O Sujeito da frase : Das conceções às operacionalizações e desempenhos gramaticais de alunos do 5º ano do ensino básico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Joana Filipa Seixas Marques da
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11960/1911
Resumo: O presente relatório enquadra-se no trabalho realizado durante a Prática de Ensino Supervisionada II, desenvolvida em contexto de 2º ciclo do Ensino Básico, no qual foram lecionadas as áreas curriculares de Português, Matemática, Ciências Naturais e História e Geografia de Portugal, e que, para além de integrar uma reflexão sobre esse período, apresenta ainda um estudo desenvolvido no seu âmbito. A área disciplinar na qual este se desenrolou durante todo o período de intervenção em contexto educativo foi o Português e, contando com alunos do 5º ano de escolaridade, teve como principal objetivo compreender o desempenho dos alunos na realização de tarefas gramaticais de identificação do sujeito frásico, identificando as suas conceções, operacionalizações e as potencialidades da abordagem indutiva nesses mesmos desempenhos. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas três questões de investigação: (a) Como é que os alunos definem e caracterizam o sujeito de uma frase?, (b) De que modo é que os alunos operacionalizam a sua conceção de sujeito? e (c) Qual o impacto da observação, problematização e discussão no desempenho gramatical dos alunos? Para o desenvolvimento desta investigação optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, com design de estudo de caso. Desta forma, privilegiou-se a recolha de dados através de instrumentos como as observações, questionários, entrevistas, documentos escritos e gravações áudio e vídeo. Após a análise dos dados recolhidos foi possível concluir que a referência comum mais aceite entre os alunos-caso é o tratamento do sujeito como agente praticante de uma ação e que a localização do(s) nome(s), pronome(s) e, essencialmente, a localização do verbo da frase associada à identificação do predicado e consequente identificação do sujeito são as estratégias privilegiadas pelos alunos na resolução das tarefas propostas. Verificou-se, ainda, que uma intervenção didática com enfoque na observação, problematização e discussão em grande grupo contribui para uma melhoria no desempenho dos alunos ao nível da identificação do sujeito de uma frase.
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A área disciplinar na qual este se desenrolou durante todo o período de intervenção em contexto educativo foi o Português e, contando com alunos do 5º ano de escolaridade, teve como principal objetivo compreender o desempenho dos alunos na realização de tarefas gramaticais de identificação do sujeito frásico, identificando as suas conceções, operacionalizações e as potencialidades da abordagem indutiva nesses mesmos desempenhos. Como forma de orientar o estudo, foram delineadas três questões de investigação: (a) Como é que os alunos definem e caracterizam o sujeito de uma frase?, (b) De que modo é que os alunos operacionalizam a sua conceção de sujeito? e (c) Qual o impacto da observação, problematização e discussão no desempenho gramatical dos alunos? Para o desenvolvimento desta investigação optou-se por uma metodologia de investigação qualitativa, com design de estudo de caso. Desta forma, privilegiou-se a recolha de dados através de instrumentos como as observações, questionários, entrevistas, documentos escritos e gravações áudio e vídeo. Após a análise dos dados recolhidos foi possível concluir que a referência comum mais aceite entre os alunos-caso é o tratamento do sujeito como agente praticante de uma ação e que a localização do(s) nome(s), pronome(s) e, essencialmente, a localização do verbo da frase associada à identificação do predicado e consequente identificação do sujeito são as estratégias privilegiadas pelos alunos na resolução das tarefas propostas. Verificou-se, ainda, que uma intervenção didática com enfoque na observação, problematização e discussão em grande grupo contribui para uma melhoria no desempenho dos alunos ao nível da identificação do sujeito de uma frase.This report is part of the work carried out during Supervised Teaching Practice II, developed in context of the 2nd cycle of Basic Education, in which the curricular areas of Portuguese, Mathematics, Natural Sciences and, History and Geography of Portugal were taught. Besides including a reflection on that period, it also presents a study developed within its scope. The disciplinary area in which this was developed, during the whole period of intervention in educational context, was the Portuguese and, with students of the 5th grade, had as main objective to understand students’ performance in grammatical tasks of subject identification, recognizing its concepts, operations and the potentialities of the inductive approach in these same performances. In order to guide the study, three research questions were outlined: (a) How do students define and characterize the subject in a sentence? (b) How do students use their concept of subject? and (c) What is the impact of observation, problem-solving, and discussion on students' grammatical performance? For developing this research a qualitative research methodology was chosen, with a case study design. This way, collection of data through instruments such as observations, questionnaires, interviews, written documents and, audio and video recordings, was preferred. After analyzing the data collected, it was concluded that the reference most accepted among students is the treatment of the subject as an agent practicing an action and that the location of the name(s), pronoun(s) and, essentially, the location of the sentence’s verb associated with the predicate identification and, consequent identification of the subject, are the strategies preferred by the students to solve the proposed tasks. It was also observed that, a didactic intervention with focus on observation, problem-solving and discussion in a large group contributes to an improvement in students' performance regarding the identification of the subject in a sentence.2017-09-21T10:28:39Z2017-07-19T00:00:00Z2017-07-19info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11960/1911TID:201734338porSilva, Joana Filipa Seixas Marques dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-21T14:44:27Zoai:repositorio.ipvc.pt:20.500.11960/1911Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:44:45.218720Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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