O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/9178 |
Resumo: | A presente comunicação irá incidir sobre um estudo realizado ao longo do ano letivo de 2013/2014, no âmbito da “Prática de Ensino Supervisionada II”, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como objetivo compreender as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos, nas diversas operações, envolvendo números naturais, e o modo como as mesmas se desenvolvem. Neste artigo, são contempladas as seguintes questões: i) Qual a importância da implementação de uma rotina de cálculo mental?; ii) Que estratégias de cálculo mental usam os alunos?; iii) De que modo podem evoluir essas estratégias? A metodologia seguiu o paradigma interpretativo, assumindo uma natureza qualitativa. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: observação, entrevista e análise documental. Os resultados demonstram que as alunas evoluíram, passando a utilizar estratégias mais complexas como, por exemplo, a decomposição decimal de um fator com uso da relação de metade ou estratégias baseadas na propriedade associativa para obter múltiplos de 10. |
id |
RCAP_26579562415743d22e4c003a43d23bb1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9178 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino BásicoSentido de númeroCálculo mentalEstratégias de cálculo mentalNúmeros naturaisIPL/2016/FLEC_RAQ_ESELxA presente comunicação irá incidir sobre um estudo realizado ao longo do ano letivo de 2013/2014, no âmbito da “Prática de Ensino Supervisionada II”, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como objetivo compreender as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos, nas diversas operações, envolvendo números naturais, e o modo como as mesmas se desenvolvem. Neste artigo, são contempladas as seguintes questões: i) Qual a importância da implementação de uma rotina de cálculo mental?; ii) Que estratégias de cálculo mental usam os alunos?; iii) De que modo podem evoluir essas estratégias? A metodologia seguiu o paradigma interpretativo, assumindo uma natureza qualitativa. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: observação, entrevista e análise documental. Os resultados demonstram que as alunas evoluíram, passando a utilizar estratégias mais complexas como, por exemplo, a decomposição decimal de um fator com uso da relação de metade ou estratégias baseadas na propriedade associativa para obter múltiplos de 10.CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos EducacionaisRCIPLTeixeira, RaquelRodrigues, Margarida2018-12-18T10:02:01Z20172017-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/9178porTeixeira, R., & Rodrigues, M. (2017). O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In C. Pires, D. Lino, I. Madureira, M. Rodrigues, & M. Falcão (Orgs.), Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (pp. 207-221). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN: 978-989-8912-00-8978-989-8912-00-8info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T09:57:33Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/9178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:17:48.198139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico |
title |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico |
spellingShingle |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico Teixeira, Raquel Sentido de número Cálculo mental Estratégias de cálculo mental Números naturais IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx |
title_short |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico |
title_full |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico |
title_fullStr |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico |
title_full_unstemmed |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico |
title_sort |
O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: um estudo no 1.º ciclo do Ensino Básico |
author |
Teixeira, Raquel |
author_facet |
Teixeira, Raquel Rodrigues, Margarida |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Margarida |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Teixeira, Raquel Rodrigues, Margarida |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sentido de número Cálculo mental Estratégias de cálculo mental Números naturais IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx |
topic |
Sentido de número Cálculo mental Estratégias de cálculo mental Números naturais IPL/2016/FLEC_RAQ_ESELx |
description |
A presente comunicação irá incidir sobre um estudo realizado ao longo do ano letivo de 2013/2014, no âmbito da “Prática de Ensino Supervisionada II”, do Mestrado em Ensino do 1.º e 2.º Ciclo do Ensino Básico, que teve como objetivo compreender as estratégias de cálculo mental utilizadas pelos alunos, nas diversas operações, envolvendo números naturais, e o modo como as mesmas se desenvolvem. Neste artigo, são contempladas as seguintes questões: i) Qual a importância da implementação de uma rotina de cálculo mental?; ii) Que estratégias de cálculo mental usam os alunos?; iii) De que modo podem evoluir essas estratégias? A metodologia seguiu o paradigma interpretativo, assumindo uma natureza qualitativa. Foram utilizadas as seguintes técnicas de recolha de dados: observação, entrevista e análise documental. Os resultados demonstram que as alunas evoluíram, passando a utilizar estratégias mais complexas como, por exemplo, a decomposição decimal de um fator com uso da relação de metade ou estratégias baseadas na propriedade associativa para obter múltiplos de 10. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017 2017-01-01T00:00:00Z 2018-12-18T10:02:01Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/9178 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/9178 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Teixeira, R., & Rodrigues, M. (2017). O desenvolvimento de estratégias de cálculo mental: Um estudo no 1.º Ciclo do Ensino Básico. In C. Pires, D. Lino, I. Madureira, M. Rodrigues, & M. Falcão (Orgs.), Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa (pp. 207-221). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN: 978-989-8912-00-8 978-989-8912-00-8 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133440936771584 |