Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Reinales, Ana Carolina dos Santos Guimarães
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/3508
Resumo: Objectivo: o objetivo do nosso estudo foi investigar a “violência entre pares” em jovens alunos da Cidade do Fundão em Portugal. Metodologia: A nossa amostra foi composta por 265 alunos, todos do terceiro ciclo do ensino básico. Relativamente ao número de alunos por anos: 58 dos sétimos anos, 103 dos oitavos anos e 104 dos nonos anos; no total de 146 rapazes e 119 raparigas com idades entre 11 e 16 anos (média± desvio padrão= 13,45 ±0,972).O instrumento de investigação utilizado foi questionário adaptado “Violência entre Pares” de Freire, I e Veiga Simão, A.M (2005). Resultados: mostram que 18,1% dos alunos foram vítimas, 21,9% observadores e 6,8% agressores. Somente 5,7% foram agredidos mais de três vezes no período de duas semanas, enquanto 81,9% não sofreu nenhum tipo de agressão neste intervalo de tempo. A agressão sofrida mais frequente foi a verbal (24,1%), seguida de agressão física (12,0%) e outras formas de agressão (7,6%). A grande maioria dos alunos avaliou o relacionamento entre colegas da mesma classe positivamente e houve associação entre vitimização e a resultado positivo da avaliação deste parâmetro. Conclusão: que chegamos é que por mais que tenham sido agredidos não consideram as agressões atos de violência, e que a agressão se constitui para os alunos desta escola como um conceito avaliativo construído socialmente e encarado como um componente da escola.
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