Relatório de estágio II de Joana Sofia Garcêz Ferreira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Joana Sofia Garcêz
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11816/2810
Resumo: A realização deste relatório é baseada na minha experiência de estágio curricular realizado na Farmácia Freamunde. Para um melhor desempenho farmacêutico a nível da Farmácia Comunitária é de extrema importância estar informado quanto às Normas de Qualidade, Boas Práticas e Gestão de Qualidade da Farmácia bem como, ter conhecimento da existência de fontes de informação e publicações de existência obrigatória. O processo de aprendizagem e integração começa pelo contacto direto com os medicamentos e produtos de saúde através da receção, conferência e arrumação de encomendas, o que leva, naturalmente, ao conhecimento das instalações e equipamentos que fazem parte da Farmácia. Após um longo período de tempo em contacto com o backoffice e elucidação quanto aos produtos existentes seguiu-se o atendimento. O atendimento ao balcão implicou colocar em prática todo o conhecimento adquirido, quer seja na dispensa de medicamentos sujeitos a receita médica ou no aconselhamento farmacêutico. A Farmácia não é apenas um local de dispensa de medicamentos, neste espaço de saúde é possível determinar uma série de parâmetros bioquímicos e fisiológicos como a glicemia e pressão arterial, respetivamente. Estas determinações permitem um atendimento diferenciado e personalizado a cada utente para que o tratamento seja o mais eficaz. Por fim, importa compreender como é feito o processo de conferência e comparticipação das receitas uma vez que este é imprescindível para a faturação da Farmácia. Trabalhar em Farmácia Comunitária vai muito além de ser profissional de saúde. O contacto diário com os utentes leva a uma familiarização e proximidade com os mesmos que acaba por ser fundamental para o bom relacionamento ente Farmacêutico e utente.
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