Consequências da pandemia nas três dimensões da missão do Ensino Superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almeida, Paulo
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.8/7272
Resumo: O presente artigo procura desenvolver um conjunto de ideias, mais técnicas que científicas, sobre as consequências que o Covid19 tem no Ensino Superior, quer seja através da sua missão de ensino, quer seja através da investigação desenvolvida, quer seja pela importante ligação e responsabilidade social que tem perante as comunidades onde as IES estão inseridas. As IES são dinamizadoras e grandes alavancas sociais e económicas dos locais onde se encontram implementadas. produzem e partilham conhecimento, transformam socialmente as regiões, atraem investimento e potenciam inovação e novos negócios, pintam um espaço geográfico de juventude interagindo culturas e promovendo o multiculturalismo inclusivo. Sendo as pessoas o centro de gravidade das IES, é para as pessoas que trabalham estas Instituições todos os dias. Para a formação de jovens profissionais altamente qualificados, para a produção de conhecimento capaz de resolver a necessidades das pessoas, para a inovação e bem-estar das pessoas das comunidades procurando melhorar o seu dia a dia. Ao longo do texto identificamos um conjunto de iniciativas disponíveis para as IES e para os seus investigadores e alunos, para que possam contribuir assim para a resolução dos problemas causados pelo vírus, procurando estimular todos para este desígnio que tem que ser comum, vencer o vírus e procurar dar resposta, através da investigação aplicada, aos problemas económicos e sociais por el causados.
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