Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nogueira, Diogo Emanuel da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/1822/83620
Resumo: Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
id RCAP_266d9c8c81e12102c0340a50b243427c
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83620
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliaçãoAdaptive mobile platforms for evaluation systemsPlataformas móveisSistemas de avaliação de conhecimentoMobile learningSistemas de interaçãoMineração de dadosDashboardsProfilingMobile plataformsKnowledge assessment systemsInteraction systemsData miningEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e TecnologiasDissertação de mestrado integrado em Engenharia InformáticaAs Plataformas Móveis estão cada mais enraizadas no nosso quotidiano. O conforto de escolher onde usar e a facilidade de as utilizar em qualquer lugar criam formas de informação e comunicação para as mais diversas áreas, facilitando assim num grande conjunto de tarefas. Para algumas destas áreas, a disponibilização de uma Plataforma Móvel pode ser a chave para o sucesso dos objetivos pretendidos, oferecendo ao utilizador uma experiência completamente inovadora face aos métodos mais convencionais. A área do ensino encaixa perfeitamente nestes moldes, tendo em conta que o uso destas plataformas pode aumentar o envolvimento dos alunos nos seus deveres, através da projeção simples e intuitiva dos vários exercícios e ferramentas adequadas que fomentem os seus conhecimentos e aprendizagem, ajudando-os a alcançar melhores resultados. Tendo isso em consideração, neste trabalho de dissertação, desenvolveu-se, numa primeira etapa, uma fundamentação teórica relativamente ao uso de Plataformas Móveis e a sua evolução ao longo dos anos, abordando-se com isso uma perspetiva totalmente voltada para a área do ensino. Numa segunda fase, foram detalhados e analisados os diferentes tipos de Plataformas Móveis que atualmente imperam no mercado dos smartphones, bem como alguns exemplos de plataformas especialmente criadas para servirem como Sistemas de Aprendizagem. Numa última etapa, com a escolha do tipo de plataforma a desenvolver para a dissertação, idealizou-se e implementou-se um sistema de interação adaptativo para suporte a processos de aferição do conhecimento de estudantes ao longo do tempo, em domínios específicos.Mobile Platforms are increasingly rooted in our daily lives. The comfort of choosing where to use and the ease of using them anywhere create forms of information and communication for the most diverse areas, facilitating a wide range of tasks. For some of these areas, a good Mobile Platform can be the key to the success of the intended objectives, offering the user a completely innovative experience compared to the most conventional methods. The Education area fits perfectly in these contexts, considering that the use of these platforms can increase the involvement of students in their duties, through the simple and intuitive projection of the various exercises and appropriate tools that foster their knowledge and learning, helping them achieve better results. Thinking about that, in this dissertation work, a theoretical foundation was developed in a first step regarding the use of Mobile Platforms and its evolution over the years, approaching with this a perspective totally focused on the area of Education. In a second phase, the different types of Mobile Platforms that currently prevail in the smartphones market were detailed and analyzed, as well as some examples of platforms specially created to serve as Learning Systems. In a last step, with the choice of the type of platform to be developed for the dissertation, an adaptive interaction system was conceived and implemented to support the processes of measuring the knowledge of students over time, in specific domains.Belo, OrlandoUniversidade do MinhoNogueira, Diogo Emanuel da Silva20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://hdl.handle.net/1822/83620por203246500info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:51:28Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/83620Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:50:22.079345Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação
Adaptive mobile platforms for evaluation systems
title Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação
spellingShingle Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação
Nogueira, Diogo Emanuel da Silva
Plataformas móveis
Sistemas de avaliação de conhecimento
Mobile learning
Sistemas de interação
Mineração de dados
Dashboards
Profiling
Mobile plataforms
Knowledge assessment systems
Interaction systems
Data mining
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
title_short Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação
title_full Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação
title_fullStr Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação
title_full_unstemmed Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação
title_sort Plataformas móveis adaptativas para sistemas de avaliação
author Nogueira, Diogo Emanuel da Silva
author_facet Nogueira, Diogo Emanuel da Silva
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Belo, Orlando
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Nogueira, Diogo Emanuel da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Plataformas móveis
Sistemas de avaliação de conhecimento
Mobile learning
Sistemas de interação
Mineração de dados
Dashboards
Profiling
Mobile plataforms
Knowledge assessment systems
Interaction systems
Data mining
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
topic Plataformas móveis
Sistemas de avaliação de conhecimento
Mobile learning
Sistemas de interação
Mineração de dados
Dashboards
Profiling
Mobile plataforms
Knowledge assessment systems
Interaction systems
Data mining
Engenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologias
description Dissertação de mestrado integrado em Engenharia Informática
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/1822/83620
url https://hdl.handle.net/1822/83620
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203246500
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133088611041280