Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/5211
Resumo: Atualmente, nas escolas deparamo-nos cada vez mais com alunos que afetam o desenvolvimento equilibrado da sala de aula. É importante que os professores considerem que o comportamento desadequado pode ser o sintoma de um distúrbio que se denomina Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Esta investigação pretendeu ser um instrumento de trabalho para os professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno com PHDA e sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito para além de uma irrequietação, agressividade e falta de regras dos alunos. Este estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo constou uma abordagem teórica acerca dos conceitos de inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), PHDA, foram apresentadas estratégias de intervenção, defendidas por alguns autores, para alunos com esta perturbação. No segundo capítulo foi descrita a metodologia do estudo de caso, apresentados os objetivos da investigação e os instrumentos de recolha de dados, questionário e observação direta. No terceiro capítulo foram apresentados os dados obtidos e feita a sua análise. Nas considerações finais, foi possível conhecer as estratégias que contribuem para o sucesso escolar do aluno com PHDA, a relação existente entre as variáveis género, idade, habilitações, situação profissional dos docentes com a perceção destes acerca da inclusão do aluno com PHDA numa turma regular, a relação entre a inclusão e o rendimento escolar do aluno e apresentadas as limitações do estudo e os possíveis caminhos de investigação futura. Por fim a bibliografia que serviu de base a este estudo, apresentadas de acordo com as regras da APA (American Psychological Association).
id RCAP_25e41c719ca92f82259ca54fa3d4bb5a
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5211
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINCLUSÃO ESCOLARHIPERATIVIDADE INFANTILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INCLUSIONCHILD HYPERACTIVITYATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERAtualmente, nas escolas deparamo-nos cada vez mais com alunos que afetam o desenvolvimento equilibrado da sala de aula. É importante que os professores considerem que o comportamento desadequado pode ser o sintoma de um distúrbio que se denomina Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Esta investigação pretendeu ser um instrumento de trabalho para os professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno com PHDA e sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito para além de uma irrequietação, agressividade e falta de regras dos alunos. Este estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo constou uma abordagem teórica acerca dos conceitos de inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), PHDA, foram apresentadas estratégias de intervenção, defendidas por alguns autores, para alunos com esta perturbação. No segundo capítulo foi descrita a metodologia do estudo de caso, apresentados os objetivos da investigação e os instrumentos de recolha de dados, questionário e observação direta. No terceiro capítulo foram apresentados os dados obtidos e feita a sua análise. Nas considerações finais, foi possível conhecer as estratégias que contribuem para o sucesso escolar do aluno com PHDA, a relação existente entre as variáveis género, idade, habilitações, situação profissional dos docentes com a perceção destes acerca da inclusão do aluno com PHDA numa turma regular, a relação entre a inclusão e o rendimento escolar do aluno e apresentadas as limitações do estudo e os possíveis caminhos de investigação futura. Por fim a bibliografia que serviu de base a este estudo, apresentadas de acordo com as regras da APA (American Psychological Association).Currently, schools are faced increasingly with students that affect the balanced development of the classroom. It is important that teachers consider this inappropriate behavior as a symptom of a disorder that is called Disorder Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This investigation was intended to be a working tool for teachers, to make possible the process of teaching and learning a success for the student with ADHD and sensitize teachers to a problem that goes far beyond a restlessness, aggressiveness and lack of rules of students. This study was divided into three chapters. In the first chapter comprised a theoretical approach on the concepts of inclusion, Special Educational Needs (SEN), ADHD, intervention strategies, advocated by some authors for students with this disorder were presented. In the second chapter was described the methodology of the case study, presented the objectives of the research and the instruments of data collection, questionnaire and direct observation. Data was presented and taken its analysis in the third chapter. In the conclusion, it was possible to know the strategies that contribute to the academic success of students with ADHD, the relationship between the variables gender, age, qualifications, professional status of teachers with these perceptions about the inclusion of students with ADHD in a regular class the relationship between inclusion and academic performance of the student and presented the study's limitations and possible paths for future research. Finally the bibliography that was the basis of this study, presented in accordance with the rules of the APA (American Psychological Association).2014-07-09T14:47:59Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5211TID:201274710porRei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:29.032610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
spellingShingle Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta
EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
HIPERATIVIDADE INFANTIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
CHILD HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
title_short Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_full Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_fullStr Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_full_unstemmed Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
title_sort Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
author Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta
author_facet Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
HIPERATIVIDADE INFANTIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
CHILD HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
topic EDUCAÇÃO
EDUCAÇÃO ESPECIAL
NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS
INCLUSÃO ESCOLAR
HIPERATIVIDADE INFANTIL
MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR
DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE
EDUCATION
SPECIAL EDUCATION
SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS
SCHOOL INCLUSION
CHILD HYPERACTIVITY
ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER
description Atualmente, nas escolas deparamo-nos cada vez mais com alunos que afetam o desenvolvimento equilibrado da sala de aula. É importante que os professores considerem que o comportamento desadequado pode ser o sintoma de um distúrbio que se denomina Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Esta investigação pretendeu ser um instrumento de trabalho para os professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno com PHDA e sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito para além de uma irrequietação, agressividade e falta de regras dos alunos. Este estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo constou uma abordagem teórica acerca dos conceitos de inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), PHDA, foram apresentadas estratégias de intervenção, defendidas por alguns autores, para alunos com esta perturbação. No segundo capítulo foi descrita a metodologia do estudo de caso, apresentados os objetivos da investigação e os instrumentos de recolha de dados, questionário e observação direta. No terceiro capítulo foram apresentados os dados obtidos e feita a sua análise. Nas considerações finais, foi possível conhecer as estratégias que contribuem para o sucesso escolar do aluno com PHDA, a relação existente entre as variáveis género, idade, habilitações, situação profissional dos docentes com a perceção destes acerca da inclusão do aluno com PHDA numa turma regular, a relação entre a inclusão e o rendimento escolar do aluno e apresentadas as limitações do estudo e os possíveis caminhos de investigação futura. Por fim a bibliografia que serviu de base a este estudo, apresentadas de acordo com as regras da APA (American Psychological Association).
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-07-09T14:47:59Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/5211
TID:201274710
url http://hdl.handle.net/10437/5211
identifier_str_mv TID:201274710
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131272136622080