@vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Camargo, Juliana Duarte de
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/29965
Resumo: As narrativas de base imagética publicadas no Instagram têm grande potencial de envolvimento, principalmente quando há uma produção audiovisual de qualidade. Uma vez combinada à uma estratégia transmediática, é possível oferecer uma experiência ainda mais robusta para o utilizador, sobretudo no âmbito do turismo. A partir disso, o presente estudo observou como as pessoas interagem com os conteúdos imagéticos no Instagram e de quais maneiras o uso combinado de diferentes canais conseguiu proporcionar uma experiência completa e imersiva para o utilizador, tanto no mundo digital quanto no físico. Foi criada uma campanha transmediática, baseada no Instagram, voltada ao público feminino para promover a cidade do Porto. Depois da análise das principais métricas e das opiniões de seguidores do projeto foi possível constatar que as ações foram efetivas na promoção de rotas e pontos turísticos.
id RCAP_2599ab720038a2550d9eb9ad6080daa9
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/29965
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em PortugalNarrativaNarrativas transmediaNovos mediaInstagramEstratégiaCampanhaTurismoFeminismoPortugalAs narrativas de base imagética publicadas no Instagram têm grande potencial de envolvimento, principalmente quando há uma produção audiovisual de qualidade. Uma vez combinada à uma estratégia transmediática, é possível oferecer uma experiência ainda mais robusta para o utilizador, sobretudo no âmbito do turismo. A partir disso, o presente estudo observou como as pessoas interagem com os conteúdos imagéticos no Instagram e de quais maneiras o uso combinado de diferentes canais conseguiu proporcionar uma experiência completa e imersiva para o utilizador, tanto no mundo digital quanto no físico. Foi criada uma campanha transmediática, baseada no Instagram, voltada ao público feminino para promover a cidade do Porto. Depois da análise das principais métricas e das opiniões de seguidores do projeto foi possível constatar que as ações foram efetivas na promoção de rotas e pontos turísticos.The imagery-based narratives published on Instagram have great potential for engagement, especially when it comprises a highquality audiovisual production. When combined with a transmedia strategy, it is possible to offer a more complete user experience, especially in tourism-oriented campaigns. From this perspective, the present study analyzed how people interact with the imagery content on Instagram and how the combined use of different channels has been able to provide a complete and immersive user experience in both the digital and physical worlds. A transmedia campaign based on Instagram was created, aimed at women to promote the city of Porto. After analyzing the main metrics and the opinions of followers of the project, it was found that the actions were effective in promoting routes and touristic attractions.2020-12-09T14:51:04Z2019-01-01T00:00:00Z2019info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/29965porCamargo, Juliana Duarte deinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T11:57:59Zoai:ria.ua.pt:10773/29965Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:02:12.663779Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
title @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
spellingShingle @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
Camargo, Juliana Duarte de
Narrativa
Narrativas transmedia
Novos media
Instagram
Estratégia
Campanha
Turismo
Feminismo
Portugal
title_short @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
title_full @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
title_fullStr @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
title_full_unstemmed @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
title_sort @vamosjuntasporto: o Instagram como protagonista em estratégia transmedia para promover o turismo feminino em Portugal
author Camargo, Juliana Duarte de
author_facet Camargo, Juliana Duarte de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Camargo, Juliana Duarte de
dc.subject.por.fl_str_mv Narrativa
Narrativas transmedia
Novos media
Instagram
Estratégia
Campanha
Turismo
Feminismo
Portugal
topic Narrativa
Narrativas transmedia
Novos media
Instagram
Estratégia
Campanha
Turismo
Feminismo
Portugal
description As narrativas de base imagética publicadas no Instagram têm grande potencial de envolvimento, principalmente quando há uma produção audiovisual de qualidade. Uma vez combinada à uma estratégia transmediática, é possível oferecer uma experiência ainda mais robusta para o utilizador, sobretudo no âmbito do turismo. A partir disso, o presente estudo observou como as pessoas interagem com os conteúdos imagéticos no Instagram e de quais maneiras o uso combinado de diferentes canais conseguiu proporcionar uma experiência completa e imersiva para o utilizador, tanto no mundo digital quanto no físico. Foi criada uma campanha transmediática, baseada no Instagram, voltada ao público feminino para promover a cidade do Porto. Depois da análise das principais métricas e das opiniões de seguidores do projeto foi possível constatar que as ações foram efetivas na promoção de rotas e pontos turísticos.
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-01-01T00:00:00Z
2019
2020-12-09T14:51:04Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/29965
url http://hdl.handle.net/10773/29965
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137677742702592