De rosto em rosto a ti mesmo procuras: a influência de Fernando Pessoa na obra de Eugénio de Andrade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mancelos, João de
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/4265
Resumo: A poesia do autor português Eugénio de Andrade (1923-2005) foi permeável à influência de diversos escritores nacionais e estrangeiros, como claramente revelam numerosos traços de intertextualidade endolitária com William Shakespeare (1564-1616), John Keats (1795-1821), Walt Whitman (1819-1892), ou Wallace Stevens (1879-1955). Contudo, o magnetismo de um autor — Fernando Pessoa (1888-1935) — e seus heterónimos inquietou profundamente Eugénio de Andrade. Como poderia o jovem poeta ser original e fazer ouvir a sua voz única, numa polifonia dominada pelo canto de Pessoa? Neste artigo, examino a ansiedade da influência sentida por Eugénio de Andrade, bem como as estratégias que utilizou para resistir à sedução da obra multifacetada de Pessoa. Para tanto, recorro a exemplos e citações extraídos da poesia, e também dos três livros de crónicas, memórias e entrevistas de Eugénio — Os Afluentes do Silêncio (1968), Rosto Precário (1979), e À Sombra da Memória (1993); à opinião de especialistas reputados no trabalho de Eugénio de Andrade e Fernando Pessoa; e aos estudos de Harold Bloom sobre a ansiedade da influência. Pretendo, pois, contribuir com um estudo inédito, que ajude a determinar a presença de Pessoa na obra de um dos poetas portugueses mais celebrados e traduzidos, Eugénio de Andrade.
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