Cidadania Infantil Ativa em Territórios de Exclusão Social
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
DOI: | 10.25749/sis.18228 |
Texto Completo: | https://doi.org/10.25749/sis.18228 |
Resumo: | As crianças desempenham um papel fundamental na construção de conhecimento, tanto sobre si mesmas, como sobre os contextos em que se movem, possibilitando um maior entendimento e compreensão sobre como perspetivam as suas vidas, nomeadamente em contextos tão específicos como o bairro de habitação social. Procurámos compreender, interpelar e mobilizar as crianças como agentes ativos, nos processos de atribuição de significado aos seus modos de vida, nos seus territórios de ação, perante a possibilidade de se assumirem como sujeitos dotados de uma ação significativa em tais contextos. As crianças revelaram competências sociais de participação na análise, identificação e envolvimento na vida social, assumindo pontos de vista, identificando problemáticas, atribuindo responsabilidades e apresentando propostas com vista à sua resolução, revelando autonomia e protagonismo nas suas vidas. Embora sem o apoio do adulto não tenham conseguido dar continuidade à operacionalização da mudança, por eles proposta, modificaram atitudes e conquistaram um lugar de maior poder. |
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Cidadania Infantil Ativa em Territórios de Exclusão SocialCiudadanía Infantil Activa en Territorios de Exclusión SocialCidadania Infantil Ativa em Territórios de Exclusão SocialArticlesAs crianças desempenham um papel fundamental na construção de conhecimento, tanto sobre si mesmas, como sobre os contextos em que se movem, possibilitando um maior entendimento e compreensão sobre como perspetivam as suas vidas, nomeadamente em contextos tão específicos como o bairro de habitação social. Procurámos compreender, interpelar e mobilizar as crianças como agentes ativos, nos processos de atribuição de significado aos seus modos de vida, nos seus territórios de ação, perante a possibilidade de se assumirem como sujeitos dotados de uma ação significativa em tais contextos. As crianças revelaram competências sociais de participação na análise, identificação e envolvimento na vida social, assumindo pontos de vista, identificando problemáticas, atribuindo responsabilidades e apresentando propostas com vista à sua resolução, revelando autonomia e protagonismo nas suas vidas. Embora sem o apoio do adulto não tenham conseguido dar continuidade à operacionalização da mudança, por eles proposta, modificaram atitudes e conquistaram um lugar de maior poder.Children play a key role in building knowledge, both on themselves and on the contexts in which they move, enabling a greater understanding of how they approach their lives, especially in contexts as specific as the neighbourhood of social housing. We sought to understand, question and mobilize children as active agents in the processes of meaning attribution to their ways of life in their fields of action, faced with the possibility of assuming themselves as subjects endowed with a meaningful action in such contexts. Children shown social skills of participation in the analysis, identification and involvement in social life, assuming their own points of views, identifying problems, assigning responsibilities and offering proposals for their resolution, thus showing self-sufficiency and leadership in their lives. Although without adult support they could not continue to develop the change they initially proposed, they changed attitudes and achieved a place of higher power.Los niños juegan un papel clave en la construcción de conocimiento sobre sí mismos y los contextos en los que se mueven, lo que permite una mayor comprensión de cómo ven sus vidas, particularmente en contextos tan específicos como el vecindario de vivienda social. Intentamos comprender, desafiar y movilizar a los niños como agentes activos en los procesos de atribución de significado a sus formas de vida, en sus territorios de acción, dada la posibilidad de asumir como sujetos con una acción significativa en tales contextos. Los niños revelaron habilidades sociales de participación en el análisis, identificación y participación en la vida social, asumiendo puntos de vista, identificando problemas, asignando responsabilidades y presentando propuestas para su resolución, revelando autonomía y protagonismo en sus vidas. Aunque sin el apoyo del adulto, no pudieron continuar con la consecución del cambio que propusieron, cambiaron las actitudes y ganaron un lugar de mayor poder.Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (Lisboa, Portugal)2019-10-31info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttps://doi.org/10.25749/sis.18228por2182-96402182-8474Pereira, Maria Joãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-29T08:17:06Zoai:ojs.revistas.rcaap.pt:article/18228Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-29T08:17:06Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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