Perceção do consumidor face ao ecoturismo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Albuquerque, Inês Ribeiro Barbas de
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/88108
Resumo: Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
id RCAP_25bb24f27336e06f58abf4df20c63654
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88108
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Perceção do consumidor face ao ecoturismoConsumer perceptions towards ecotourismTurismo sustentávelComportamento do consumidorSustentabilidadeEcoturismoSustainable tourismConsumer behaviorSustainabilityEcotourismCiências Sociais::Economia e GestãoDissertação de mestrado em Marketing e EstratégiaA sustentabilidade está cada vez mais presente no dia-a-dia do ser humano. As preocupações com este tema já são constantes e até o turismo já está a criar alternativas mais sustentáveis. O principal foco da presente dissertação é compreender se o cliente de um alojamento de ecoturismo sabe no que consiste o ecoturismo e se tem consciência das práticas do mesmo. A presente investigação tem o objetivo de compreender o comportamento do consumidor e as suas motivações quando opta pelo ecoturismo. Foi ainda efetuado um estudo através de um inquérito a diversos indivíduos para compreender quais as suas motivações aquando da escolha de um alojamento ecoturístico. Foram respondidos 300 inquéritos e as principais conclusões do estudo foram que o serviço e o conforto são fatores fundamentais para a população estudada. O tipo de alojamento eleito pelos consumidores são os chalés e o valor por noite não deve ultrapassar os 101€.Sustainability is increasingly present in the daily life of human beings. The concerns with this theme are already constant and even tourism is already creating more sustainable alternatives. The focus of this dissertation is to understand if the customer of an ecotourism lodging is aware of its practices and if they know what ecotourism consists of. This research aims to understand consumer behavior and their motivations when choosing ecotourism. A study was also carried out through a survey of several individuals to understand their motivations when choosing an ecotourism lodging. Three hundred surveys were answered and the main conclusions of the study were that service and comfort are key factors for the population studied. The type of accommodation chosen by consumers are the chalets and the price per night should not exceed 101€.Pinho, José Carlos M.Universidade do MinhoAlbuquerque, Inês Ribeiro Barbas de2024-01-102024-01-10T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/88108por203462114info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-20T01:20:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/88108Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:52:16.987183Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Perceção do consumidor face ao ecoturismo
Consumer perceptions towards ecotourism
title Perceção do consumidor face ao ecoturismo
spellingShingle Perceção do consumidor face ao ecoturismo
Albuquerque, Inês Ribeiro Barbas de
Turismo sustentável
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Ecoturismo
Sustainable tourism
Consumer behavior
Sustainability
Ecotourism
Ciências Sociais::Economia e Gestão
title_short Perceção do consumidor face ao ecoturismo
title_full Perceção do consumidor face ao ecoturismo
title_fullStr Perceção do consumidor face ao ecoturismo
title_full_unstemmed Perceção do consumidor face ao ecoturismo
title_sort Perceção do consumidor face ao ecoturismo
author Albuquerque, Inês Ribeiro Barbas de
author_facet Albuquerque, Inês Ribeiro Barbas de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Pinho, José Carlos M.
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Albuquerque, Inês Ribeiro Barbas de
dc.subject.por.fl_str_mv Turismo sustentável
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Ecoturismo
Sustainable tourism
Consumer behavior
Sustainability
Ecotourism
Ciências Sociais::Economia e Gestão
topic Turismo sustentável
Comportamento do consumidor
Sustentabilidade
Ecoturismo
Sustainable tourism
Consumer behavior
Sustainability
Ecotourism
Ciências Sociais::Economia e Gestão
description Dissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
publishDate 2024
dc.date.none.fl_str_mv 2024-01-10
2024-01-10T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/88108
url https://hdl.handle.net/1822/88108
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203462114
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137014231072768