A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/31553 |
Resumo: | A Estatística tem marcada importância na Psicologia, pelo que na maioria dos cursos de licenciatura e mestrado em Psicologia são incluídas uma ou duas unidades curriculares sobre Probabilidades e Estatística. No entanto, o ensino da Estatística em Psicologia tem-se mostrado um desafio pedagógico. Os alunos manifestam frequentemente graves dificuldades com vários temas da Estatística, fracas competências matemáticas e uma tendência a desgostar do tema. Esta dissertação revê a história e o papel da Estatística em Psicologia, e explora as competências em Estatística de alunos licenciados em Psicologia, avaliando-as e relacionando-as com as competências matemáticas e a atitude em relação à Estatística (SATS-28). |
id |
RCAP_2573df033c3359d48dfc3cd268823f21 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ria.ua.pt:10773/31553 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensinoEstatísticaEstatística na psicologiaEnsino da estatísticaCompetências matemáticasCompetências estatísticasAtitude em relação à estatísticaA Estatística tem marcada importância na Psicologia, pelo que na maioria dos cursos de licenciatura e mestrado em Psicologia são incluídas uma ou duas unidades curriculares sobre Probabilidades e Estatística. No entanto, o ensino da Estatística em Psicologia tem-se mostrado um desafio pedagógico. Os alunos manifestam frequentemente graves dificuldades com vários temas da Estatística, fracas competências matemáticas e uma tendência a desgostar do tema. Esta dissertação revê a história e o papel da Estatística em Psicologia, e explora as competências em Estatística de alunos licenciados em Psicologia, avaliando-as e relacionando-as com as competências matemáticas e a atitude em relação à Estatística (SATS-28).Statistics plays an important role in Psychology, and with that being, many psychology curriculums include one or several Probability and Statistics courses. However, teaching statistics and research methods to psychology students has been a pedagogic challenge. Students often show difficulty and poor knowledge in several statistical fields, lack mathematics skills and a tendency to dislike this discipline. This study reviews the history and role of statistic in psychology, and explores statistical skills on psychology graduate students, while assessing their mathematics skills and attitudes towards statistics (SATS-28).2021-07-13T08:03:14Z2021-02-12T00:00:00Z2021-02-12info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/31553porDantas, Cláudia Nunesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:00:57Zoai:ria.ua.pt:10773/31553Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:03:25.334094Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino |
title |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino |
spellingShingle |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino Dantas, Cláudia Nunes Estatística Estatística na psicologia Ensino da estatística Competências matemáticas Competências estatísticas Atitude em relação à estatística |
title_short |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino |
title_full |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino |
title_fullStr |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino |
title_full_unstemmed |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino |
title_sort |
A estatística na psicologia: uma revisão epistemológica sobre a importância e os défices no ensino |
author |
Dantas, Cláudia Nunes |
author_facet |
Dantas, Cláudia Nunes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dantas, Cláudia Nunes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Estatística Estatística na psicologia Ensino da estatística Competências matemáticas Competências estatísticas Atitude em relação à estatística |
topic |
Estatística Estatística na psicologia Ensino da estatística Competências matemáticas Competências estatísticas Atitude em relação à estatística |
description |
A Estatística tem marcada importância na Psicologia, pelo que na maioria dos cursos de licenciatura e mestrado em Psicologia são incluídas uma ou duas unidades curriculares sobre Probabilidades e Estatística. No entanto, o ensino da Estatística em Psicologia tem-se mostrado um desafio pedagógico. Os alunos manifestam frequentemente graves dificuldades com vários temas da Estatística, fracas competências matemáticas e uma tendência a desgostar do tema. Esta dissertação revê a história e o papel da Estatística em Psicologia, e explora as competências em Estatística de alunos licenciados em Psicologia, avaliando-as e relacionando-as com as competências matemáticas e a atitude em relação à Estatística (SATS-28). |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-07-13T08:03:14Z 2021-02-12T00:00:00Z 2021-02-12 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10773/31553 |
url |
http://hdl.handle.net/10773/31553 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137689240338432 |