajuste que deve ser realizado, registando todos os valores numa base de dados. Em suma, o projeto foi desenvolvido em três fases. A primeira fase consistiu numa pesquisa bibliográfica para identificar técnicas de medição do desalinhamento. Este estudo permitiu a comparação de instrumentos de medição e processamento de imagem. O método considerado mais adequado, e adotado neste projeto, consiste na utilização de comparadores digitais. Na segunda fase do projeto, foram identificadas as equações que regem o alinhamento nos pontos de ajuste do teto panorâmico, partindo dos valores medidos pelos comparadores e por funções analíticas, resultantes da interpolação por splines cúbicos da curvatura do tejadilho do veículo. Foram também desenvolvidos programas em linguagem MATLAB, com o intuito de testar as equações obtidas e a serem incorporadas no sistema de alinhamento. Na fase final do projeto, foi desenhado o suporte dos comparadores, escolhido o sistema que deslocará o suporte verticalmente e concebido o respetivo controlador. Aceita-se que os objetivos propostos neste projeto foram alcançados e os resultados obtidos, nos ensaios e simulações realizados, foram positivos. |
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Desenvolvimento de um sistema para o alinhamento do teto panorâmico de um veículo automóvelAutomaçãomedição de um desalinhamentotécnicas de mediçãoprocessamento de imagemsimulação FluidSIMDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia MecânicaA presente dissertação tem como objetivo a conceção de um sistema para o alinhamento do teto panorâmico de um veículo automóvel. Pretende-se aumentar a cadência de produção de uma estação de trabalho de uma empresa do sector automóvel. Uma das operações realizadas nesta estação de trabalho consiste na medição do desalinhamento existente entre o teto panorâmico e o tejadilho do veículo, seguida da anotação de todos os valores medidos e posterior correção do alinhamento. Atualmente, esta operação é executada de forma pouco eficiente e desconfortável por dois operários. Neste trabalho projeta-se um sistema para realizar a medição do desalinhamento num tempo reduzido e indicar qual o ajuste que deve ser realizado, registando todos os valores numa base de dados. Em suma, o projeto foi desenvolvido em três fases. A primeira fase consistiu numa pesquisa bibliográfica para identificar técnicas de medição do desalinhamento. Este estudo permitiu a comparação de instrumentos de medição e processamento de imagem. O método considerado mais adequado, e adotado neste projeto, consiste na utilização de comparadores digitais. Na segunda fase do projeto, foram identificadas as equações que regem o alinhamento nos pontos de ajuste do teto panorâmico, partindo dos valores medidos pelos comparadores e por funções analíticas, resultantes da interpolação por splines cúbicos da curvatura do tejadilho do veículo. Foram também desenvolvidos programas em linguagem MATLAB, com o intuito de testar as equações obtidas e a serem incorporadas no sistema de alinhamento. Na fase final do projeto, foi desenhado o suporte dos comparadores, escolhido o sistema que deslocará o suporte verticalmente e concebido o respetivo controlador. Aceita-se que os objetivos propostos neste projeto foram alcançados e os resultados obtidos, nos ensaios e simulações realizados, foram positivos.Martinho, AlbertoRUNRevez, Afonso Nunes Mexia Allen2018-01-22T10:36:18Z2017-1220172017-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/28729TID:202333981porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:15:28Zoai:run.unl.pt:10362/28729Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:01.920308Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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