Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/5211 |
Resumo: | Atualmente, nas escolas deparamo-nos cada vez mais com alunos que afetam o desenvolvimento equilibrado da sala de aula. É importante que os professores considerem que o comportamento desadequado pode ser o sintoma de um distúrbio que se denomina Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Esta investigação pretendeu ser um instrumento de trabalho para os professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno com PHDA e sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito para além de uma irrequietação, agressividade e falta de regras dos alunos. Este estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo constou uma abordagem teórica acerca dos conceitos de inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), PHDA, foram apresentadas estratégias de intervenção, defendidas por alguns autores, para alunos com esta perturbação. No segundo capítulo foi descrita a metodologia do estudo de caso, apresentados os objetivos da investigação e os instrumentos de recolha de dados, questionário e observação direta. No terceiro capítulo foram apresentados os dados obtidos e feita a sua análise. Nas considerações finais, foi possível conhecer as estratégias que contribuem para o sucesso escolar do aluno com PHDA, a relação existente entre as variáveis género, idade, habilitações, situação profissional dos docentes com a perceção destes acerca da inclusão do aluno com PHDA numa turma regular, a relação entre a inclusão e o rendimento escolar do aluno e apresentadas as limitações do estudo e os possíveis caminhos de investigação futura. Por fim a bibliografia que serviu de base a este estudo, apresentadas de acordo com as regras da APA (American Psychological Association). |
id |
RCAP_25e41c719ca92f82259ca54fa3d4bb5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5211 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atençãoEDUCAÇÃOEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISINCLUSÃO ESCOLARHIPERATIVIDADE INFANTILMESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTORDISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEEDUCATIONSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSSCHOOL INCLUSIONCHILD HYPERACTIVITYATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERAtualmente, nas escolas deparamo-nos cada vez mais com alunos que afetam o desenvolvimento equilibrado da sala de aula. É importante que os professores considerem que o comportamento desadequado pode ser o sintoma de um distúrbio que se denomina Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Esta investigação pretendeu ser um instrumento de trabalho para os professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno com PHDA e sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito para além de uma irrequietação, agressividade e falta de regras dos alunos. Este estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo constou uma abordagem teórica acerca dos conceitos de inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), PHDA, foram apresentadas estratégias de intervenção, defendidas por alguns autores, para alunos com esta perturbação. No segundo capítulo foi descrita a metodologia do estudo de caso, apresentados os objetivos da investigação e os instrumentos de recolha de dados, questionário e observação direta. No terceiro capítulo foram apresentados os dados obtidos e feita a sua análise. Nas considerações finais, foi possível conhecer as estratégias que contribuem para o sucesso escolar do aluno com PHDA, a relação existente entre as variáveis género, idade, habilitações, situação profissional dos docentes com a perceção destes acerca da inclusão do aluno com PHDA numa turma regular, a relação entre a inclusão e o rendimento escolar do aluno e apresentadas as limitações do estudo e os possíveis caminhos de investigação futura. Por fim a bibliografia que serviu de base a este estudo, apresentadas de acordo com as regras da APA (American Psychological Association).Currently, schools are faced increasingly with students that affect the balanced development of the classroom. It is important that teachers consider this inappropriate behavior as a symptom of a disorder that is called Disorder Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD). This investigation was intended to be a working tool for teachers, to make possible the process of teaching and learning a success for the student with ADHD and sensitize teachers to a problem that goes far beyond a restlessness, aggressiveness and lack of rules of students. This study was divided into three chapters. In the first chapter comprised a theoretical approach on the concepts of inclusion, Special Educational Needs (SEN), ADHD, intervention strategies, advocated by some authors for students with this disorder were presented. In the second chapter was described the methodology of the case study, presented the objectives of the research and the instruments of data collection, questionnaire and direct observation. Data was presented and taken its analysis in the third chapter. In the conclusion, it was possible to know the strategies that contribute to the academic success of students with ADHD, the relationship between the variables gender, age, qualifications, professional status of teachers with these perceptions about the inclusion of students with ADHD in a regular class the relationship between inclusion and academic performance of the student and presented the study's limitations and possible paths for future research. Finally the bibliography that was the basis of this study, presented in accordance with the rules of the APA (American Psychological Association).2014-07-09T14:47:59Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/5211TID:201274710porRei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Martainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:10:48Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/5211Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:17:29.032610Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
spellingShingle |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INCLUSÃO ESCOLAR HIPERATIVIDADE INFANTIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INCLUSION CHILD HYPERACTIVITY ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER |
title_short |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_full |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_fullStr |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_full_unstemmed |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
title_sort |
Intervenção dos docentes no sucesso escolar de alunos com perturbação de hiperatividade e défice de atenção |
author |
Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta |
author_facet |
Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rei, Ana Cristina de Aquino Soares Cavaleiro Marta |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INCLUSÃO ESCOLAR HIPERATIVIDADE INFANTIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INCLUSION CHILD HYPERACTIVITY ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER |
topic |
EDUCAÇÃO EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS INCLUSÃO ESCOLAR HIPERATIVIDADE INFANTIL MESTRADO EM CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO NA ESPECIALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL E DOMÍNIO COGNITIVO E MOTOR DISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADE EDUCATION SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS SCHOOL INCLUSION CHILD HYPERACTIVITY ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDER |
description |
Atualmente, nas escolas deparamo-nos cada vez mais com alunos que afetam o desenvolvimento equilibrado da sala de aula. É importante que os professores considerem que o comportamento desadequado pode ser o sintoma de um distúrbio que se denomina Perturbação de Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA). Esta investigação pretendeu ser um instrumento de trabalho para os professores, de forma a tornar possível o processo de ensino e aprendizagem um sucesso para o aluno com PHDA e sensibilizar os docentes para uma problemática que vai muito para além de uma irrequietação, agressividade e falta de regras dos alunos. Este estudo foi dividido em três capítulos. No primeiro capítulo constou uma abordagem teórica acerca dos conceitos de inclusão, Necessidades Educativas Especiais (NEE), PHDA, foram apresentadas estratégias de intervenção, defendidas por alguns autores, para alunos com esta perturbação. No segundo capítulo foi descrita a metodologia do estudo de caso, apresentados os objetivos da investigação e os instrumentos de recolha de dados, questionário e observação direta. No terceiro capítulo foram apresentados os dados obtidos e feita a sua análise. Nas considerações finais, foi possível conhecer as estratégias que contribuem para o sucesso escolar do aluno com PHDA, a relação existente entre as variáveis género, idade, habilitações, situação profissional dos docentes com a perceção destes acerca da inclusão do aluno com PHDA numa turma regular, a relação entre a inclusão e o rendimento escolar do aluno e apresentadas as limitações do estudo e os possíveis caminhos de investigação futura. Por fim a bibliografia que serviu de base a este estudo, apresentadas de acordo com as regras da APA (American Psychological Association). |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-07-09T14:47:59Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/5211 TID:201274710 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/5211 |
identifier_str_mv |
TID:201274710 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131272136622080 |