Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Durão, Beatriz Cruz Simões
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/8802
Resumo: Relatório da prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA -Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º11548/2020 publicado no Diário da Republica, 2.ª série, n.º153, de 7 de agosto
id RCAP_2669efb45f8a41aca421d2e329577105
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8802
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutorInteraçãoTutoriaTutorAjuda1 Ciclo do Ensino BásicoInteractionTutoringHelp, 1.º Cycle of Basic EducationDomínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da EducaçãoRelatório da prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA -Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º11548/2020 publicado no Diário da Republica, 2.ª série, n.º153, de 7 de agostoO relatório foi desenvolvido com uma turma de 1.º ano onde era aplicado o modelo pedagógico do Movimento da Escola Moderna. O tema em estudo debruça-se sobre o modo como as crianças desempenharam o seu papel enquanto tutores, assim como as suas conceções em relação às ajudas prestadas em situação de tutoria. O tema foi definido pela constatação da dificuldade que as crianças evidenciavam em prestar ajudas eficazes. Desta forma, definiram-se como objetivos: Caracterizar o modo como as crianças interagem em situação de tutoria; Compreender as conceções das crianças sobre o que é ajudar, porque é importante ajudar e como se pode ajudar; Aferir se a clarificação/discussão conjunta das conceções das ajudas em tutoria contribui para uma alteração da natureza dessas interações. Para a recolha de dados, foram selecionadas três crianças tutoras às quais foi feita uma observação do modo como interagiam em tutoria e uma entrevista com vista a compreender as suas conceções sobre as ajudas. Posteriormente, debateu-se em grande grupo as mesmas questões sobre as ajudas, contribuindo assim para uma elaboração das conclusões das crianças. Por fim, fez-se uma nova observação da interação das mesmas, no sentido de avaliar se houve alguma alteração nas interações. A partir de uma análise qualitativa das interações e conceções das crianças percebeu-se que consideram que a ajuda envolve colaboração e requer desenvolver o pensamento. Concluiu-se ainda que houve uma melhoria no modo como as crianças interagiam, mais concretamente, no modo como o tutor desempenhou o seu papel, quando comparando as interações observadas.The report was developed with a class of the 1st grade that applied the pedagogical model of Modern School Movement. The subject matter under study focuses on how these children played their role while tutors, as well as how they perceive the support provided, in a tutoring situation. The theme was defined by the observation of the difficulty that children had in providing effective support. Thus, the following objectives were defined: To characterize the way in which children interact in a tutoring situation; Understand children's concepts about the concept of help, why it is important to help and how one can help; Assess whether the clarification/joint discussion of the concept of assistance in a tutoring context, fosters a change in the nature of these interactions. For data collection, three tutoring children were selected. The way they interacted in tutoring, was observed and an interview was made to understand their conceptualization of this support. Subsequently, the same questions about support were discussed in a large group, thus contributing to the elaboration of the children's conclusions. Finally, a new observation of their interaction was made, to assess whether there was any change in the interactions. From a qualitative analysis of the children's interactions and conceptualization, it was noticed that they consider that providing support, involves collaboration and requires the development of thinking. When comparing the interactions observed, it was also noticed that there was an improvement in the way the children interacted, more specifically, in the way the tutor played his role.Repositório do ISPADurão, Beatriz Cruz SimõesGaitas, Sérgio Miguel Protásio2022-09-29T13:24:55Z2022-07-18T00:00:00Z2022-07-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/8802203054857porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-10-02T02:15:18Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/8802Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:10:31.036760Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
title Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
spellingShingle Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
Durão, Beatriz Cruz Simões
Interação
Tutoria
Tutor
Ajuda
1 Ciclo do Ensino Básico
Interaction
Tutoring
Help, 1.º Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
title_short Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
title_full Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
title_fullStr Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
title_full_unstemmed Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
title_sort Ajudar é ajudar a pensar: interação em situação de tutoria na ótica do tutor
author Durão, Beatriz Cruz Simões
author_facet Durão, Beatriz Cruz Simões
Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
author_role author
author2 Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Durão, Beatriz Cruz Simões
Gaitas, Sérgio Miguel Protásio
dc.subject.por.fl_str_mv Interação
Tutoria
Tutor
Ajuda
1 Ciclo do Ensino Básico
Interaction
Tutoring
Help, 1.º Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
topic Interação
Tutoria
Tutor
Ajuda
1 Ciclo do Ensino Básico
Interaction
Tutoring
Help, 1.º Cycle of Basic Education
Domínio/Área Científica::Ciências Sociais::Ciências da Educação
description Relatório da prática de Ensino Supervisionado apresentada no ISPA -Instituto Universitário para obtenção de grau de Mestre em Educação Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico, criado por Aviso n.º11548/2020 publicado no Diário da Republica, 2.ª série, n.º153, de 7 de agosto
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-29T13:24:55Z
2022-07-18T00:00:00Z
2022-07-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/8802
203054857
url http://hdl.handle.net/10400.12/8802
identifier_str_mv 203054857
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130561929805824