O inglês em atividades de enriquecimento curricular: ELF e orientações programáticas no 1º ciclo do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Graça, Isabel Maria Pedrosa dos Santos
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/10141
Resumo: Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013
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spelling O inglês em atividades de enriquecimento curricular: ELF e orientações programáticas no 1º ciclo do ensino básicoLíngua inglesa - Estudo e ensinoEnsino básico - PortugalTeses de mestrado - 2013Tese de mestrado, Estudos Ingleses e Americanos, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, 2013Em Portugal, desde 2006/07, as Atividades de Enriquecimento Curricular tornaram-se uma realidade para jovens aprendentes. O inglês passou a ser ensinado a alunos dos quatro anos do 1º ciclo do ensino básico, começando estes a aprender a língua mais cedo do que, antes, outras gerações. Esta dissertação pretende focar estas evidências e refletir sobre aspetos relacionados com o inglês, a um nível global, e abordagens relacionadas com metodologia e práticas do seu ensino nas referidas Atividades. A investigação apresentada baseia-se numa conceptualização nova do inglês, English as a lingua franca, um bem partilhado e escolhido por falantes de diferentes línguas maternas, em busca de uma intercomunicação eficiente que, por todo o mundo, e particularmente na Europa, se tem vindo a impor. Considerando grandes desenvolvimentos tecnológicos, apresentam-se considerações acerca do fenómeno da globalização e a forma como esta transformou a comunicação numa realidade de fácil acesso, onde redes sociais e internet mudaram a relação entre conhecimento e aprendizagem, a escola e ligações fora dela, inclusive a sua validação. Após uma abordagem global, prevalecem as questões educativas e o facto de Portugal ser membro de organizações, instituições internacionais e europeias, influenciadoras do seu contexto político e educativo; são delineadas, portanto, linhas mestras de orientação pedagógica supranacionais, instrumentos de monitorização, prioridades e estratégias da educação no país. Por fim, analisa-se o caso particular da aprendizagem precoce do inglês, recorrendo-se à aplicação de um questionário a professores da disciplina, procurando a VI sistematização das suas respostas, atitudes e escolhas sobre a importância destas atividades na motivação dos alunos para a aprendizagem e utilização de inglês. Embora limitado a professores da região de Lisboa, este estudo evidencia novas abordagens educativas face ao preconizado pelo Ministério da Educação, equacionando-as com tendências atuais sobre o desenvolvimento da língua inglesa.Abstract: In Portugal, since 2006/07, Curricular Development Activities have become a reality for young learners. Nowadays, English is taught to pupils of all four years of schooling of the Portuguese first cycle of basic education, thus they study the English language earlier than other generations before. This dissertation aims at focusing these evidences and reflects upon aspects related to English at a global level and approaches related to methodology and practice of the teaching of English in such Activities. This investigation is based upon a new conceptualization of English, English as a lingua franca (ELF), a shared asset accepted and chosen by speakers of different mother languages, in search of a clear and efficient intercommunication, which has imposed itself everywhere, and particularly in Europe. Considering major technological developments, reflections are presented on globalization and on the way it turned communication into a much easier reality, where social networks and internet changed the relationship between knowledge and apprenticeship; between school and connections outside it, including their due validation. After a global approach, educational issues prevail as well as the fact that Portugal belongs to international and European organisations and institutions, which influence political and educational contexts; thus supranational pedagogical orientation guidelines, monitoring instruments and strategies in the national education are drawn. Lastly, the particular case of early apprenticeship of English in Portugal is analysed, based on a questionnaire addressed to teachers of this subject, searching the systematization of their answers, choices and attitudes on the importance of these activities in motivating students for the learning and use of English. VIII Although limited to professionals from the Lisbon area, this study highlights new approaches in relation to what the Ministry of Education rules, questioning them, regarding current trends on the development of the English language.Azuaga, Maria LuísaRepositório da Universidade de LisboaGraça, Isabel Maria Pedrosa dos Santos2014-01-17T10:55:48Z2013-11-262013-09-192013-11-26T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/10141TID:201872528porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T15:55:09Zoai:repositorio.ul.pt:10451/10141Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:34:09.345902Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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