Design de interiores e espaços escolares: influências na aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo, Liliana Pamela S. L.
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/2409
Resumo: Os espaços constroem-se em torno do ser humano, à medida do seu crescimento e evolução, contribuindo para o seu desenvolvimento e proliferação. Assim deve ser construído o espaço de Ensino/Aprendizagem. Foi intento desta dissertação evidenciar a importância dos ambientes de ensino/aprendizagem na atualidade, aferir a influência do espaço físico e compreender o contributo do Design de Interiores na promoção do desenvolvimento da aprendizagem através da melhoria das condições espaciais. Alcançou-se o objetivo proposto através da análise de estudos efetuados nas diferentes áreas de intervenção, reunindo um conjunto de saberes nas áreas de Escola, Aprendizagem e Design de Interiores, evidenciando a avaliação de alguns exemplos que se creem ser representativos das salas de aula existentes. Expôs-se um conjunto de condições ambientais dentro da sala de aula, formuladas de forma a fomentar a aprendizagem. A partir destas considerações apresenta-se ainda a simulação de um modelo de projeto de sala de aula ideal. No primeiro capítulo abordam-se temas relacionados com a Escola que passo a referir: a origem e evolução das escolas em Portugal; a evolução do mobiliário escolar; a importância da escola na aprendizagem; o que é a Parque Escolar; o projeto das escolas Futuristas; a importância das novas tecnologias no ensino. No segundo capítulo explora-se a temática da aprendizagem: o conceito, o desenvolvimento, o campo de estudo, o sistema cognitivo e o cérebro. No terceiro capítulo faz-se referência à importância e ao auxílio do Design de Interiores na criação de ambientes escolares, expondo as áreas de ergonomia e antropometria. No quarto capítulo concentram-se uma série de fatores que incitam à aprendizagem dentro da sala de aula. Resultado da conexão entre os diferentes estudos efetuados nos capítulos anteriores. O quinto capítulo foi reservado para demonstrar as condições físicas em que as crianças atuais estão a aprender. Neste capítulo expõe-se os resultados da análise das condições físicas existentes nas salas de aulas de duas escolas do nosso país. Atualmente as duas em escolas encontram-se em funcionamento, sendo que uma é privada, com décadas de existência, e outra, é uma escola pública, que foi recentemente restruturada pela Parque Escolar. Analisaram-se as condições de iluminação, térmicas, sonoras, visuais e organizacionais, obtidas nas duas instituições, comparando-as com os elementos ideais recolhidos ao longo de todo o estudo. O último capítulo foi reservado para a apresentação de uma simulação de sala de aula e de uma linha de mobiliário escolar. Concluiu-se com este estudo que aprendizagem é influenciada pelos espaços que interagem com o homem. E que o Designer de Interiores, criador imbuído de conhecimento que afeta a construção de espaços, pode contribuir para o aumento do desenvolvimento da mesma, através da edificação de espaços confortáveis, atrativos e inovadores.
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Expôs-se um conjunto de condições ambientais dentro da sala de aula, formuladas de forma a fomentar a aprendizagem. A partir destas considerações apresenta-se ainda a simulação de um modelo de projeto de sala de aula ideal. No primeiro capítulo abordam-se temas relacionados com a Escola que passo a referir: a origem e evolução das escolas em Portugal; a evolução do mobiliário escolar; a importância da escola na aprendizagem; o que é a Parque Escolar; o projeto das escolas Futuristas; a importância das novas tecnologias no ensino. No segundo capítulo explora-se a temática da aprendizagem: o conceito, o desenvolvimento, o campo de estudo, o sistema cognitivo e o cérebro. No terceiro capítulo faz-se referência à importância e ao auxílio do Design de Interiores na criação de ambientes escolares, expondo as áreas de ergonomia e antropometria. No quarto capítulo concentram-se uma série de fatores que incitam à aprendizagem dentro da sala de aula. Resultado da conexão entre os diferentes estudos efetuados nos capítulos anteriores. O quinto capítulo foi reservado para demonstrar as condições físicas em que as crianças atuais estão a aprender. Neste capítulo expõe-se os resultados da análise das condições físicas existentes nas salas de aulas de duas escolas do nosso país. Atualmente as duas em escolas encontram-se em funcionamento, sendo que uma é privada, com décadas de existência, e outra, é uma escola pública, que foi recentemente restruturada pela Parque Escolar. Analisaram-se as condições de iluminação, térmicas, sonoras, visuais e organizacionais, obtidas nas duas instituições, comparando-as com os elementos ideais recolhidos ao longo de todo o estudo. O último capítulo foi reservado para a apresentação de uma simulação de sala de aula e de uma linha de mobiliário escolar. Concluiu-se com este estudo que aprendizagem é influenciada pelos espaços que interagem com o homem. E que o Designer de Interiores, criador imbuído de conhecimento que afeta a construção de espaços, pode contribuir para o aumento do desenvolvimento da mesma, através da edificação de espaços confortáveis, atrativos e inovadores.Space is built around human beings, suited to their growth and evolution, contributing to their development and proliferation. This is how the Teaching/Learning space should be built. The purpose of this thesis was to: emphasize the importance of the teaching/learning environments in the current times; verify the influence of the physical space and understand the contribution that Interior Design can bring to promote learning development in the classroom, through improved spatial conditions. The proposed aim was fulfilled through analyses on studies carried out in the several domains of intervention, collecting a set of knowledge in the domains of the School, of Learning and of Interior Design, emphasizing the assessment of some examples, that are faced as representative examples of the existing classrooms. A set of environmental conditions were exposed within the classroom, formulated in order to foster learning. From this set of considerations, the simulation of a model design for an ideal classroom was developed and is presented. The first chapter, concerns the School: its origin and evolution in Portugal; the evolution of school furniture; the importance of the School with respect to learning; presenting Parque Escolar; the design of Futuristic schools; the importance of new technologies. The second chapter explores the thematic domain of learning: the concept of learning; the development of learning; the field of studies on learning; the cognitive system and the brain. Chapter 3 focuses on the importance and the contribution of Interior Design on the creation of school environments, exploring the domains of ergonomics and anthropometrics. In chapter 4, a set of factors are brought together, which promote learning in the classroom, and that were the result of establishing connections within the set of studies carried out in the previous chapters. Chapter 5 was reserved to demonstrate the physical conditions in which today’s children are learning. This chapter presents the results of the analysis of physical conditions present in the classrooms of two schools in Portugal. The two schools are currently in service: a private school with decades of existence and a public school recently restructured by Parque Escolar. The conditions were verified for illumination, thermal, acoustic, visual and organizational, postural and of furniture and organization parameters. The two situations were compared pair-wise with the ideal conditions collected throughout the whole study. The last chapter was reserved for the presentation of the simulation of a classroom makeover and for the presentation of a new line of school furniture. As a conclusion drawn from this study, it can be stated that the process of learning is influenced by the spaces with which human beings interact. Moreover, the Interior Designer, a creator armed with knowledge that affects the design of spaces, may contribute to promote increased learning development, through the building of comfortable, attractive and innovative spaces.Coelho, Denis AlvesuBibliorumAzevedo, Liliana Pamela S. 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