Atitudes e práticas pedagógicas face à inclusão de alunos com necessidades educativas especiais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Matos, Carla Marisa de Jesus
Data de Publicação: 2015
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/6654
Resumo: O desenvolvimento tecnológico levou a mudanças na sociedade e, consequentemente, na escola. A introdução no ensino das ciências de abordagens mais diversificadas e a generalização da “escola para todos” foram duas das mudanças que se têm imposto na escola dos dias de hoje. Para um ensino de qualidade, seja das ciências ou de outra área curricular, torna-se pertinente a diferenciação e diversificação pedagógicas, quer ao nível das abordagens educativas, quer ao nível dos recursos didáticos utilizados na sala de aula. As práticas educativas consideradas inclusivas têm que ser adequadas a todos os perfis dos alunos, sem discriminação entre alunos com ou sem Necessidades Educativas Especiais (NEE). Neste relatório, apresenta-se não só uma descrição e análise do trabalho desenvolvido nos últimos oito anos de serviço, como também se aborda o tema “atitudes e práticas pedagógicas desenvolvidas junto dos alunos com NEE”, expondo-se os resultados e a discussão de um estudo realizado durante o ano letivo 2014/2015 , assim como a sua fundamentação teórica. Constitui-se, portanto, como uma reflexão crítica da atividade docente, em que o procedimento da análise da prática relaciona-se sempre com o contexto comunitário, escolar e disciplinar. A descrição da atividade profissional é elaborada de acordo com as dimensões: atividade científica e pedagógica; participação na escola e relação com a comunidade educativa e desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida. Cada dimensão engloba uma série de domínios específicos que são abordados com o objetivo de conhecer e sistematizar melhor o nosso desempenho na escola e na comunidade. Relativamente à investigação apresentada, pretende-se averiguar se os professores de ciências revelam atitudes e práticas conducentes à filosofia da escola inclusiva ou se se mantêm resistentes à mudança, mantendo atitudes e práticas conservadoras e segregadoras. Apesar de alguns professores terem manifestado algumas necessidades para lidar melhor com estes alunos, principalmente ao nível da formação profissional, apurámos que a inclusão está a ser implementada e que a resposta à diversidade está a ser desenvolvida através do recurso à diversificação pedagógica, à experiência anterior dos docentes, à aprendizagem cooperativa e à colaboração com os profissionais envolvidos no processo educativo dos alunos. No final, pretende-se que este documento sirva de referência para uma melhoria da nossa atividade profissional, possibilitando o aperfeiçoamento na implementação de metodologias e estratégias facilitadoras do processo inclusivo, no ensino das ciências.
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Neste relatório, apresenta-se não só uma descrição e análise do trabalho desenvolvido nos últimos oito anos de serviço, como também se aborda o tema “atitudes e práticas pedagógicas desenvolvidas junto dos alunos com NEE”, expondo-se os resultados e a discussão de um estudo realizado durante o ano letivo 2014/2015 , assim como a sua fundamentação teórica. Constitui-se, portanto, como uma reflexão crítica da atividade docente, em que o procedimento da análise da prática relaciona-se sempre com o contexto comunitário, escolar e disciplinar. A descrição da atividade profissional é elaborada de acordo com as dimensões: atividade científica e pedagógica; participação na escola e relação com a comunidade educativa e desenvolvimento e formação profissional ao longo da vida. Cada dimensão engloba uma série de domínios específicos que são abordados com o objetivo de conhecer e sistematizar melhor o nosso desempenho na escola e na comunidade. Relativamente à investigação apresentada, pretende-se averiguar se os professores de ciências revelam atitudes e práticas conducentes à filosofia da escola inclusiva ou se se mantêm resistentes à mudança, mantendo atitudes e práticas conservadoras e segregadoras. Apesar de alguns professores terem manifestado algumas necessidades para lidar melhor com estes alunos, principalmente ao nível da formação profissional, apurámos que a inclusão está a ser implementada e que a resposta à diversidade está a ser desenvolvida através do recurso à diversificação pedagógica, à experiência anterior dos docentes, à aprendizagem cooperativa e à colaboração com os profissionais envolvidos no processo educativo dos alunos. No final, pretende-se que este documento sirva de referência para uma melhoria da nossa atividade profissional, possibilitando o aperfeiçoamento na implementação de metodologias e estratégias facilitadoras do processo inclusivo, no ensino das ciências.Technological development has led to changes in society and consequently in school. The introduction in teaching the most diverse approaches to science and the generalization of "school for all" were two of the changes that have been imposed on school days. For quality education, either science or another curriculum area, it becomes relevant pedagogical differentiation and diversification, both in terms of educational approaches, both in terms of teaching resources used in the classroom. Considered inclusive educational practices have to be suitable for all profiles of students, without discrimination between students with and without special educational needs (SEN). In this report not only presents a description and analysis of the work done in the last eight years of service, as also addresses the theme "attitudes and pedagogical practices developed among pupils with SEN", exposing the results and discussion a study conducted during the school year 2014/2015, as well as its theoretical foundation. Up it is therefore, as a critical reflection of the teaching activity in the analysis of the procedure relates to always practice with the community, school and disciplinary context. The description of the occupation is made in accordance with the dimensions: scientific and pedagogical activity; participation in school and relationship with the educational community and development and vocational training throughout life. Each dimension comprises a number of specific areas that are addressed in order to better understand and systematize our performance at school and in the community. Regarding the presented research is intended to ascertain whether the science teachers reveal attitudes and practices conducive to the philosophy of inclusive school or remain resistant to change, maintaining attitudes and conservative and segregationist practices. Although some teachers have expressed some needs to better handle these students, especially at the level of vocational training, it was found that the inclusion is being implemented and that the answer to diversity is being developed through the use of educational diversification, previous experience teachers, cooperative learning and cooperation with the professionals involved in the educational process of the students. In the end, it is intended that this document will serve as a reference for the improvement of our professional activity, enabling the improvement in the implementation of methodologies and facilitating strategies of inclusive process in science education.2016-10-19T10:17:12Z2015-01-01T00:00:00Z2015info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10348/6654pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessMatos, Carla Marisa de Jesusreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-24T03:49:36Zoai:repositorio.utad.pt:10348/6654Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openairemluisa.alvim@gmail.comopendoar:71602024-03-24T03:49:36Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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