Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Ana Cláudia dos Santos
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/92511
Resumo: Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
id RCAP_259ea295556de39debfec3fe25110132
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/92511
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientaisA decision support system for the vehicle routing problem with environmental concernsPollution-Routing ProblemEmissões de Gases Efeito EstufaSistema de Apoio à DecisãoPollution-Routing ProblemGreenhouse Gas EmissionsDecision Support SystemDissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e TecnologiaA crescente preocupação com os fatores ambientais fez com que existisse uma maior consciencialização por parte das organizações. Contudo, apesar dos protocolos que têm vindo a ser assinados, continuam a ser emitidas grandes quantidades de gases efeito estufa sendo que o setor dos transportes é um dos principais contribuidores.Com o intuito de auxiliar as empresas num planeamento de rotas mais verde, e tendo em consideração as emissões de gases de efeito de estufa, foi implementado um sistema de apoio à decisão que elabora o planeamento das rotas com janelas temporais em frota heterogénea. Nesse sentido, foi feita uma adaptação do problema denominado na literatura por Pollution-Routing Problem. Foram utilizados métodos de solução existentes na literatura, nomeadamente heurísticas para permitirem a obtenção de relativamente boas soluções num curto período de tempo.Para a obtenção de resultados utilizaram-se dados relativos a um problema real de uma organização de distribuição retalhista e procedeu-se à comparação do problema clássico de planeamento de rotas com o Pollution-Routing Problem, através de duas funções de cariz ambiental que pretendem minimizar os custos totais e a energia despendida. Os resultados obtidos estimam uma redução de cerca de 14% da quantidade de CO2 com a função desenvolvida que pretende minimizar os custos totais, comprometendo ligeiramente a distância total percorrida. Relativamente à comparação entre as duas adaptações do Pollution-Routing Problem, foi possível verificar que a função de cariz ambiental que pretende minimizar a energia despendida apresenta uma quantidade de CO2 libertado menor em cerca de 5%, não comprometendo a distância a percorrer.The growing concern with environmental factors has led to a greater awareness on the part of organizations. However, despite the protocols that have been signed, large quantities of greenhouse gases continue to be emitted and the transport sector is a major contributor.In the interests of endorsing companies in a greener route planning, and taking into account greenhouse gas emissions, a decision support system has been implemented that elaborates the planning of routes with heterogeneous fleet time windows. In this sense, an adaptation of the problem called in the literature by Pollution-Routing Problem was made. Existing solution methods in the literature have been used, in particular heuristics, to allow relatively good solutions to be obtained in a short period of time.In order to obtain results, data on a real problem of a retail distribution organisation was used and the classic Vehicle Routing Problem was compared with the Pollution-Routing Problem, through two enmvironmental functions that aim at minimizing total costs and energy expended. The results obtained estimate a reduction of about 14% of the amount of CO2 with the function developed that aims to minimize total costs, slightly compromising the total distance travelled. Regarding the comparison between the two Pollution-Routing Problem adaptations, it was possible to verify that the environmental function that intends to minimize the energy spent presents an amount of released CO2 lower by about 5%, not compromising the distance to be travelled.2020-07-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/92511http://hdl.handle.net/10316/92511TID:202520668porPereira, Ana Cláudia dos Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T05:55:23Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/92511Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:11:35.450231Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais
A decision support system for the vehicle routing problem with environmental concerns
title Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais
spellingShingle Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais
Pereira, Ana Cláudia dos Santos
Pollution-Routing Problem
Emissões de Gases Efeito Estufa
Sistema de Apoio à Decisão
Pollution-Routing Problem
Greenhouse Gas Emissions
Decision Support System
title_short Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais
title_full Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais
title_fullStr Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais
title_full_unstemmed Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais
title_sort Um sistema de apoio à decisão para o planeamento de rotas com preocupações ambientais
author Pereira, Ana Cláudia dos Santos
author_facet Pereira, Ana Cláudia dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Ana Cláudia dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Pollution-Routing Problem
Emissões de Gases Efeito Estufa
Sistema de Apoio à Decisão
Pollution-Routing Problem
Greenhouse Gas Emissions
Decision Support System
topic Pollution-Routing Problem
Emissões de Gases Efeito Estufa
Sistema de Apoio à Decisão
Pollution-Routing Problem
Greenhouse Gas Emissions
Decision Support System
description Dissertação de Mestrado em Engenharia e Gestão Industrial apresentada à Faculdade de Ciências e Tecnologia
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-07-24
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/92511
http://hdl.handle.net/10316/92511
TID:202520668
url http://hdl.handle.net/10316/92511
identifier_str_mv TID:202520668
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134012612018176