A utilização da chupeta em Itália e em Portugal.

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Zanini, Nicoletta
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2869
Resumo: A utilização da chupeta é um hábito fortemente estabelecido na nossa sociedade.1,2,3,4 Idealmente, deveria ser introduzida só um mês após o nascimento, de forma a amamentação ser adequadamente estabelecida. Embora apresente vantagens e desvantagens, ainda hoje existem divergências de opinião sobre a sua utilização.3,4,8,10 OBJETIVOS: Este estudo pretende analisar se existem diferenças significativas entre Portugal e Itália no que respeita ao nível de conhecimento dos educadores acerca de questões relativas à utilização da chupeta, nomeadamente introdução, tempo e frequência de utilização da mesma, sua forma e tipo de material, quando deve ser descontinuado o hábito e questões relativas à amamentação e outro tipo de sucção. MATERIAIS E MÉTODOS: Para a realização deste Relatório Final de Estágio, foram distribuídos questionários aos Encarregados de Educação Portugueses e Italianos de crianças numa faixa etária entre os 3 e os 6 anos, na Escola Básica nº1 de Lordelo, em Portugal e na Clínica Dentária do Dr. Sérgio Zanini, em Itália. Os dados recolhidos foram inseridos no programa Microsoft Excel e utilizados para tabelas e gráficos correspondentes. Na pesquisa bibliográfica, foram selecionados artigos científicos, nos motores de busca PuBmed, Medline, Scielo, Google Acadêmico de 1999 a 2016. RESULTADOS: Os educandos portugueses utilizaram a chupeta durante um intervalo de tempo maior, que foi oferecida logo após o nascimento, de silicone. Os educandos italianos utilizaram a chupeta durante um intervalo de tempo menor e preferiram as de látex. Os educadores portugueses efetuaram mais vezes a mudança da chupeta de acordo com a idade do que os italianos. No que respeita a descontinuação do hábito, os portugueses optaram por incentivar os seus educandos a abandonar o hábito da chupeta e os italianos preferiram escondê-la. CONCLUSÃO: Existem diferenças entre Itália e Portugal no que respeita à utilização e ao conhecimento dos educadores relativamente à utilização da chupeta, nomeadamente no que respeita à sua introdução, tempo de utilização, tipo e material, mudança da mesma de acordo com a idade da criança e como/quando deve ser abandonado o seu hábito. Uma vez que a literatura disponível em relação a este tema é escassa, mais estudos deverão ser efetuados de forma a consolidar alguns conceitos e uniformizar toda a informação relativa a este tema.
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