Escola Inclusiva: uma utopia possível

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Quintas, Fernando Manuel Calixto
Data de Publicação: 2005
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15035
Resumo: Este estudo parte de nossas inquietações como profissionais interventivos na área dos apoios educativos a crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Cogitamos que a consolidação da Escola Inclusiva, depende em grande parte de uma consciência colectiva e individual de todos os intervenientes no processo educativo da escola, nomeadamente dos educadores e professores, actores basilares do processo educativo. Procurar conhecer e perceber essa consciência, mormente as percepções e as atitudes dos docentes, bem como o tipo de respostas de que os alunos diferentes beneficiam nos estabelecimentos do sistema regular de educação/ensino foram os objectivos que nortearam este estudo. A presente pesquisa caracterizou-se como um estudo predominantemente quantitativo, embora com uma abordagem descritiva e exploratória, portanto, também, de cunho qualitativo. Com base nos objectivos propostos para a Educação Inclusiva em Portugal, bem como no seu percurso, podemos constatar com os resultados deste estudo, que muito já tem sido feito em busca de uma educação para todos. Porém, ainda há uma grande caminhada a ser percorrida, tanto no que se refere à formação e capacitação dos profissionais da educação para efectivar este modelo educativo, como no enfrentar e ultrapassar uma das maiores barreiras obstativas a qualquer doutrina: o preconceito. /***Abstract - This study begins with our concerns as intervenient professionals in the area of educational support to children and young with special educational needs. We consider that the consolidation of a Inclusive School, depends on, in a great part, from a collective and individual conscience of all interventionists in the school educational process, namely of educators and teachers, essential actors in the educational process. The aims that had guided this study where the knowledge and the awareness of this conscience, especially the perceptions and the altitudes of docents, as well as the type of answer that different students benefit in the normal educational. The present investigation has been characterized by a predominant quantitative study, although with an exploring and describing approach, therefore, with a qualitative aspect too. We can prove with the result of this study, with the basis on the aims proposed to an Inclusive Education in Portugal as well as with its course, that most of it has already been dope in the search of an education to all. Nevertheless, there is still a great way to be covered, not only in what concerns the formation and ability of professionals of education to accomplish this educational modal, but also to face and to go beyond one of the greatest obstructive barriers in any doctrine: the prejudice.
id RCAP_2653b254d25027ce1328542624bbd599
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/15035
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Escola Inclusiva: uma utopia possívelEscola inclusivaEducaçãoAdministração escolarEste estudo parte de nossas inquietações como profissionais interventivos na área dos apoios educativos a crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Cogitamos que a consolidação da Escola Inclusiva, depende em grande parte de uma consciência colectiva e individual de todos os intervenientes no processo educativo da escola, nomeadamente dos educadores e professores, actores basilares do processo educativo. Procurar conhecer e perceber essa consciência, mormente as percepções e as atitudes dos docentes, bem como o tipo de respostas de que os alunos diferentes beneficiam nos estabelecimentos do sistema regular de educação/ensino foram os objectivos que nortearam este estudo. A presente pesquisa caracterizou-se como um estudo predominantemente quantitativo, embora com uma abordagem descritiva e exploratória, portanto, também, de cunho qualitativo. Com base nos objectivos propostos para a Educação Inclusiva em Portugal, bem como no seu percurso, podemos constatar com os resultados deste estudo, que muito já tem sido feito em busca de uma educação para todos. Porém, ainda há uma grande caminhada a ser percorrida, tanto no que se refere à formação e capacitação dos profissionais da educação para efectivar este modelo educativo, como no enfrentar e ultrapassar uma das maiores barreiras obstativas a qualquer doutrina: o preconceito. /***Abstract - This study begins with our concerns as intervenient professionals in the area of educational support to children and young with special educational needs. We consider that the consolidation of a Inclusive School, depends on, in a great part, from a collective and individual conscience of all interventionists in the school educational process, namely of educators and teachers, essential actors in the educational process. The aims that had guided this study where the knowledge and the awareness of this conscience, especially the perceptions and the altitudes of docents, as well as the type of answer that different students benefit in the normal educational. The present investigation has been characterized by a predominant quantitative study, although with an exploring and describing approach, therefore, with a qualitative aspect too. We can prove with the result of this study, with the basis on the aims proposed to an Inclusive Education in Portugal as well as with its course, that most of it has already been dope in the search of an education to all. Nevertheless, there is still a great way to be covered, not only in what concerns the formation and ability of professionals of education to accomplish this educational modal, but also to face and to go beyond one of the greatest obstructive barriers in any doctrine: the prejudice.Universidade de´Évora2015-08-28T15:38:55Z2015-08-282005-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/15035http://hdl.handle.net/10174/15035pordep. psicologiateses@bib.uevora.pt676Quintas, Fernando Manuel Calixtoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:01:35Zoai:dspace.uevora.pt:10174/15035Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:08:05.080933Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Escola Inclusiva: uma utopia possível
title Escola Inclusiva: uma utopia possível
spellingShingle Escola Inclusiva: uma utopia possível
Quintas, Fernando Manuel Calixto
Escola inclusiva
Educação
Administração escolar
title_short Escola Inclusiva: uma utopia possível
title_full Escola Inclusiva: uma utopia possível
title_fullStr Escola Inclusiva: uma utopia possível
title_full_unstemmed Escola Inclusiva: uma utopia possível
title_sort Escola Inclusiva: uma utopia possível
author Quintas, Fernando Manuel Calixto
author_facet Quintas, Fernando Manuel Calixto
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Quintas, Fernando Manuel Calixto
dc.subject.por.fl_str_mv Escola inclusiva
Educação
Administração escolar
topic Escola inclusiva
Educação
Administração escolar
description Este estudo parte de nossas inquietações como profissionais interventivos na área dos apoios educativos a crianças e jovens com necessidades educativas especiais. Cogitamos que a consolidação da Escola Inclusiva, depende em grande parte de uma consciência colectiva e individual de todos os intervenientes no processo educativo da escola, nomeadamente dos educadores e professores, actores basilares do processo educativo. Procurar conhecer e perceber essa consciência, mormente as percepções e as atitudes dos docentes, bem como o tipo de respostas de que os alunos diferentes beneficiam nos estabelecimentos do sistema regular de educação/ensino foram os objectivos que nortearam este estudo. A presente pesquisa caracterizou-se como um estudo predominantemente quantitativo, embora com uma abordagem descritiva e exploratória, portanto, também, de cunho qualitativo. Com base nos objectivos propostos para a Educação Inclusiva em Portugal, bem como no seu percurso, podemos constatar com os resultados deste estudo, que muito já tem sido feito em busca de uma educação para todos. Porém, ainda há uma grande caminhada a ser percorrida, tanto no que se refere à formação e capacitação dos profissionais da educação para efectivar este modelo educativo, como no enfrentar e ultrapassar uma das maiores barreiras obstativas a qualquer doutrina: o preconceito. /***Abstract - This study begins with our concerns as intervenient professionals in the area of educational support to children and young with special educational needs. We consider that the consolidation of a Inclusive School, depends on, in a great part, from a collective and individual conscience of all interventionists in the school educational process, namely of educators and teachers, essential actors in the educational process. The aims that had guided this study where the knowledge and the awareness of this conscience, especially the perceptions and the altitudes of docents, as well as the type of answer that different students benefit in the normal educational. The present investigation has been characterized by a predominant quantitative study, although with an exploring and describing approach, therefore, with a qualitative aspect too. We can prove with the result of this study, with the basis on the aims proposed to an Inclusive Education in Portugal as well as with its course, that most of it has already been dope in the search of an education to all. Nevertheless, there is still a great way to be covered, not only in what concerns the formation and ability of professionals of education to accomplish this educational modal, but also to face and to go beyond one of the greatest obstructive barriers in any doctrine: the prejudice.
publishDate 2005
dc.date.none.fl_str_mv 2005-01-01T00:00:00Z
2015-08-28T15:38:55Z
2015-08-28
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/15035
http://hdl.handle.net/10174/15035
url http://hdl.handle.net/10174/15035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv dep. psicologia
teses@bib.uevora.pt
676
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de´Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de´Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136564408745984