A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lins, Alene
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Oliveira, Madalena, Santos, Luís António
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/50005
Resumo: A pose, essa composição fictícia do corpo e do sujeito diante de uma objetiva, passou por diversas transformações culturais desde a invenção da fotografia. Este artigo faz uma breve retrospetiva histórica da pose e relaciona as principais alterações tecnológicas que determinaram transformações culturais nas figurações de corpo, nos quase 180 anos de história da fotografia. Desde a necessidade imperativa da pose, frente aos poucos recursos tecnológicos nos primórdios, sua ascensão por meio de uma lente de quatro objetivas do cartes-de-visite, a demarcação de uma narrativa na fotografia social, o surgimento dos novos catálogos de pose com a chegada do equipamento digital, até o surgimento da selfie. Esta, a mais nova e imperiosa figuração de corpo, nada mais é do que a democratização do autorretrato, onde quem posa é também o operador do equipamento e procura controlar a sua própria pose em todos os níveis complexos de significados. Sempre relacionada com o poder e a imagem corporal social do retratado, a pose, neste contexto, é forma de comunicação e de significação que tem inscritas as marcas do tempo.
id RCAP_2593f2999077c3d3db76ec9d3abd0573
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50005
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografiaPoseImagem corporal socialRetratoPoderSelfieCiências Sociais::Ciências da ComunicaçãoA pose, essa composição fictícia do corpo e do sujeito diante de uma objetiva, passou por diversas transformações culturais desde a invenção da fotografia. Este artigo faz uma breve retrospetiva histórica da pose e relaciona as principais alterações tecnológicas que determinaram transformações culturais nas figurações de corpo, nos quase 180 anos de história da fotografia. Desde a necessidade imperativa da pose, frente aos poucos recursos tecnológicos nos primórdios, sua ascensão por meio de uma lente de quatro objetivas do cartes-de-visite, a demarcação de uma narrativa na fotografia social, o surgimento dos novos catálogos de pose com a chegada do equipamento digital, até o surgimento da selfie. Esta, a mais nova e imperiosa figuração de corpo, nada mais é do que a democratização do autorretrato, onde quem posa é também o operador do equipamento e procura controlar a sua própria pose em todos os níveis complexos de significados. Sempre relacionada com o poder e a imagem corporal social do retratado, a pose, neste contexto, é forma de comunicação e de significação que tem inscritas as marcas do tempo.The pose, that fictional composition of the body and of the person before a photography lens, has undergone into diverse cultural transformations since the invention of photography. This article gives a brief historical retrospective of the pose and relates the main technological changes that determined cultural transformations in body figurations in the almost 180 years of photography history. From the imperative necessity of the pose, with the few technological resources in the beginning, its rise through four lens of cartes-de-visite, the demarcation of a narrative in social photography, and the new catalogues of poses with the invention of digital equipment, until the emergence of the selfie. This, the newest and the most imperative body figuration, is the democratization of self-portrait, where the person who is posing is also the operator of the equipment and he seeks to control its own pose at all complex levels of meanings. Always related to the power and social body image of the portrayed, the pose, in this context, is a form of communication and of meaning which has inscribed the marks of time.info:eu-repo/semantics/publishedVersionAssociação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)Universidade do MinhoLins, AleneOliveira, MadalenaSantos, Luís António20182018-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/50005por2183-9506info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:33:51Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/50005Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:29:26.972496Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia
title A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia
spellingShingle A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia
Lins, Alene
Pose
Imagem corporal social
Retrato
Poder
Selfie
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
title_short A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia
title_full A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia
title_fullStr A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia
title_full_unstemmed A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia
title_sort A dinâmica social da pose: as transformações culturais das figurações de corpo na fotografia
author Lins, Alene
author_facet Lins, Alene
Oliveira, Madalena
Santos, Luís António
author_role author
author2 Oliveira, Madalena
Santos, Luís António
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Lins, Alene
Oliveira, Madalena
Santos, Luís António
dc.subject.por.fl_str_mv Pose
Imagem corporal social
Retrato
Poder
Selfie
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
topic Pose
Imagem corporal social
Retrato
Poder
Selfie
Ciências Sociais::Ciências da Comunicação
description A pose, essa composição fictícia do corpo e do sujeito diante de uma objetiva, passou por diversas transformações culturais desde a invenção da fotografia. Este artigo faz uma breve retrospetiva histórica da pose e relaciona as principais alterações tecnológicas que determinaram transformações culturais nas figurações de corpo, nos quase 180 anos de história da fotografia. Desde a necessidade imperativa da pose, frente aos poucos recursos tecnológicos nos primórdios, sua ascensão por meio de uma lente de quatro objetivas do cartes-de-visite, a demarcação de uma narrativa na fotografia social, o surgimento dos novos catálogos de pose com a chegada do equipamento digital, até o surgimento da selfie. Esta, a mais nova e imperiosa figuração de corpo, nada mais é do que a democratização do autorretrato, onde quem posa é também o operador do equipamento e procura controlar a sua própria pose em todos os níveis complexos de significados. Sempre relacionada com o poder e a imagem corporal social do retratado, a pose, neste contexto, é forma de comunicação e de significação que tem inscritas as marcas do tempo.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2018-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/50005
url http://hdl.handle.net/1822/50005
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 2183-9506
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
publisher.none.fl_str_mv Associação Portuguesa de Ciências da Comunicação (SOPCOM)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132794181386240