Prática de ensino supervisionada em educação pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico: desenvolver o cálculo mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Amante, Ana Inês Reis
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15863
Resumo: O presente relatório de estágio diz respeito à investigação realizada no âmbito das unidades curriculares de Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrantes do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade de Évora. As práticas foram realizadas no Jardim-de-Infância da Cruz da Picada e na Escola Básica do Bairro Senhora da Glória, com uma turma de 4.º ano. A investigação pretendeu compreender, analisar e refletir relativamente ao desenvolvimento do cálculo mental por parte das crianças, tendo como orientação responder às seguintes questões: Que nível de cálculo exibem as crianças? Que tipos de relações numéricas estabelecem as crianças? Que estratégias de cálculo é que elas demonstram? Que representações adotam as crianças? Que dificuldades revelam? A investigação a que este relatório se refere desenvolveu-se no segundo semestre do ano letivo de 2013/2014 em contexto de Pré-escolar e no primeiro semestre do ano letivo de 2014/2015 em contexto de 1.º Ciclo, dando oportunidade de recolher dados relativamente ao desenvolvimento do cálculo mental nas crianças nos dois contextos. Nesta recolha foram utilizadas as diversas técnicas, com destaque para a observação e análise documental. Os resultados obtidos permitem confirmar que: i) o cálculo mental pode ser desenvolvido com as crianças desde os primeiros anos; ii) as crianças são capazes de utilizar estratégias de partição e decomposição em contextos diversificados; iii) conseguem estabelecer diferentes relações numéricas através de tarefas pensadas para esse fim e, iv) sabem utilizar representações pictográficas para a resolução. É importante realçar que foram algumas as dificuldades sentidas pelas crianças na utilização das estratégias e na interpretação da tarefa. Para isso, é fundamental facilitar o diálogo com as crianças e alunos, propor contextos significativos e tarefas diversificadas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education: Developing the mental computation Summary: This training course report concerns the research carried out in the context of curricular units of Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and in the 1st Cycle of Primary Education, which are part of the Master's Degree in Preschool Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education of the University of Évora. Practices were performed with a 4th grade class held in the Cruz da Picada kindergarten and in the Bairro Senhora da Glória Basic School. The research sought to understand, analyze and discuss the development of children’s mental computation, requiring as guidelines to answer the following questions: What level of calculation do children display? What kinds of numeric relationships are establish by the children? What calculation strategies do they use? What representations do children adopt? What difficulties do children reveal? The investigation discussed in this report was developed in the second semester of the 2013/2014 school year, in kindergarten context, and also in the first half of the 2014/2015 school year, in 1st cycle context, giving opportunity to collect data regarding children mental computation development in both contexts. Diverse techniques were used, with emphasis on observation and document analysis. The achieved results allows to confirm that: i) mental computation can be developed with the children since early ages; ii) they are able to use partition and decomposition strategies in diversified contexts; iii) children can, establish different numeric relationships through specific purpose tasks and to use pictographic representations for the resolution. It is important to emphasize that some difficulties were experienced by children in the use of the strategies and in the task interpretation. Regarding this, it is essential to facilitate dialogue with children and scholars, suggest signified contexts and varied tasks.
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Que tipos de relações numéricas estabelecem as crianças? Que estratégias de cálculo é que elas demonstram? Que representações adotam as crianças? Que dificuldades revelam? A investigação a que este relatório se refere desenvolveu-se no segundo semestre do ano letivo de 2013/2014 em contexto de Pré-escolar e no primeiro semestre do ano letivo de 2014/2015 em contexto de 1.º Ciclo, dando oportunidade de recolher dados relativamente ao desenvolvimento do cálculo mental nas crianças nos dois contextos. Nesta recolha foram utilizadas as diversas técnicas, com destaque para a observação e análise documental. Os resultados obtidos permitem confirmar que: i) o cálculo mental pode ser desenvolvido com as crianças desde os primeiros anos; ii) as crianças são capazes de utilizar estratégias de partição e decomposição em contextos diversificados; iii) conseguem estabelecer diferentes relações numéricas através de tarefas pensadas para esse fim e, iv) sabem utilizar representações pictográficas para a resolução. É importante realçar que foram algumas as dificuldades sentidas pelas crianças na utilização das estratégias e na interpretação da tarefa. 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