A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Ângela Aguiar
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/104069
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
id RCAP_258d0fedfb228f5aebd5c223114bc113
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/104069
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICACULTURAL DIVERSITY AS A LINK BETWEEN GEOGRAPHY AND MUSIC - A PROPOSAL FOR TEACHING STRATEGYDiversidade CulturalTransversalidadeMúsicaTrabalho de grupoEnsino à DistânciaCultural DiversityMusicTransversalityTransversalityRemote TeachingRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letraspresente Relatório de Estágio tem como objetivo primordial a reflexão sobre as atividades realizadas ao longo do ano letivo 2019/2020, que terminou com a realização de Estágio Pedagógico Supervisionado. Este, foi realizado no Colégio São Teotónio, em Coimbra, junto de uma turma de 8ºano, onde tive a primeira oportunidade de lecionar e conviver com a turma à qual estive afeta durante um ano letivo.O culminar do relatório, apresenta uma proposta de estratégia para o tema da Diversidade Cultural, utilizando a música como um recurso didático. A música, desempenha um papel fundamental nas sociedades contemporâneas, uma vez que a maioria da população é consumidora deste recurso. Além disso, é igualmente abordada a existência da transversalidade entre disciplinas, nesse sentido e uma vez que a turma afeta ao estágio se enquadra no regime de Ensino Integrado, considera-se uma mais-valia a complementaridade entre as demais áreas do saber e do currículo. Assim e mediante o apresentado, o trabalho de grupo é também um tema contemplado no relatório, considerando-se uma mais-valia para o desenvolvimento pessoal. No relatório, é também apresentada uma reflexão sobre o Ensino à Distância, que não ocorreria em “condições normais”, onde relato a minha experiência bem como aquilo que foi feito ao longo do 3ºperíodo. Para finalizar, o relatório encontra-se dividido em três partes fundamentais, sendo que a primeira aborda a caraterização da escola, da turma e as atividades que foram realizadas ao longo do ano. A segunda, concentra-se sobretudo na investigação empírica e científica do tema da Diversidade Cultural. Por fim, a terceira parte, foca o ensino à distância, que foi implementado devido à pandemia causada pelo Covid-19.The present Internship Report aims to reflect upon the activities conducted throughout the school year 2019/2020, which ended with the completion of the Supervised Pedagogical Internship. This internship was carried out in Colégio São Teotónio in Coimbra, with an 8th year class, where I had the first opportunity to teach and to spend time with the class, I worked with for the duration of the school year. The culmination of the report proposes a strategy for the theme of Cultural Diversity, using music as a teaching resource. Music plays a fundamental role in contemporary societies, as most of the population consumes it. The transversality between subjects is also approached; as the class involved in the internship is in the Integrated Teaching regime, the complementarity between the areas of knowledge and the curriculum is considered to be beneficial. Bearing in mind what is presented, group work is another theme discussed in the report, being considered a useful tool for personal development. In the report, a reflection on Remote Teaching (which would not have occurred under “normal” conditions) is also presented, where I report my experience, as well as what was achieved during the 3rd period.In conclusion, the report is divided into three fundamental parts. The first approaches the characterization of school, the class and the activities that were carried out throughout the year, the second focuses mostly on the empirical and scientific investigation of the theme of Cultural Diversity, and the third focuses on remote teaching, which was implemented due to the Covid-19 pandemic.2022-10-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/104069http://hdl.handle.net/10316/104069TID:203124928porDias, Ângela Aguiarinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-17T21:38:45Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/104069Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:20:47.361213Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
CULTURAL DIVERSITY AS A LINK BETWEEN GEOGRAPHY AND MUSIC - A PROPOSAL FOR TEACHING STRATEGY
title A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
spellingShingle A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
Dias, Ângela Aguiar
Diversidade Cultural
Transversalidade
Música
Trabalho de grupo
Ensino à Distância
Cultural Diversity
Music
Transversality
Transversality
Remote Teaching
title_short A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
title_full A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
title_fullStr A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
title_full_unstemmed A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
title_sort A DIVERSIDADE CULTURAL COMO UM ELO ENTRE A GEOGRAFIA E A MÚSICA - UMA PROPOSTA DE ESTRATÉGIA DIDÁTICA
author Dias, Ângela Aguiar
author_facet Dias, Ângela Aguiar
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Ângela Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Diversidade Cultural
Transversalidade
Música
Trabalho de grupo
Ensino à Distância
Cultural Diversity
Music
Transversality
Transversality
Remote Teaching
topic Diversidade Cultural
Transversalidade
Música
Trabalho de grupo
Ensino à Distância
Cultural Diversity
Music
Transversality
Transversality
Remote Teaching
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Geografia no 3º ciclo do Ensino Básico e no Ensino Secundário apresentado à Faculdade de Letras
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-10-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/104069
http://hdl.handle.net/10316/104069
TID:203124928
url http://hdl.handle.net/10316/104069
identifier_str_mv TID:203124928
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134099811598336