Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/3508 |
Resumo: | Objectivo: o objetivo do nosso estudo foi investigar a “violência entre pares” em jovens alunos da Cidade do Fundão em Portugal. Metodologia: A nossa amostra foi composta por 265 alunos, todos do terceiro ciclo do ensino básico. Relativamente ao número de alunos por anos: 58 dos sétimos anos, 103 dos oitavos anos e 104 dos nonos anos; no total de 146 rapazes e 119 raparigas com idades entre 11 e 16 anos (média± desvio padrão= 13,45 ±0,972).O instrumento de investigação utilizado foi questionário adaptado “Violência entre Pares” de Freire, I e Veiga Simão, A.M (2005). Resultados: mostram que 18,1% dos alunos foram vítimas, 21,9% observadores e 6,8% agressores. Somente 5,7% foram agredidos mais de três vezes no período de duas semanas, enquanto 81,9% não sofreu nenhum tipo de agressão neste intervalo de tempo. A agressão sofrida mais frequente foi a verbal (24,1%), seguida de agressão física (12,0%) e outras formas de agressão (7,6%). A grande maioria dos alunos avaliou o relacionamento entre colegas da mesma classe positivamente e houve associação entre vitimização e a resultado positivo da avaliação deste parâmetro. Conclusão: que chegamos é que por mais que tenham sido agredidos não consideram as agressões atos de violência, e que a agressão se constitui para os alunos desta escola como um conceito avaliativo construído socialmente e encarado como um componente da escola. |
id |
RCAP_25e5ca590d30a7e253f5fe777f43fd7a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3508 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino BásicoPráticas agressivas - Escola - FundãoEscola - Violência entre pares - FundãoEscola - Agressão - Alunos 3º ciclo - FundãoObjectivo: o objetivo do nosso estudo foi investigar a “violência entre pares” em jovens alunos da Cidade do Fundão em Portugal. Metodologia: A nossa amostra foi composta por 265 alunos, todos do terceiro ciclo do ensino básico. Relativamente ao número de alunos por anos: 58 dos sétimos anos, 103 dos oitavos anos e 104 dos nonos anos; no total de 146 rapazes e 119 raparigas com idades entre 11 e 16 anos (média± desvio padrão= 13,45 ±0,972).O instrumento de investigação utilizado foi questionário adaptado “Violência entre Pares” de Freire, I e Veiga Simão, A.M (2005). Resultados: mostram que 18,1% dos alunos foram vítimas, 21,9% observadores e 6,8% agressores. Somente 5,7% foram agredidos mais de três vezes no período de duas semanas, enquanto 81,9% não sofreu nenhum tipo de agressão neste intervalo de tempo. A agressão sofrida mais frequente foi a verbal (24,1%), seguida de agressão física (12,0%) e outras formas de agressão (7,6%). A grande maioria dos alunos avaliou o relacionamento entre colegas da mesma classe positivamente e houve associação entre vitimização e a resultado positivo da avaliação deste parâmetro. Conclusão: que chegamos é que por mais que tenham sido agredidos não consideram as agressões atos de violência, e que a agressão se constitui para os alunos desta escola como um conceito avaliativo construído socialmente e encarado como um componente da escola.Aim: The subject of our studies was to investigate the “Violence between students” on a group of students from Secondary School of Fundão, on Fundão city, in Portugal. Methods: Our sample was composed for 265 students, all from 3rd cycle of basic education. Numbers of students on each year: 58 from 7th grade, 103 from 8th grade and 104 from 9th grade; total of 146 boys and 119 girls with ages between 11 and 16 years old. (average± standard deviation= 13,45 ±0,972). The investigation instrument used was questionnaire adapted “Violence between students” from Freire, I e Veiga Simão A.M (2005). Results: Show that 18,1 of the students were victims, 21,9% observers and 6,8% attackers. Just 5,7% were assaulted more than 3 times on 2 weeks period, while 81,9% didn´t suffer any assault on the period of time. The type of aggression more frequent was verbal (24,1%), followedphysical aggression (12,0%) and others kind of aggression (7,6%) . The most students evaluated the relation between students positive from the same class and it was no association between victimization and positive evaluation of this parameter. Conclusion: We reached conclusion, that while they have been assaulted do not consider the attacks acts of violence and aggression that builds up for the students of this school as a socially constructed concept evaluation and seen as a component of the school.Martins, Júlio Manuel CardosouBibliorumReinales, Ana Carolina dos Santos Guimarães2015-06-08T10:32:02Z2013-102013-10-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/3508TID:201028450porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-15T09:39:55Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/3508Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:44:54.686620Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico Reinales, Ana Carolina dos Santos Guimarães Práticas agressivas - Escola - Fundão Escola - Violência entre pares - Fundão Escola - Agressão - Alunos 3º ciclo - Fundão |
title_short |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
Estudo da violência entre pares em alunos do 3º ciclo do Ensino Básico |
author |
Reinales, Ana Carolina dos Santos Guimarães |
author_facet |
Reinales, Ana Carolina dos Santos Guimarães |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Martins, Júlio Manuel Cardoso uBibliorum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Reinales, Ana Carolina dos Santos Guimarães |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Práticas agressivas - Escola - Fundão Escola - Violência entre pares - Fundão Escola - Agressão - Alunos 3º ciclo - Fundão |
topic |
Práticas agressivas - Escola - Fundão Escola - Violência entre pares - Fundão Escola - Agressão - Alunos 3º ciclo - Fundão |
description |
Objectivo: o objetivo do nosso estudo foi investigar a “violência entre pares” em jovens alunos da Cidade do Fundão em Portugal. Metodologia: A nossa amostra foi composta por 265 alunos, todos do terceiro ciclo do ensino básico. Relativamente ao número de alunos por anos: 58 dos sétimos anos, 103 dos oitavos anos e 104 dos nonos anos; no total de 146 rapazes e 119 raparigas com idades entre 11 e 16 anos (média± desvio padrão= 13,45 ±0,972).O instrumento de investigação utilizado foi questionário adaptado “Violência entre Pares” de Freire, I e Veiga Simão, A.M (2005). Resultados: mostram que 18,1% dos alunos foram vítimas, 21,9% observadores e 6,8% agressores. Somente 5,7% foram agredidos mais de três vezes no período de duas semanas, enquanto 81,9% não sofreu nenhum tipo de agressão neste intervalo de tempo. A agressão sofrida mais frequente foi a verbal (24,1%), seguida de agressão física (12,0%) e outras formas de agressão (7,6%). A grande maioria dos alunos avaliou o relacionamento entre colegas da mesma classe positivamente e houve associação entre vitimização e a resultado positivo da avaliação deste parâmetro. Conclusão: que chegamos é que por mais que tenham sido agredidos não consideram as agressões atos de violência, e que a agressão se constitui para os alunos desta escola como um conceito avaliativo construído socialmente e encarado como um componente da escola. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-10 2013-10-01T00:00:00Z 2015-06-08T10:32:02Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.6/3508 TID:201028450 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.6/3508 |
identifier_str_mv |
TID:201028450 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136346095222784 |