Análise do impacto da pandemia COVID-19 na verificação do pressuposto da continuidade nas companhias aéreas
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/15655 |
Resumo: | Mestrado em Contabilidade |
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Análise do impacto da pandemia COVID-19 na verificação do pressuposto da continuidade nas companhias aéreasCovid-19Pressuposto da continuidadeCompanhias aéreasModelo Z-scoreGoing concernAirlinesZ-score modelMestrado em ContabilidadeNos últimos meses, o cenário que se tem observado consiste em aviões parados nos aeroportos, redução de rendimentos e um incremento das dificuldades financeiras. De forma a impedir a propagação da pandemia os governos obrigaram à paralisação de movimentação de cidadãos por todo o mundo, o que associado ao cancelamento de muitos voos por parte dos passageiros fez que o setor da aviação fosse um dos mais prejudicados pelo vírus Sars-COV-2. A questão de investigação subjacente ao estudo assenta em saber se a pandemia causada pelo vírus Sars-COV-2 colocou em causa a verificação do pressuposto da continuidade nas empresas do setor da aviação. Desta forma, o objetivo do estudo visa avaliar o impacto da pandemia causada pelo vírus Sars-COV-2 no pressuposto de continuidade das empresas de companhias aéreas, tendo por base a aplicação do modelo Z-score, no período anterior (2019) e no decurso (2020) da crise pandémica. De uma forma geral, pretende-se analisar se a pandemia pôs em causa a continuidade das empresas e, de uma forma mais específica, avaliar se a dimensão da empresa, o país onde se encontra sedeada e o tipo de serviço oferecido (“low-cost” ou não) tem impacto no desempenho económico-financeiro e, consequentemente, na continuidade das empresas. Com recurso à plataforma Airhelp este estudo integra 72 empresas, sendo o ponto de partida para a definição da amostra a existência de contas disponíveis publicamente, em língua inglesa e/ou portuguesa no período de 2019 e 2020. Com os resultados obtidos foi possível verificar que a pandemia agravou a situação financeira das empresas, porém, não sendo a génese dos maus resultados obtidos, uma vez que os mesmos, em alguns casos, já se verificavam no período anterior à pandemia. Verificou-se, assim, que a maioria das empresas já se encontravam em risco de falência em 2019. Por último, pela análise quanto ao tipo de serviço, constatou-se que as empresas com serviço low-cost se localizavam apenas Europa, pelo que a análise foi limitada a essa área. Porém, apesar dos maus resultados, as empresas sedeadas na Europa são aquelas que apresentam resultados mais positivos, nomeadamente as empresas low-cost, o que pode indicar uma boa adaptabilidade desta tipologia de empresas a fatores inesperados, como é o caso da crise pandémica.Stalled planes at airports implies lack of revenue. In recent months this is the scenario that has been observed, skies free of planes and airports stopped. In order to prevent the spread of the pandemic, governments have forced the paralysis of movement of citizens around the world, which associated with the cancellation of many flights by passengers made the aviation sector one of the most affected by the Sars-COV-2 virus. The research question underlying the study is whether the pandemic caused by the Sars-COV-2 virus has jeopardized the verification of the continuity assumption in the aviation industry. Thus, the objective of the study is to assess the impact of the Sars-COV-2 pandemic on the Going Concern Assumption of airline companies, based on the application of the Z-score model, in the period before (2019) and during (2020) the pandemic crisis. In general, we intend to analyze whether the pandemic has jeopardized the continuity of the companies and, more specifically, to assess whether the size of the company, the country where it is based and the type of service (low-cost or not) has an impact on the economic and financial performance and, consequently, on the continuity of the companies. Using the Airhelp platform, the study population consists of 72 companies, and the starting point for defining the sample is the existence of publicly available accounts in English and Portuguese in the period 2019 and 2020. The obtained results allow us to verify that the pandemic aggravated the financial situation of the companies, however, not being the genesis of the bad results obtained, since they, in some cases, already existed in the period before the pandemic. Thus, it was found that most companies were already at risk of bankruptcy in 2019. Finally, by the analysis of the type of service, it was found that the companies with low-cost service were located only in Europe, so the analysis was limited to this area. However, despite the poor results, companies based in Europe are those with the most positive results, particularly the abovementioned low-cost companies, which may indicate a good adaptability of this typology of companies to unexpected factors, such as the pandemic crisis.ISCALPinheiro, PedroMoreira, Cândido Jorge PeresRCIPLHenriques, Rute de Jesus Silvestre dos Santos2023-02-20T12:11:20Z2022-022022-02-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/15655porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:13:26Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/15655Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:23:17.384929Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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